Conheça a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro

Rota Cervejeira do Rio de Janeiro
Rota Cervejeira do Rio de Janeiro
Rota Cervejeira do Rio de Janeiro

Rota Cervejeira do Rio de Janeiro

Conhecer novos lugares e degustar boa cerveja e turismo. Esta é a proposta da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. Ela surge a partir da união dos Municípios das Montanhas Fluminense e dos produtores de Cerveja, incluindo micros cervejarias, cervejeiros artesanais, brewpubs e grandes produtores.

A ideia é oferecer ao público um roteiro onde o contato com o estilo de vida, a cultura cervejeira e a diversidade de diferentes estilos da bebida sejam o ponto de partida para incursões turísticas entre as montanhas e outras regiões do Rio de Janeiro.

O primeiro roteiro: Serra Fluminense

A primeira fase da Rota Cervejeira é dedicada às cidades da Serra Fluminense. Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena.

O roteiro de visitas inclui cervejarias de grande porte, micros cervejarias e brewpubs que já oferecem opções para todos os gostos e estilos. São mais de 70 pontos cervejeiros, entre cervejarias, bares e restaurantes e cerca de 60 diferentes estilos de cerveja, oferecidos em um raio de 100 quilômetros.

A história revela que foram os imigrantes europeus os responsáveis pelo início da grande tradição cervejeira na região, começando pela primeira cervejaria do Brasil, fundada por alemães na cidade de Petrópolis, em 1853.

Em Nova Friburgo, imigrantes da Alemanha influenciaram a produção artesanal da bebida. E em Teresópolis, a primeira indústria do município seria uma cervejaria fundada em 1912, por uma família de origem dinamarquesa.

Outra questão que favoreceu essa produção tão especial e diferenciada é a qualidade e abundancia da água das montanhas fluminenses, elogiada como matéria-prima desde os pioneiros da atividade cervejeira na região.

Atrações:

Cervejarias

Barão Bier, Nova Friburgo – a micro cervejaria produz quatro tipos artesanais com a marca Barão (blonde ale, red ale, pale ale e weiss). Para visitas, o turista pode acessar o site www.baraobier.com.br.

Buzzi, Santa Maria Madalena – a micro cervejaria tem uma linha com bebidas artesanais do tipo Weiss, Stout, Red Ale, Blond e Bock (esta, oferecida somente no inverno). Todas são produzidas na fazenda do proprietário da marca. Uma curiosidade é a Rumbier, cerveja feita a partir do melado de cana. Contatos para visitação podem ser feitos pela página no Facebook (www.facebook.com/cervejariabuzzi).

Cervejaria Bohemia, Petrópolis – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.
São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa.

Em 2013, foi eleita a novidade do ano no Prêmio O Melhor do Guia Brasil, do Guia Quatro Rodas. Para os amantes da boa gastronomia, o Restaurante Bohemia, localizado no terraço do Complexo, conta com um espaço privilegiado e um charmoso deck, com vista para o Centro Histórico da cidade Imperial, e oferece cardápio 100% harmonizado com cervejas, drinks feitos com a bebida e chopes exclusivos.

Funciona de terça a domingo. Há música ao vivo aos sábados no Restaurante Bohemia e aos domingos no Bar Bohemia. Em todos os últimos sábados do mês, é possível fazer um curso intensivo sobre cervejas (a atividade inclui o tour interativo e almoço harmonizado no Restaurante Bohemia). Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br.

Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis – visitas à fábrica da família Orleans e Bragança, em que são feitas as cervejas Pilsen e Helles (claras de baixa fermentação) e a Dunkel (escura), podem ser agendadas por telefone ou email. O tour, oferecido de segunda a sexta, apresenta todo o processo de fabricação de chope e de cerveja, segundo os preceitos da Lei de Pureza alemã. É possível também adquirir as marcas da cervejaria no local. Informações: www.cidadeimperial.com.br.

Cervejaria Petrópolis, Petrópolis – o beer tour na fábrica em Itaipava é oferecido de terça a sábado. Gratuito, deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.

O passeio dura cerca de uma hora e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa. Mais informações: www.grupopetropolis.com.br

Cervejaria Sankt Gallen, Teresópolis – a Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais das marcas Therezópolis e St. Gallen são destaques entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece.

Visitantes podem deixar as crianças sob os cuidados de recreadoras e se entregar às opções de lazer e cultura – como jogar sinuca, ou participar de uma visita guiada para conhecer a história da bebida mais antiga do mundo e seus diversos estilos, além de aprender com o mestre-cervejeiro como se produz uma verdadeira cerveja puro malte. Há também cursos de teoria e prática, com um dia de duração, com certificação para Cervejeiro Artesanal. Vale a pena também conferir se há programação musical para a data da visita. Informações: www.vilastgallen.com.br.

Ranz, Nova Friburgo – situada no bairro Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro de Lumiar. No local, também há uma loja da marca. Em breve, abrirá a fábrica para visitação. Informações: www.ranzbier.com.br.

Outras micro cervejarias, cervejeiros artesanais e espaços para difusão da cultura cervejeira na região, como a Otten Braun, em Petrópolis, podem ser conhecidos a partir das associações dos cervejeiros artesanais, as Acervas (www.acervacarioca.com.br).