Com 12 mil metros quadrados, atração do Barretos Country Park & Resort proporciona aos visitantes uma experiência mais próxima da vida no campo
As mudanças e ampliações no Barretos Country Park & Resort estão só começando. Na última semana, durante um café colonial, pudemos conhecer a nova área da Fazendinha, que foi reformulada. Esse é um dos espaços preferidos das crianças, pois reúne diversos animais.
A nova fazendinha agora dispõe de 12 mil metros quadrados, com novos pastos e divisões pensadas no bem-estar dos bichos. No local, crianças e adultos têm a oportunidade de interagir com os animais e vivenciar atividades lúdicas e de educação ambiental.

Com isso, os visitantes experimentam uma maior proximidade com o campo e com as tradições caipiras.
As interações com alguns animais incluem desde aprender a tirar leite das vacas, ver de perto uma búfala, ver bem de pertinho e ouvir o som de algumas aves, passear a cavalo e de trenzinho.
Todas as atividades são acompanhadas pelos monitores do parque. O espaço conta com dezenas de animais, incluindo bovinos, ovinos, caprinos, aves e outras espécies.
Barretos Country terá maior capacidade
A ampliação da Fazendinha do Barretos Country & Resort é o início de um projeto que aumenta a capacidade do parque aquático e também de hospedagem.
“Essa nova atração faz parte de um projeto macro, com investimento de R$ 250 milhões por parte do GR Group, que é proprietário aqui do Barretos Country. Queremos ampliar tanto a oferta de leitos, como de serviços aos turistas que nos visitam mensalmente. O resort conta hoje com 218 apartamentos, mas temos a meta de atingir 600 apartamentos até 2026, triplicando nossa capacidade hoteleira”, destacou Filipe Rezende.
Com a ampliação do parque e a nova fazendinha, a expectativa é ampliar a capacidade diária de visitantes para 4,5 mil pessoas ainda em 2023, e 6 mil pessoas até 2025, dobrando o número de visitantes no ano – dos atuais 400 mil para 800 mil.

“Queremos trazer aos nossos visitantes essa experiência do country, da vida no campo, na roça, da culinária caipira”, afirma Filipe.
Segundo Filipe, outros investimentos são a construção de um reservatório de água termal para mais de 3 milhões de litros de água, com termômetros digitais. “Dessa forma, podemos colocar a temperatura que quisermos em cada piscina. E para 2026, vamos alterar a entrada do parque. Também vamos ampliar a faixa de areia da nossa praia, construir uma área vip e uma piscina em formato de violão”, diz.
Atualmente, o Barretos Country recebe visitantes de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto e região.
Vem aí…
Em novembro de 2023, o complexo turístico ganha outra atração, que terá como foco a criançada – o Kids Acqua Ville, complexo tematizado com vários toboáguas e brinquedos, integrados a uma estrutura de lounges com cadeiras e mesas.
“O diferencial do Barretos Country é poder proporcionar a experiência da vida do interior. A preservação da cultura caipira, a proximidade com a natureza são diferenciais do Barretos Country, além de ser o único parque temático country do país com águas termais. Por isso trabalhamos para que o complexo e a cidade cresçam de forma mútua e contínua, fomentando cada vez mais o turismo barretense”, endossou Filipe.

Taxa de ocupação em julho e agosto
A taxa de ocupação do Barretos Country Park & Resort no mês de julho chegou a 74%, e reservas para a segunda quinzena já ultrapassam os 90% de ocupação. O período de férias escolares e as características do complexo, com atrações para a família, contribuem para a alta demanda.
No mês de agosto a taxa de ocupação mantém-se alta. Na primeira quinzena o complexo tem 83% de reservas e durante a realização da Festa do Peão a taxa alcança os 100% de ocupação.
“A procura pela Festa no mês de agosto é grande. Nossa disponibilidade por hospedagem se esgota rapidamente, tamanho interesse dos turistas que visitam a cidade nesta época, já que se trata de um evento importante na cidade de Barretos”, endossa o VP Filipe.



Turismo em Barretos e região
Mas o turismo de Barretos vai além da famosa Festa do Peão. É o que afirma Cuiabano Lima, secretário municipal de Turismo da Estância Turística.
“Após a pandemia, o turismo em Barretos se intensificou, pois as pessoas têm procurado atividades ao ar livre, buscando turismo rural. Além disso, aqui existe o turismo de saúde, pois recebemos muitas pessoas que vêm se tratar ou acompanhar pacientes que estão no Hospital do Amor.
Em conversa com Hi-Mundim, o secretário citou ainda outros pontos turísticos da cidade, como o parque temático Rio das Pedras Country Club e o turismo religioso, que inclui uma Rota das Capelas.
“Temos aqui uma Mini Basílica. E esses roteiros que estamos criando poderão ser feitos de bike, carro…Portanto, isso mostra que temos grandes atrações além da Festa do Peão. Aliás, nossa região é muito próspera e merecem visita: temos Olímpia, Tabapuã, com seu gado tabapuã e cafés coloniais, Guaraci, com o turismo náutico”, revela Cuiabano Lima
A cerca de 50 km de Barretos fica Olímpia (SP), que de acordo com informação divulgada hoje, 31 de julho, recebeu 450 mil turistas, que ocuparam 80,7% dos hotéis do destino somente no mês de férias de julho.
