Festival do Folclore de Olímpia celebra as 5 regiões do Brasil

Grupo Parafusos (SE) abre o 59º Festival do Folclore de Olímpia Fotos: Divulgação/Fefol

Fefol começa na noite de 5 de agosto e segue até o dia 13 com apresentações de 44 grupos de 16 estados

O Festival do Folclore de Olímpia (Fefol) começa no dia 5 de agosto. Em sua 59ª edição, o evento segue até o dia 13, com apresentações de 44 grupos das 5 regiões do Brasil.

São 2 grupos do Pará representando o Norte. Já o Nordeste será representado por 10 grupos: 4 de Sergipe, 1 da Paraíba, 1 de Alagoas, 1 do Rio Grande do Norte, 1 do Maranhão, 1 de Pernambuco e 1 do Ceará.

O Centro-Oeste será representado por 2 grupos, sendo 1 do Mato Grosso e 1 do Mato Grosso do Sul. Da região Sul são 5 grupos, sendo 3 do Rio Grande do Sul e 2 de Santa Catarina.

Já o Sudeste terá apresentações de 25 grupos dos 4 estados da região no 59º Festival do Folclore de Olímpia.

Do Rio de Janeiro são 2 grupos. Tem também 1 do Espírito Santo e 1 de Minas Gerais. O Estado de São Paulo será representado por 21 grupos, sendo 7 de outras cidades e 14 de Olímpia.

Cia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia (PA) representa o Norte no Festival do Folclore de Olímpia

Apresentações inéditas

Dos 44 grupos participantes, 12 se apresentam pela 1ª vez no Festival do Folclore de Olímpia.
Na noite inaugural 11 grupos vão ocupar o palco principal do Recinto do Folclore, na Vila Hípica.

Os participantes foram escolhidos entre 80 inscritos no edital. “Foi árdua a missão de selecionar. Muitos grupos de folclore brasileiro são mantidos só para se apresentar no Fefol”, disse a secretária de Turismo e Cultura de Olímpia e presidente da comissão organizadora, Priscila Foresti.

“Os grupos trazem diferentes ritmos, danças, cores, mostrando a riqueza da nossa diversidade. Como dizia o Professor Wadão: Cabe o mundo inteiro no balaio brasileiro que é o Festival do Folclore de Olímpia”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Edward Marques da Silva, o Wadão, foi músico e educador da cidade, ícone da cultura local e personagem importante na consolidação do Festival do Folclore de Olímpia como um dos principais eventos de tradições culturais do Brasil. Wadão faleceu em 2020, vítima de câncer.

A Associação Cultural Flor do Campo (MT) se apresenta pela 1ª vez no Festival do Folclore de Olímpia

Homenagem

Com o tema Tradição em Movimento, a 59ª edição do Festival do Folclore de Olímpia homenageia o Grupo Parafusos, de Lagarto, uma das maiores cidades do interior do Sergipe, com pouco mais de 100 mil habitantes.

O cartaz oficial do evento traz o grupo sergipano do folclore brasileiro como ilustração principal. A peça é obra do artista olimpiense Zé Otávio.

O Grupo Parafusos preserva mais de 125 anos de história. Sua apresentação cênica, considerada a única manifestação cultural do gênero no Brasil, faz alusão à fuga de escravizados das senzalas.

Com rodopios sincronizados em sentido anti-horário num ritmo marcado pela cadência de tambores e triângulos, o Grupo Parafusos representa a resistência e a liberdade de um povo forte, que mesmo oprimido e sofrido é capaz de criar tradição de beleza e caráter únicos.

Cartaz do 59º Festival do Folclore de Olímpia foi criado pelo artista local Zé Otávio

Festival do Folclore de Olímpia

Com atrações culturais, atividades recreativas, danças, aprendizado, artesanato e diversão para toda família, o 59º Festival do Folclore de Olímpia é lúdico.

A Abertura Oficial da festa do folclore brasileiro, na noite do dia 5, terá participação de centenas de alunos da rede municipal de ensino, além de artistas e escolas convidadas.

No decorrer das manhãs, atividades recreativas e culturais vão proporcionar às crianças aprendizado por meio de brincadeiras e apresentações.

A gincana de brincadeiras infantis e confecção de brinquedos, por exemplo, levam alunos aos tempos dos pais e avós, valorizando a tradição em meio ao mundo cada vez mais digital.

Serão momentos para brincar de corrida do saco, cabo de guerra, bolinha de gude, amarelinha, bito ou jogo das 5 Marias (aquele das almofadinhas) e pião.

Grupo Boi de Mamão da Vargem Grande (SC) é outra atração inédita do Festival do Folclore de Olímpia

Mini Festival

Já durante as tardes tem o Mini Festival, versão infantil da programação noturna com apresentações de estudantes de escolas municipais e participação de escolas particulares, interpretando danças de todas as regiões brasileiras.

Os grupos também levarão as culturas de suas regiões para além dos muros do Recinto do Folclore. Vão passar pelo comércio, espaços públicos e outros atrativos da cidade.

O Festival do Folclore de Olímpia é espaço também para estudo de professores e pesquisadores, com a promoção de seminário e simpósio que ajudam no entendimento do folclore e na preservação da cultura.

Recinto do Folclore

Durante as noites de Festival do Folclore de Olímpia, as atrações são as intervenções culturais em diversos espaços do Recinto do Folclore.

Além da Passarela do Folclore, a 59ª edição traz 1 novidade. O Espaço Movimento e Tradição, no Pavilhão do Artesanato, vai promover a integração entre grupos e público.

Já no Palco Principal do recinto, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste mostram que as diferenças de costumes e tradições são o que fazem do Brasil um país tão culturalmente rico e único.

Cia de Reis Lapinha de Belém é 1 dos 14 grupos anfitriões do 59º Festival do Folclore de Olímpia

Outras atividades

A programação do 59º Festival do Folclore de Olímpia reserva também celebrações religiosas, apresentações de violeiros e o tradicional desfile de encerramento.

Para receber as mais de 160 mil pessoas esperadas durante o evento, o Recinto do Folclore terá ainda barracas de alimentação, parque de diversões, estacionamento e segurança.

Anota aí

Dica de quem já esteve no Festival do Folclore de Olímpia. Não deixe de visitar o Pavilhão do Artesanato. Tem muitas peças bacanas por lá, como artigos de decoração, roupas, acessórios, presentes.

A entrada para todas as atividades é gratuita e a programação completa pode ser consultada clicando neste link oficial do festival.

Parque de diversões

Além das apresentações, o Recinto do Folclore receberá o parque de diversões Vitinho Park, que fez sucesso entre o público na edição de 2022.

O parque tem brinquedos infantis, moderados e radicais e costuma ser um dos espaços mais frequentados do Recinto do Folclore.

Tem roda gigante de 30m de altura, torre com 40m de queda-livre, trenzinhos estilo carrossel, kamikaze, tele combate, Disco Car (tromba-tromba), Radical Booster, entre outros.

Expectativa é de que Recinto do Folclore receba cerca de 160 mil pessoas entre os dias 5 e 13 de agosto

Vila Brasil

A Vila Brasil é ponto de encontro dos apreciadores de moda de viola no Festival do Folclore de Olímpia. Com ambiente rústico que remete ao passado, a Vila Brasil tem programação especial, totalmente gratuita, com shows em todas as noites.

Vai ter apresentação de orquestras de viola, corais sertanejos, trios e duplas de violeiros e cantores solo.

Ao todo serão mais de 35 apresentações de artistas de Olímpia, Barretos, Cajobi, Marapoama, Severínia, Monte Azul Paulista, Guaíra e Bauru.

A programação cultural começará sempre às 20 horas. Só no domingo de encerramento, dia 13, é que começará às 17h.

Na quinta-feira, dia 10, tem Missa Caipira na Capela de Santos Reis, que fica dentro da Vila. Começa às 18h30 e será celebrada pelo Frei Lucas Lisi, reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Olímpia.

A Vila Brasil tem também a Casa do Caipira, espaço que retrata a vida do sertanejo no campo onde serão comercializados diversos produtos.

Programação do dia 5

Cerimônia de abertura

  • 19h30 – Hasteamento das Bandeiras
  • 20h – Abertura Oficial (participação de estudantes da rede municipal de ensino e convidados)
  • 21h – Desfile dos grupos e discursos oficiais

Apresentações – A partir das 21h30

Palco Principal

  • Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto (SE)
  • Grupo de Pífanos – Lagarto (SE)
  • Grupo Folclórico Taieiras – Lagarto (SE)
  • Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva – Santo Antônio da Alegria (SP)
  • Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros – Carmópolis (SE)
  • Grupo EITA de Projeções Folclóricas – João Pessoa (PB)
  • Papanguarte Balé Popular de Bezerros – Bezerros (PE)
  • Associação Cultural Flor do Campo – Cuiabá (MT)
  • Grupo Juvenil do Centro de Tradições Gaúcha Aldeia dos Anjos – Gravataí (RS)
  • Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas – Fortaleza (CE)
  • Reviver Alagoano – Maceió (AL)

Casa do Caipira (Vila Brasil) – A partir das 20h

  • Apresentação de violeiros

Serviço

Recinto do Folclore
Avenida Menina Moça, 800 – Vila Hípica

+ Informações

http://www.folcloreolimpia.com.br
http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial
http://www.instagram.com/fefoloficial
https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia