Olímpia tem Novo Museu do Folclore

Novo Museu do Folclore de Olímpia

Prédio foi inaugurado na abertura do 59º do Festival do Folclore. Na ocasião foi apresentada a concepção do acervo em parceria com a Fundação Roberto Marinho

O Novo Museu do Folclore da Estância Turística de Olímpia foi inaugurado no último sábado (5/8). O ato solene fez parte da abertura do 59º Festival do Folclore.

O espaço dedicado à memória da cultura tradicional brasileira fica no Recinto do Folclore. A nova estrutura vai abrigar o rico acervo sobre folclore de Olímpia, considerado um dos mais completos do mundo.

O Museu do Folclore de Olímpia existe desde a década de 1970. Foi criado pelo professor José Sant’anna, idealizador do Festival do Folclore. Antes ficava alocado em outros prédios históricos da cidade.

Ao longo do tempo o museu acumulou um acervo único de manifestações folclóricas e de memórias reunidas em 59 anos de festival.

Folclore o ano todo

Com o Novo Museu do Folclore, a prefeitura de Olímpia espera ampliar significativamente o número de visitantes e transformar o equipamento em referência como fonte de pesquisa e de contemplação.

O trabalho de preservação e valorização da memória da cultura popular brasileira rendeu a Olímpia o título de Capital Nacional do Folclore, concedido pelo Governo Federal, em 2017.

O Novo Museu do Folclore funciona diariamente das 14h às 22h. A entrada é gratuita.

Investimento

O Novo Museu do Folclore foi construído com recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), órgão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Foi investido na obra cerca de R$ 1,5 milhão. O projeto é da arquiteta olimpiense Germana Zanetti. A execução foi supervisionada com apoio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura de Olímpia.

Novo Museu do Folclore

O Novo Museu do Folclore também traz uma nova concepção de apresentação do acervo, com o objetivo de difundir o conteúdo de forma inovadora, atraente e interativa.

A concepção foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, parceira da Prefeitura de Olímpia no projeto do Novo Museu.

A parceria inédita foi firmada em 2022. Desde então o Novo Museu do Folclore tem contado com a participação de diversos pesquisadores.

Uma mostra do que será o acervo completo do museu foi apresentada durante a inauguração.

Com curadoria de Regina Machado e Edilberto Fonseca e apoio da cenógrafa Renata Pittigliani, o Museu do Folclore leva os visitantes a percorrerem 5 caminhos: das Festas, da Terra, das Palavras que o vento leva, das Fontes e de Olímpia.

59º Festival do Folclore

O Recinto do Folclore recebeu cerca de 32 mil pessoas para a abertura do 59º Festival do Folclore de Olímpia, no último sábado (5/8).

O Espetáculo de Abertura, produzido pela Secretaria de Educação de Olímpia, contou com o envolvimento de 550 pessoas, sendo 300 crianças das escolas municipais.

A apresentação foi uma viagem pela cultura brasileira, com ênfase nas manifestações folclóricas de Sergipe, Estado do homenageado desta edição, o Grupo Parafusos, da cidade de Lagarto.

O 59º Festival do Folclore de Olímpia segue até domingo (13/8), no Recinto do Folclore. A entrada é gratuita.

Serviço

Recinto do Folclore
Avenida Menina Moça, 800 – Vila Hípica

+ Informações

http://www.folcloreolimpia.com.br

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia