Nesta quarta, dia 11, a Volkswagen revelou alguns detalhes do T-Cross, SUV que faz sua estreia mundial no segundo semestre deste ano.
O modelo será fabricado no Brasil, na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, onde também são produzidos o Fox, Golf, Audi A3 sedã e Q3.
O T-Cross, derivado do Novo Polo, será um dos destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro. Começa a ser vendido em 2019.
Nas imagens divulgadas esta semana, o SUV aparece rodando pela Europa com uma camuflagem.
De acordo com a Volkswagen, o T-Cross terá motor 1.0 turbo (TSI flex), de 128 cv (etanol) e outro 1.4 turbo, de 150 cv (etanol). Vem equipado com rodas de até 17 polegadas.
Com este novo modelo, a Volkswagen irá expandir a gama de SUVs.
T-Cross, Tiguan Allspace e Touareg – estes são, até agora, os formatos de SUV da marca no Brasil. O preço do T-Cross ainda não foi divulgado.
O que o T-Cross tem
Tem espaço. O novo SUV da Volkswagen mede 4.192 mm de comprimento e 1.568 mm de altura. É 10 mm mais alto que o T-Cross europeu.
A distância entre eixos do modelo que será produzido no Brasil é a maior do segmento. Tem 2.649 mm (86 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).
O T-Cross é consideravelmente maior do que o Novo Polo.
A capacidade do porta-malas é de 390 litros. Pra ter uma ideia, o Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta, seus principais rivias, oferecem cerca de 430 litros.
Mais informações
Nas imagens divulgadas, a Volks não mostrou como será o interior do T-Cross. Mas já se sabe que a tela multimídia de 8 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital, 4 entradas USB e partida sem chave e sistema de som Beats são opcionais.
Conta com faróis de LED integrados.
Terá seis airbags e, segundo a marca, sistemas de assistência (não revelou quais).
O T-Cross irá oferecer ainda sensores dianteiro e traseiro para estacionamento. Além de sistema “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais.
Entre os outros sistemas de assistência estão a de “Frenagem Automática Pós-Colisão” (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o “Detector de fadiga” (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).
Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com o “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.
Novos SUVs da Volkswagen até 2020
Com o novo T-Cross, a Volkswagen reforça sua campanha mundial de produtos SUV, iniciada em 2016 com o atual Tiguan.
Em 2017, na Europa, vieram o Tiguan Allspace, com até sete assentos, e o T-Roc, mais compacto.
Paralelamente, a Volkswagen lançou no mercado em 2017, no segmento acima, o Atlas, desenvolvido para os Estados Unidos, e o Teramont, seu correlato chinês – ambos com sete assentos.
Em 2018, em Nova York, a Volkswagen of America apresentou dois protótipos do Atlas: o Cross Sport (cinco assentos, próximo da versão de série) e o Tanoak (picape).
Já na China, a Volkswagen mostrou no mesmo mês, em estreia mundial, o novo Touareg – o SUV topo de linha da marca.
A empresa também apresentou em Pequim dois futuros SUVs para a China: o Powerful Family SUV (para famílias) e o Advanced Midsize SUV (equivalente do protótipo Atlas Cross Sport).
Em 2020, chegará ao mercado europeu o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen: o I.D. CROZZ.