Volks celebra 65 anos no Brasil e mostra o Novo Tiguan

Novo Tiguan

Com 17 lançamentos previstos até 2020, a Volkswagen do Brasil celebrou no dia 23 de março os seus 65 anos aqui no Brasil. E para comemorar a data, mostrou pela primeira vez o Novo Tiguan, que será lançado em abril.

O modelo é o primeiro SUVs de um total de cinco que chegarão ao mercado até 2020. Produzido no México, o Novo Tiguan terá opção de sete lugares e será equipado com motores TSI.

É o primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa configuração de sete lugares.

Até 2020, a Volkswagen vai investir R$ 7 bilhões no Brasil. Entre os 20 lançamentos programados até 2020, três já estão no mercado: Novo Polo, Virtus e Amarok V6. O Novo Tiguan, será o 4º modelo da Nova Volkswagen.

Dos 23 milhões de veículos fabricados no Brasil, mais de 3,7 milhões foram exportados para 147 países, desde 1970

A marca também comemorou o marco de 23 milhões de veículos produzidos no País e a tecnologia Total Flex (a qual permite abastecer o veículo com gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção), que completa 15 anos.

O marco de 23 milhões de veículos produzidos foi representado pelo sedã Volkswagen Virtus, na versão Highline 200 TSI, cor Cinza Platinum, e celebrado no evento que reuniu 450 convidados na fábrica Anchieta, em SP

Novo Tiguan

O Novo Tiguan, importado do México, será o 4º modelo da Nova Volkswagen. Com capacidade para 5 ou 7 lugares, o modelo chegará ao mercado nacional em abril.

A segunda geração do Tiguan tem um design completamente novo.

Dos 20 modelos que serão lançados até 2020 na maior ofensiva de produtos da Marca Volkswagen, 13 serão produzidos no Brasil, 2 produzidos na Argentina e 5 serão importados de outros países.

Brasil recebeu 1ª fábrica da Volkswagen fora da Alemanha

A história da Volkswagen do Brasil teve início em 23 de março de 1953 em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a empresa começou montando veículos com peças vindas da Alemanha.

Primeiro foi o Fusca; depois, a Kombi.

O Brasil foi o 1º País do mundo a receber uma fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.

Era a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que começou a ser construída em 1955.

Em 1957, a fábrica Anchieta iniciou sua produção, primeiramente com a Kombi, com 50% de componentes nacionais, índice que passaria a 95% em 1961.

Depois, veio a produção do Fusca. A inauguração oficial da fábrica Anchieta, no entanto, ocorreu em 18 de novembro de 1959, quando o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca conversível.

Atualmente, a fábrica Anchieta produz o Novo Polo, o Virtus e a picape Saveiro.

Em 1976, a Volkswagen do Brasil iniciou as atividades da sua segunda fábrica no País, em Taubaté (SP), onde hoje são produzidos o up!, Gol e Voyage.

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), iniciou suas atividades em outubro de 1996.

Em janeiro de 1999, foi inaugurada a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde atualmente são fabricados o Fox, Golf, Audi A3 sedã e Audi Q3.

Volkswagen do Brasil em números

  • 65 anos de atividades no Brasil, desde 23 de março de 1953.
  • 23 milhões de veículos produzidos no País.
  • Mais de 3,7 milhões de veículos exportados para 147 países, desde 1970 (quando tiveram início os embarques).
  • Mais de 10 milhões de motores produzidos em São Carlos.
  • Cerca de 520 concessionárias da Marca Volkswagen no Brasil.
  • 4 fábricas no Brasil, sendo 3 de veículos (Anchieta, em São Bernardo do Campo – SP; Taubaté – SP e São José dos Pinhais – PR) e 1 de motores (São Carlos – SP).
  • 51 anos na liderança de vendas no Brasil (24 anos com o Fusca; 27 anos com o Gol).
  • Mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas em projetos de Educação e Desenvolvimento Social da Fundação Volkswagen.
  • 44 anos de referência em ensino e qualificação no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, na fábrica Anchieta, com mais de 6.500 alunos formados.

O que são 23 milhões de veículos?

Com 23 milhões de veículos, daria para fazer uma fila de carros que contornaria o Brasil 4 vezes.