Trailblazer, um SUV para a família

A Chevrolet mudou o Trailblazer. Além de novidade por fora e por dentro, o SUV agora se chama Novo Trailblazer. Foram mais de 50 inovações. Por fora, faróis, grade, capô, rodas e para-choque foram redesenhados. No interior, novo acabamento e mais conforto. O Novo Trailblazer é um veículo com perfil familiar, para quem gosta de viajar. As vendas começam neste mês de maio, com preços a partir de R$159.990. Está disponível em versão única de acabamento, a LTZ.

O acabamento interno foi praticamente todo remodelado. O SUV ganhou novos sistemas de suspensão, de direção e de isolamento da cabine. Ele também ficou mais seguro. Está equipado com os sistemas Onstar; MyLink com Android Auto e Apple CarPlay; alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego; câmera de ré com alerta de movimentação traseira; sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema de partida do motor por controle remoto.

hi-mundim-trailblazer1

Além de ser montado sobre longarinas e ter tração 4×4 com reduzida, sai com motores de alta potência e torque: 3.6 V6 (279 cavalos) ou 2.8 TurboDiesel (200 cavalos). seu peso foi reduzido em 13 kg, resultando em uma melhor eficiência energética e na redução do consumo de combustível. O câmbio é automático de seis velocidades.

O Novo Trailblazer ainda traz duas opções de cores inéditas para a carroceria, o Vermelho Edible Berries e o Preto Ouro Negro. Ambas metálicas, elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili e Cinza Graphite.

hi-mundim-trailblazer-6

O Novo Trailblazer traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele inclui computador de bordo, com velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

hi-mundim-trailblazer-9

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Na versão 2017, o motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus, e um alerta é dado quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante.

O centro do painel tem saídas de ar majoradas e multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay. Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.

hi-mundim-trailblazer5

Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os revestimentos premium dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.

Além de uma opção 2.8 turbodiesel com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, o Novo Trailblazer é ofertado com a nova geração do propulsor 3.6 V6, que incorpora, entre outras tecnologias, injeção direta de gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection). Agora são 279 cavalos.

Entre os novos itens de comodidade, destacam-se:

hi-mundim-trailblazer-10– Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular;
– Sensor de chuva;
– Retrovisor interno eletrocrômico;
– Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras e alerta de movimentação traseira;
– Sensor de estacionamento dianteiro;
– Sistema de partida do motor por controle remoto;
– Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave;
– Sistema de áudio premium de alta qualidade.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos também estão disponíveis.

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em declives íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

hi-mundim-trailblazer4O Trailblazer aprimorou seu pacote de segurança e agora oferece sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de ponto cego, o alerta de saída de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas em veículos de categorias superiores.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa, principalmente porque uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral.

O alerta de saída de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

himundim-trailblazer2

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa, um alarme soa pelos alto-falantes do utilitário.

O pacote de segurança traz ainda airbags frontais, laterais e de cortina e sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

hi-mundim-trailblazer-8

Os até sete ocupantes viajam com muito conforto no SUV da Chevrolet. São três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com sistema de climatização individual e ajustável.

Há também muito espaço para bagagem. O compartimento do utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros, dependendo da configuração dos bancos.

O modelo tem 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,85 metros de distância entreeixos.

Tecnologia OnStar

Outra inovação do Novo Trailblazer traz para o segmento dos SUVs é o OnStar. Ele é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade.

No Novo Trailblazer, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo por meio do aplicativo para smartphones.

himundim-trailblazer3

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.

hi-mundim-trailblazer-7