Como escolher uma boa oficina

Muitos motoristas escolhem o mecânico pelo preço do serviço. E não deve ser assim.. (Foto: Hi-Mundim)

Como saber se o mecânico é de confiança? Você sabe escolher uma boa oficina? Pensando nisso, a Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária – deu algumas dicas muito importantes para os motoristas de primeira viagem ou para quem não sabe como escolher uma oficina mecânica. Por falta de conhecimento ou na tentativa de uma economia arriscada e muitas vezes pouco eficiente, o proprietário do veículo nem sempre faz a melhor escolha.

Para muitos motoristas, o preço é um fator decisivo e prioritário na hora de eleger uma oficina mecânica. No entanto, analisar apenas este critério pode afetar diretamente na manutenção, desgaste e até mesmo na segurança dos passageiros. “Estrutura, equipamentos de qualidade, profissionais capacitados e boas ferramentas são itens que devem ser notados pelo motorista assim que entrar em uma oficina mecânica. Desta forma, é possível analisar de que forma o seu carro será tratado”, explica Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil.

Para auxiliar o consumidor na escolha das melhores oficinas, o Cesvi realiza avaliações em oficinas de reparação de funilaria e pintura de todo o Brasil, com a classificação de 1 a 5 estrelas. O reconhecimento está ligado a questões de estrutura, ferramentas disponíveis e qualificação dos profissionais. Então, quanto melhor a classificação, mais estrelas o estabelecimento recebe. “Procure a placa do Cesvi nas oficinas que visitar. O número de estrelas indicadas dará a segurança ao proprietário da nossa avaliação, que vai desde o check list do automóvel até a limpeza da oficina”, comenta Gerson.

Outro critério importante, segundo o especialista, é verificar se a oficina está regularmente estabelecida e age de acordo com o art. 21 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que protege os consumidores de serem enganados com peças falsas ou de segunda mão.

Quando escolher a oficina e for realizar um orçamento, é importante observar as referências em serviços e atendimento de outros clientes na loja, a limpeza dos veículos que estão em conserto e certificar-se sobre o cumprimento das datas de início e término dos serviços que gostaria de contratar.

Por fim, antes de autorizar o conserto o motorista pode solicitar um documento relatando as condições gerais do carro, como a quilometragem e o nível de combustível. “Esta é uma medida que ajuda o motorista a certificar-se que não houve novos danos, como amassados, riscos na pintura e até mesmo equipamentos quebrados no veículo”, finaliza Burin.