Toyota apresenta o 1º carro híbrido flex do mundo

Protótipo de veículo híbrido flex apresentado pela Toyota
Protótipo de veículo híbrido flex apresentado pela Toyota

Momento importante para a Toyota. Na segunda, dia 19, a marca apresentou aqui no Brasil o primeiro protótipo de veículo híbrido flex do mundo.

É um marco, já que trata-se do único veículo do mundo equipado com um motor elétrico e outro de tecnologia flexfuel.

O desenvolvimento do projeto contou com trabalho de engenheiros da Toyota do Japão e do Brasil.

O veículo combina um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol.

O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius, usada como base para condução dos trabalhos.

A marca ainda estuda possibilidades de produção desta tecnologia no Brasil no futuro.

O protótipo do primeiro automóvel híbrido flex faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050.

Steve St.Angelo, CEO da Toyota

“Estou muito orgulhoso de nossos engenheiros da Toyota do Brasil, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz, no Japão. A inovação demonstra que a Toyota segue a passos firmes rumo à jornada em prover uma nova sociedade de mobilidade”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Da concepção ao protótipo do híbrido flex

A concepção desse primeiro protótipo teve início em meados de 2015.

Esta semana, o veículo percorrerá um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre os estados de São Paulo e Distrito Federal, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.

A partir daí, novos dados serão coletados. Eles informarão a performance do carro e servirão para possíveis ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto.

Protótipo de veículo híbrido flex apresentado pela Toyota

Protótipo de veículo híbrido flex apresentado pela Toyota

“Mais do que um marco em nossa sexagenária história no Brasil, este protótipo é o ponto de partida para a escrita dos nossos próximos 60 anos”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

O híbrido mais vendido do Brasil

Aqui no Brasil, o modelo mais vendido e mais em conta é o Toyota Prius, que custa a partir de R$126.600,00.

O Prius, aliás, é uma referência quando o assunto é carro híbrido no Brasil.

O modelo da Toyota teve forte impulso de vendas em 2017. No ano passado, foram emplacadas no País 2.407 unidades, um aumento de mais de 396% em relação a 2016.

O Prius, assim, fica isolado na liderança do segmento de híbridos no Brasil.

Desde 2013, quando o Prius foi lançado por aqui, até dezembro de 2017, foram vendidas 3.246 unidades.

Prius chega em sua 4ª no Brasil (Foto: Hi-Mundim)

Além do Prius, a Toyota comercializa por aqui o Lexus CT 200h, primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo.

É comercializado em duas versões: a CT 200h ECO por R$ 135.750,00 e a CT 200h por R$ 153.300,00.

O Lexus CT 220h e o Toyota Prius são equipados com um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 99 cv de potência.

O propulsor à combustão funciona em conjunto com outro elétrico de 82 cv e 21.1 kgfm de torque. A potência combinada é de 136 cv.

Até 2030, a Toyota pretende vender mais de 5,5 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo. Neste número está incluído mais de 1 milhão de veículos de zero emissão.

Além disso, até 2025 todos os modelos da linha Toyota e Lexus no mundo estarão disponíveis como veículos eletrificados ou terão a opção de eletrificação.

60 anos de Toyota no Brasil com novidades

Neste ano de 2018 a Toyota comemora 60 anos no Brasil.

Além do projeto com o protótipo de híbrido flex, a marca anunciou para este ano o lançamento do Yaris, modelo que será lançado em meados de maio. Será posicionado entre o Etios e o Corolla.

As vendas do Yaris devem começar no início do segundo semestre de 2018.

Atualmente existem quatro fábricas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo.

Carros “verdes”

De acordo com a empresa sueca EV-Volumes, que contabiliza o número de carros elétricos e híbridos vendidos em todo o mundo, a quantidade de modelos “verdes”comercializados ultrapassou a marca dos 3 milhões em 2017.

Até o final de novembro de 2017, o número já havia atingido os 3,3 milhões.

E para este ano, a estimativa é que sejam comercializados entre 1,7 e 2 milhões de carros elétricos e híbridos.

Com isso, seriam mais de 5 milhões de elétricos e híbridos plug-in rodando pelo mundo.

Mas ainda é muito pouco. Para se ter uma ideia, o número de veículos “convencionais” vendidos anualmente chega a cerca de 80 milhões.

Além do preço mais elevado, a falta de política de incentivos prejudicam a popularização desse tipo de veículo.

De acordo com a FGV Energia, a previsão é de que em 2020, o número chegue a 13 milhões e, em 2030, a 140 milhões, ou 10% da frota total de carros.

Se em outros países, como a China, onde a metade da frota é de veículos “verdes”, o investimento nesse tipo de tecnologia é cada vez maior, aqui no Brasil, as coisas andam mais lentas.

Entre 2011 e 2016, foram vendidos apenas 5,9 mil carros elétricos e híbridos, número que representa apenas 0,3% da frota mundial.