A Porsche lança o novo 911 Turbo no Brasil. E para comemorar os 50 anos de existência do 911, a Porsche realiza a primeira edição da exposição de quatro exemplares históricos do modelo. Será durante a Auto Premium Show, exposição de veículos premium, no Jockey Club de São Paulo, aberta ao público a partir do dia 20 de novembro.
A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, traz ao lado do novo 911 Turbo, outros quatro exemplares históricos do modelo, mostrando sua evolução e tornando palpável o fascínio exercido pelo 911 desde seu lançamento no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1963.
Na nova geração, o 911 Turbo tem motor de 3.800 cm³ com 520 cv de potência, podendo chegar a 315 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Entre as novas tecnologias desenvolvidas pela Porsche, o 911 Turbo conta com rodas traseiras direcionais, aerodinâmica ativa e um novo sistema de tração integral.
Atravessar cinco décadas como referência de qualidade e elegância é algo reservado a poucos automóveis. Em 2013, a Porsche comemora os 50 anos de existência do 911, seu modelo mais conhecido e desejado pelos fãs de carros esporte. E este é o tema do estande da Porsche no Auto Premium Show.
Durante os 13 dias do evento, o público do Auto Premium Show terá a rara oportunidade de ver lado a lado um 911 Turbo da geração “964”, fabricada entre 1989 e 1993; um da geração “993”, produzida entre 1995 e 1998; um 911 Turbo S 2005, da geração “996”; um dos dois exemplares existentes no Brasil do exclusivo 911 Turbo S “Edition 918 Spyder”, da geração “997”, vendida entre 2005 e 2011; e o novo 911 Turbo da geração mais recente, a “991”. Os números entre aspas se referem ao código interno da fábrica para cada evolução do modelo e são usados pelos conhecedores e fãs da Porsche como referência para diferenciar as unidades das sete gerações. Pela ordem cronológica, o 911 teve as gerações “901/911” (entre 1963 e 1973), “G” (de 1974 a 1989), “964”, “993”, “996” (1998 a 2004), “997” e “991”.
Mais de 820 mil unidades foram construídas, o que o torna o carro esportivo mais bem-sucedido do mundo.
Os modelos expostos no Auto Premium Show:
Porsche 911 “964”– Foi apresentado no final de 1988, quando o modelo já contava com 15 anos de existência. Na geração “964”, a plataforma do 911 foi radicalmente renovada – cerca de 85% eram novos, de acordo com a fábrica. Representou um salto tecnológico ao unir freios com ABS, câmbio Tiptronic (opcional), direção hidráulica, suspensões completamente redesenhadas e uma versão com tração integral, denominada Carrera 4.
Porsche 911 “993” – Apresentada em 1993, é a última em que o 911 foi equipado com motores refrigerados a ar. Representou até então a mais visível mudança no estilo do modelo, respeitando as linhas e proporções originais – como é hábito na Porsche. O chassi em alumínio era totalmente novo e a versão turbo foi a primeira a ter motor biturbo, assegurando os mais baixos níveis de emissões em um motor de carro de série do mundo em 1995.
Porsche 911 “996” – Introduzida no final de 1997, marca o início da fabricação do 911 com motor refrigerado a água. Manteve os traços básicos originais do 911, tendo toda sua plataforma refeita para abrigar as novas tecnologias e também para ganhar mais espaço interno. A versão Turbo S, exposta no Auto Show, tem motor de 450 cv, sendo a última desta geração a chegar ao mercado (no final de 2004, já como modelo 2005).
Porsche 911 “997” – Foi a primeira evolução do 911 após a introdução dos motores refrigerados a água na geração “996”. Os faróis em formato ligeiramente oval com piscas separados na seção frontal dianteira representaram um retorno visual aos 911 mais antigos. Em 2006, o 911 Turbo “997” tornou-se o primeiro automóvel de produção com motor a gasolina a possuir turbocompressor com turbinas de geometria variável. Uma atualização do modelo foi feita em 2008, tornando o “997” ainda mais eficiente graças à introdução de injeção direta de combustível e embreagem com discos duplos. O carro em exposição no Auto Premium Show é muito especial: trata-se de uma das duas unidades existentes no Brasil do 911 Turbo S “Edition 918 Spyder”. Esta série especial foi oferecida em 2011 somente aos compradores do superesportivo híbrido 918 Spyder, lançado pela Porsche em setembro deste ano, durante o Salão de Frankfurt.
Porsche 911 “991” – A atual geração representa o maior salto técnico na evolução do 911. O desempenho excepcional é acompanhado por um alto nível de eficiência energética. A construção híbrida em aço/alumínio reduziu significativamente o peso e várias tecnologias foram introduzidas. O estilo foi aclamado pela crítica: silhueta fluida e alongada, contornos sugestivos e detalhes desenhados com precisão, que fazem a sétima geração do Porsche 911 ser a quintessência do design automotivo. O melhor 911 de todos os tempos – até que a próxima geração seja apresentada.
Auto Premium Show
Primeira edição da Auto Premium Show, em São Paulo, traz marcas de automóveis de luxo como Aston Martin, Bentley, BMW, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mini, Mitsubishi e Porsche. Acontece entre 20 de novembro e 1 de dezembro, em São Paulo, no Jockey Club. O evento será aberto ao público das 12 às 21h30, com ingresso a R$ 75,00.
Além dos veículos, estão confirmados um lounge da Montblanc, com produtos de luxo como canetas, relógios e acessórios em couro; a exposição dos 50 Anos do Calendário da Pirelli; o espaço náutico Ferretti e um restaurante/wine bar do Rubaiyat. As áreas comuns do evento serão ambientadas pelos decoradores e paisagistas Ana Claudia Carmello (wine bar), Claudia Elias (restaurante), Luiz Carlos Orsini (praça 1); Marcelo Faisal (praça 3) e Roberto Riscala (praça 2).
AUTO PREMIUM SHOW
Aberto ao público de 20 de novembro a 1o de dezembro de 2013
Jockey Club de São Paulo / Espaço CASACOR
Av. Lineu de Paula Machado, 1.173
Ingressos: R$ 75,00 Horário: Das 12h às 21h30