Novo Polo é apresentado e será fabricado no Brasil

A sexta geração do Volkswagen Polo foi apresentada na Alemanha. E ainda este ano, o Novo Polo será produzido e comercializado aqui no Brasil.

Com mais de 14 milhões de unidades vendidas em todo o mundo ao longo de sua história, o Polo ganhou uma geração completamente nova na Europa.

Com um design externo totalmente novo, espaço interior perceptivelmente maior e redesenhado, novo layout do cockpit, estruturado para o mundo digital e motores TSI (gasolina), TGI (gás natural) e TDI (diesel).

Interior da versão R-Line do Polo

Aqui no Brasil ele ficará abaixo do Golf (custa entre R$ 78.130 e R$ 132.250) e acima do Fox (custa entre R$ 46.890 a R$ 64.490).

O novo Polo, aliás, será construído sobre a mesma plataforma MQB, da última geração do Golf e também do Audi A3 Sedã.

Estes dois modelos são produzidos em São José dos Pinhais, no Paraná.

O Polo deixou de ser vendido no Brasil em 2015.

O que mudou no Novo Polo europeu

O hatch traz agora instrumentos digitais, novos sistemas de informação e assistência. Esta sexta geração do Polo cresceu, tornando-o maior que seus antecessores em todas as suas dimensões.

Isto resultou num espaço interno muito maior e num volume de porta-malas significativamente aumentado – cresceu de 280 para 351 litros.

Versão R-Line

Com 4.053 mm de comprimento, o novo Polo europeu é pouco menor que o Golf de quarta geração. Mas o supera na distância entre eixos (53 mm maior) e no espaço para o motorista, passageiros e bagagem (21 litros maior).

Versões

Cinco versões de equipamento e três pacotes. O Polo chegou em três linhas de equipamento Trendline, Comfortline e Highline e na edição especial ‘Beats’.

Outra versão que chega já na largada do novo carro: o Polo GTI. Vários pacotes também são oferecidos, como o R-Line, Black e Style.

O R-Line traz itens como rodas de 16 polegadas (‘Sebring’), um grande para-choques dianteiro esportivo e, na traseira, um difusor com friso cromado e um defletor no teto.

O preço básico do Polo Trendline na Alemanha é 12.975 euros, cerca de R$ 48 mil.

Versão GTI

Completando a gama de modelos, no topo, está o novo Polo GTI. Esta versão esportiva agora é movimentada por um motor TSI 2,0 litros com potência de 147 kW / 200 cv.  No modelo anterior, TSI 1.8 com 141 kW / 192 cv.

Motores

O novo Polo chegará ao mercado na maioria dos países europeus em 2017, e será lançado sucessivamente com nove motores Euro-6.

Pela primeira vez, o Polo é oferecido com uma opção de motor a gás natural: o novo 1.0 TGI com potência de 66 kW / 90 cv.

Quatro motores a gasolina e dois a diesel também estão disponíveis. Os motores a gasolina vão do 1.0 MPI com 65 cv ao novo 1.5 TSI EVO com desativação de cilindros (ACT) e 150 cv.

O Polo está sendo lançado com duas opções a diesel (TDI) com 59 kW / 80 cv e 70 kW / 95 cv. Todos esses modelos são equipados com sistema start-stop e modo de frenagem regenerativo.

Todos os motores a partir de 70 kW de potência podem ser combinados com câmbio de dupla embreagem (DSG). O motor TSI do Polo GTI desenvolve 147 kW / 200 cv.

Tecnologia

A versão básica do novo Polo foi lançada com o sistema de monitoramento de área Front Assist incluindo Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres de série.

Outro equipamento disponível é o Adaptive Cruise Control (ACC – piloto automático adaptativo) que agora pode ser usado em velocidades até 210 km/h.

Em combinação com o câmbio de dupla embreagem (DSG), o ACC também dispõe da função Stop & Go.

As novas opções do Polo incluem o sistema de troca de faixas com Detector de Ponto Cego e Alerta de Tráfego Traseiro.

Pode vir também com o sistema Park Assist de estacionamento semiautomático e uma ‘função de manobra’.

Interior digital

O novo Polo faz o lançamento mundial de um novo Active Info Display.

O Polo será lançado como primeiro modelo da marca Volkswagen a oferecer esta nova geração do Active Info Display.

Interior da versão GTI

Assim como os grafismos, tudo está mais claro e fácil de usar.

Pela primeira vez, por exemplo, um único botão no volante multifuncional é usado para selecionar os menus básicos de visualização.

Ao mesmo tempo, o Polo recebe a última geração de sistemas de infodiversão com telas variando entre 6,5 e 8,0 polegadas.