Novo Cruze impressiona pela evolução

A briga entre os sedãs médios vendidos no Brasil vai ficar acirrada. A Chevrolet apresentou o seu Novo Cruze e sua evolução surpreendeu. Com novo motor, novo acabamento e muita tecnologia, o Novo Cruze chega com preços a partir de R$89.990, chegando a R$107.450. O Novo Cruze disputa o segmento com Honda Civic, Toyota Corolla, que em breve virá com novo visual, Volkwagen Jetta, Ford Focus Fastback e Nissan Sentra.

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E para tentar deixar os concorrentes para trás, a Chevrolet deixou a segunda geração do Novo Cruze maior, mais leve e mais tecnológico. O sedã ganhou o inédito motor turbo Flex com injeção direta e Stop/Start. Isso o levou a ficar mais econômico. Outras novidades são os sistemas semi-autônomos de auxílio de estacionamento, no qual o carro estaciona praticamente sozinho e o de saída involuntária de faixa; além disso, conta com alerta de colisão e de ponto cego.

Alerta de ponto cego

Alerta de ponto cego

A começar pela direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações com o veículo.

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O Novo Cruze, que é produzido na Argentina, é equipado com transmissão automática de seis velocidades, a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi modificado para poder rodar com gasolina e etanol (flex).

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Está equipado com o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex. Desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque, e seu grande trunfo é o baixo consumo de combustível, similar ao de veículos equipados com propulsores 1.0.

Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.

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Com motor Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de guiar tornam a condução muito prazerosa. O Cruze está mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.

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O sedã chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho EdibleBerries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo. O Chevrolet Novo Cruze é modelo global da Chevrolet  e tem mais de quatro milhões de unidades emplacadas.

Conectado

Conectividade é ponto alto no Novo Cruze. O multimídia traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz. O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos permite ao condutor configurar e monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria.

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Um dos equipamentos mais legais nesta versão 2017 do Cruze é o OnStar. Ele soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro). Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

Sistema On Star é fácil de usar

Sistema On Star é fácil de usar

Conforto interno

A carroceria do Novo Cruze ficou 62 mm mais comprida, 9 mm mais alta e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor. Com isso, o interior ganhou mais espaço e conforto.

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O interior enfatiza a interação humana com a tecnologia e conectividade. O redesenho dos painéis de instrumento e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos contribuíram para um ambiente mais ergonômico e aconchegante. O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, mas com um novo design.

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O quadro de instrumentos traz os principais dados do veículo e pode vir com um computador de bordo de última geração. Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.

O computador de bordo ainda possui a função ECO que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.

Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de 8 polegadas capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.

O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas é igualmente inédito. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza impera. Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas principalmente à noite.

Segurança e tecnologia

O Novo Cruze traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

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O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser equipamentos de série a partir de então.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma entre outros airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.

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Na topo de linha, a LTZ, o Novo Cruze conta com Assistente de permanência na faixa; Alerta de colisão frontal; Alerta de ponto cego; Sistema de estacionamento automático; Farol alto inteligente; Carregador de celular sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos.

O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

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O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa, um alarme soa pelos alto-falantes do carro.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro automóvel ou de uma motocicleta em tráfego lateral.

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O sistema de estacionamento automático ajuda o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.

Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

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Outra inovação que chega com o Novo Cruze é compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

Vamos dirigir!

O Hi-Mundim dirigiu o Novo Cruze em trecho urbano, rodovia e também na pista do Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba, SP. O nível de tecnologia e a economia do sedã da Chevrolet impressionam. Na rodovia, o computador de bordo registrou consume médio de 15,3km/l (abastecido com gasolina).

O Novo Cruze é um sedã bom de dirigir. Com ele, a Chevrolet priorizou o consumo de combustível e não a esportividade. Destaque também para o grande número de equipamentos de segurança disponíveis na versão LTZ, a que testamos. Alguns deles, como o sistema de permanência de faixa são equipamentos de modelos premium, como o Audi A3.

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A nova geração do câmbio automático de seis marchas funciona bem com o motor. Na rodovia, ponto positivo para a direção com assistência elétrica, que é muito precisa e passa segurança ao motorista. As suspensões do sedã estão bem calibradas. O conforto interno é outro ponto positivo. Passageiros do banco traseiro viajam com conforto.

Durante o nosso trajeto na rodovia e também no trecho urbano, testamos o alerta de colisão frontal e também o assistente de permanência de faixa. Os equipamentos são fáceis de usar e auxiliam bastante na rodovia. Ao sair da pista, por exemplo, o assistente faz o ajusta e ‘volta’ o carro para a faixa. A impressão é que ele está dirigindo sozinho. Bom para aqueles motoristas dispersos.

Já na pista de testes de GM, experimentamos o sistema de estacionamento automático. Ele identifica vagas paralelas e perpendiculares. Após selecionar o sistema, ele faz as manobras sozinho. Ao motorista resta acionar os pedais do freio e do acelerador. Tudo muito simples.

O Novo Cruze mostrou ser um sedã médio totalmente renovado, que oferece muita tecnologia embarcada e um visual bem moderno.

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*O Hi-Mundim viajou a convite da Chevrolet do Brasil