Novo Corolla é o 1º carro híbrido flex do mundo

Novo Corolla apareceu camuflado durante o anúncio feito pela Toyota (Foto: Divulgação/Toyota)
Novo Corolla apareceu camuflado durante o anúncio feito pela Toyota (Foto: Divulgação/Toyota)

A Toyota anunciou nesta quarta-feira, dia 17, em São Paulo, que o Novo Corolla feito no Brasil, na fábrica em Indaiatuba, SP, será o primeiro veículo híbrido flex do mundo.

Com essa motorização, o Novo Corolla atende requisitos de eficiência estabelecidos pelo Programa Rota 2030, que busca, entre outros temas, estimular a produção de veículos mais eficientes. O lançamento está previsto para o último trimestre de 2019.

A 12ª geração do Toyota Corolla será montada sobre a moderna plataforma TNG, mesma do híbrido Prius, o SUV compacto C-HR e o sedã grande Camry.

Esta nova geração seguirá sendo produzida em Indaiatuba (SP), em fábrica que está passando por um processo de modernização com investimento de R$ 1 bilhão, anunciado em setembro de 2018.

“Nos últimos 50 anos, o Corolla foi sinônimo de confiabilidade, segurança e qualidade. Com essa nova geração, queremos que ele seja reconhecido também como símbolo de modernidade e, acima de tudo, como uma nova forma de mobilidade. Somos entusiastas de motores eletrificados e precursores da disseminação em massa dessa tecnologia. Agora, estamos mais uma vez fazendo história, trazendo a propulsão híbrida flex para um dos maiores ícones da indústria automotiva”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Novo Corolla

A Toyota não divulgou preços e nem informações sobre motorização. Mas de acordo com o site Auto Segredos, além do novo conjunto híbrido, o Novo Corolla terá um novo motor 2.0.

Deve ser equipado com injeção direta de combustível, com potências e torque em um patamar acima do 2.0 atual (153 cv de potência e 20,7 kgfm de torque com etanol). O novo Corolla 2020 também ganhará nova transmissão CVT.

Com tecnologia brasileira, o veículo do modelo Corolla terá um motor elétrico e outro de tecnologia flex fuel. O veículo não foi projetado para ser recarregado na tomada, já que as vias públicas brasileiras não estão adaptadas para alimentar esse tipo de energia.

A propulsão elétrica, que ficará armazenada em bateria, é gerada a partir do uso dos combustíveis, cujo consumo deve reduzir em mais de 20%.

Corolla europeu

Reformulado, o Novo Corolla será maior, com visual inspirado na versão europeia. Terá 2,70 metros de distância entre-eixos, 4,64 m de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 m de altura. 

De acordo com a Toyota, na Europa, o Corolla tem média de consumo combinado (cidade/estrada) de 29,4 km/l.

Desenvolvimento do propulsor híbrido flex

Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase quatro anos, em meados de 2015. 

Protótipo de veículo híbrido flex apresentado pela Toyota
Protótipo de veículo híbrido flex apresentado pela Toyota

Em março de 2018, a Toyota anunciou os testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius (leia aqui). 

Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando abastecido com etanol, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO2. 

Corolla no Brasil

As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País.

Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada do Corolla no território nacional, importadas do Japão.

O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local a partir de 1998, na mesma unidade localizada em Indaiatuba (SP).

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Desde então, com mais de 1 milhão de unidades produzidas no País, o Corolla se destaca como um dos veículos de maior sucesso do Brasil. Nos últimos anos, ele mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios no mercado nacional, com uma fatia de mercado superior a 40%.