Caoa Chery Tiggo 7: um SUV de respeito

Caoa Chery Tiggo 7 (Foto: Hi-Mundim)
Caoa Chery Tiggo 7 (Foto: Hi-Mundim)

Já à venda nas concessionárias Caoa Chery, o Tiggo 7, terceiro SUV produzido no Brasil pela marca, chegou para mudar o conceito sobre os carros chineses.

Comercializado em duas versões, T e TXS, o SUV custa R$ 106.990 e R$ 116.990, respectivamente. O veículo foi desenvolvido a partir da plataforma mundial Chery T1X, conceito premiado em Genebra.

O Tiggo7 é um SUV Premium, com dimensões maiores. Bom para quem precisa de mais espaço e para famílias. Tem 4,51 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. 

E além de mais espaço, o Tiggo 7 traz características mais sofisticadas e um bom acabamento interno. 

O porta-malas acomoda até 414 litros de bagagem até a altura dos vidros, e 1.100 litros com o encosto do banco traseiro rebatido. 

Com a sua chegada, a marca passa a ter três modelos no segmento de SUVs: Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7. Este novo SUV da Caoa Chery pretende disputar o mercado com Jeep Compass Longitude e Kia Sportage EX. 

Tiggo 7: motorização e versões

Nosso contato com o Tiggo 7 aconteceu durante o lançamento do SUV, em São Paulo. Com porte mais imponente e moderno, o utilitário tem motor turbo e câmbio de dupla embreagem. 

É fabricado em Anápolis (GO), ao lado do Hyundai Tucson. Além do nível superior com relação ao acabamento, o Tiggo7 também surpreende no quesito conteúdo.

Oferece de série desde a versão T, de entrada, chave presencial, multimídia de 9″, saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros, computador de bordo com monitor de 4,8″, piloto automático, velocímetro digital, freio eletrônico (auto hold), sensor de chuva, volante multifuncional, DRL de led, controles de estabilidade e tração e indicador de pressão e temperatura dos pneus. Não há opcionais. 

A versão mais completa, TXS, tem ainda teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado dual zone, câmera 360 graus (facilita na hora de estacionar), bancos de couro com aquecimento, banco do motorista com ajuste elétrico, airbags laterais e do tipo cortina, seis alto-falantes e rodas aro 18.

O motor tem bloco e cabeçote de alumínio, 1.5L Turbo Flex, duplo comando de válvulas variável (VVT), coletor de admissão variável (VIS), potência máxima de 150 cv / 147 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm (etanol /gasolina).

A transmissão é automática de dupla embreagem (DCT) de seis velocidades. As marchas podem ser mudadas automaticamente ou manualmente por meio da alavanca posicionada no console central. Poderia ter borboletas atrás do volante para troca de marchas.

O SUV também conta com dois modos de condução: ECO, privilegiando o consumo de combustível, e SPORT para uma dirigibilidade mais esportiva.

Acabamento

Diferentemente daquele primeiro Tiggo (ainda Chery), que chegou ao Brasil em 2010, o Tiggo 7 traz acabamento e montagem no mesmo patamar dos modelos coreanos. Nada de painel em cores mais claras (bege encardido) e mal ajustados.  

O painel tem superfície emborrachada de toque agradável e brilho reduzido. Nada de folgas ou rebarbas. As portas têm plásticos de acabamento rentes às partes metálicas, o que evita ruídos. E por falar nisso, o isolamento acústico do Tiggo7 também surpreende. 

O controle do ar-condicionado também pode ser feito pelo sistema multimídia. Os controles à frente do câmbio comandam câmeras 360º, assistente de descida, sensor de ré e aquecimento dos bancos. 

As maçanetas têm acabamento cromado. Na versão TXS, destaque para as luzes de boas-vindas: nome do modelo iluminado na soleira e projetado no piso.

Segurança

De acordo com a Caoa Cherry, o Tiggo 7 obteve pontuação máxima no C NCap, agência chinesa que avalia os níveis de segurança dos carros produzidos no mercado (órgão similar ao Latin NCap), com cinco estrelas.

O Tiggo 7 tem 60% da sua estrutura construída com aços de alta resistência e, em diversas partes do habitáculo, inclusive com tratamento térmico. Na parte inferior da plataforma, sob o assoalho, o modelo conta com estruturas longitudinais que absorvem e distribuem uniformemente a energia gerada por uma eventual colisão, proporcionando maior resistência e ampliando a segurança aos ocupantes do carro.

O veículo conta ainda com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré ou câmera com visão de 360°, equipamentos que permitem ao motorista um controle em tempo real dos arredores do veículo, minimizando a “zona cega” durante manobras e estacionamento.

As partidas em rampa são assistidas pelo Hill Hold Control (HHC), que impedem o movimento do carro em situações críticas de inclinação.

O Tiggo 7 conta também com sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, trazendo muito mais segurança ao condutor.

Airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, além de cinto traseiro central de três pontos e três apoios de cabeça traseiros, completam a ampla lista de itens de segurança para todos os ocupantes.

O controle de estabilidade e tração aliados à suspensão independente tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira são responsáveis pelo excelente desempenho dinâmico do Tiggo 7. O modelo também vem equipado com pneus de medida 225/60 R18.

Test-drive Hi-Mundim 

Dirigimos o Tiggo 7 por cerca de 140 quilômetros, por ruas e rodovias de São Paulo. Durante o percurso, percebemos que motor e câmbio trabalharam bem, com mudanças rápidas, suaves e silenciosas. 

O torque, que se faz presente de 1.750 a 4.000 rpm, proporciona bom desempenho para o carro, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidades.

Hi-Mundim no lançamento do Caoa Chery Tiggo 7

O Tiggo 7 oferece conforto e sofisticação, condições inerentes a um SUV de categoria superior. Seu interior traz acabamento de couro nos bancos, painel e em detalhes das portas.

O banco do motorista tem ajustes longitudinais elétricos, de altura, de inclinação do encosto e do apoio lombar.

O volante, também revestido de couro, traz os controles do piloto automático, limite de velocidade, mudança das telas do computador de bordo, sistema de áudio e entretenimento, Bluetooth e atendimento do celular.

No painel de instrumentos, entre o velocímetro e conta-giros, está localizada uma tela de LCD de 4,8 polegadas, que apresenta as informações do computador de bordo.

Em termos de conectividade, o SUV vem equipado com um sistema Multimidia, com tela colorida de 9,0 polegadas, sensível ao toque, que comanda ar-condicionado (Dual Zone), sistema de áudio e Bluetooth, espelhamento Android e Apple CarPlay, além de permitir a visualização da câmera de ré e da câmera panorâmica de 360°. E ainda, controles de funções do veículo.

Testamos a versão topo de linha, a TXS, com teto solar panorâmico com uma área de 0,92 m2 que pode ser aberto. Uma cortina de acionamento elétrico isola o compartimento do calor.

O Tiggo 7 é vendido nas concessionárias Caoa Chery nas cores preto, prata e cinza (metálicas), além do branco perolizado. A fabricante oferece 3 anos de garantia para o veículo e 5 anos para motor e câmbio.

Caoa Chery lança quatro veículos em menos de um ano

A Caoa Chery encerrou a primeira quinzena de fevereiro de 2019 
com cinco modelos em seu portfólio: o compacto New QQ, o sedan Arrizo 5 e os SUVs Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7.

A estratégia nacional da Caoa Chery teve início em março de 2018, com o lançamento do Tiggo 2.

O market share da marca também segue em ascensão e já supera 0.7%. O destaque fica por conta do Tiggo 5X, apresentado em dezembro e que, sozinho, foi responsável por mais de 25% das vendas da quinzena em fevereiro.

Caoa Chery Tiggo 7 (Foto: Hi-Mundim)
Caoa Chery Tiggo 7 (Foto: Hi-Mundim)

E para aumentar as vendas, a marca investe no pós-venda. Durante o lançamento do Tiggo 7, Márcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, afirmou que o SUV tem uma cesta de peças e de revisões com preços abaixo dos da concorrência. Alfonso também disse que o seguro teria “um esquema especial que garantirá um preço alinhado ao dos concorrentes nos primeiros anos”.

Outro ponto importante é o centro de distribuição de peças, inaugurado em outubro de 2018, com mais de 14 mil m² de área útil. Isso tornou possível agilizar a disponibilidade de componentes. Com ele, o tempo máximo de envio de peças para a concessionária, desde o pedido, é de 36h para o estoque normal, podendo chegar a 3h caso o veículo esteja parado.

Em São José do Rio Preto, SP, a concessionária Caoa Chery fica na avenida Bady Bassitt, nº 5260. O telefone é (17) 3212-7131.

*Hi-Mundim viajou a convite da Caoa Chery