Lançado no Brasil em setembro de 2014, o compacto premium elétrico Novo BMW i3 chega renovado ao país.
O modelo, que teve seu lote esgotado em setembro de 2017, agora custa R$ 199.950. As últimas unidades custavam R$159.950.
Está disponível nas concessionárias BMW em três versões: REX, REX Connected e REX Full. Em São José do Rio Preto, SP, é vendido na Euro Motors.
Novo BMW i3
Lançado mundialmente em 2012, o BMW i3 chega renovado ao Brasil.
O modelo já está disponível para compra por encomenda nas concessionárias exclusivas BMW i localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal.
Chega em três versões:
- i3 REX, com preço sugerido de R$ 199.950,
- i3 REX Connected, que parte de R$ 211.950, e
- REX Full, por R$ 239.950.
“Estamos muito orgulhosos em disponibilizar o Novo BMW i3 ao consumidor brasileiro. Acreditamos que esta nova versão, atualizada, tem todos os atributos para cativar consumidores brasileiros ávidos por tecnologia e sustentabilidade”, ressalta Nina Dragone, Diretora de Marketing e Produtos da BMW do Brasil.
Bateria
O veículo elétrico, livre de emissões de poluentes, traz conjunto motriz que inclui uma unidade elétrica BMW eDrive capaz de entregar 125 kW (170 cv).
A potência está disponível entre 4.500 e 5.000 rpm, e 250 Nm de torque, de 75 a 4.800 rpm. A transmissão é automática continuamente variável, tem tração traseira.
Conta com baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 94 Ah/33 kWh.
Nesta configuração, o novo i3 REX alcança 180 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico (até 235 quilômetros no ciclo NEDC). Com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor a gasolina compacto, de 647 cm³, chega a mais 150 km.
O motor a combustão garante que o carro não pare no meio da rua. Ele é acionado quando a bateria cai para menos de 20% e serve para recarregar a bateria.
O Novo BMW i3 acelera de 0 (zero) a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
Tem dimensões similares ao de seu modelo antecessor. Ou seja, 4,011 metros de comprimento, 1,775 m de largura, 1,598 m de altura e 2,570 m de distância entre-eixos.
A capacidade do compartimento de bagagens é de 260 litros e, do tanque de combustível, 9 l.
Mais leve e seguro
Com o Novo BMW i3, a marca traz o o BMW LifeDrive.
Entre as vantagens, a fabricante destaca a forma como os elementos do módulo Drive estão acomodados. Além disso, a ausência do túnel central no assoalho traseiro proporciona mais espaço para os ocupantes.
Os motores elétricos e à combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão.
As baterias de íons de lítio, por sua vez, estão acomodadas embaixo do assoalho, entre os eixos do veículo.
O módulo superior, Life, integra uma célula de passageiros altamente resistente, construída em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).
Já o módulo Drive, feito de alumínio, abriga os conjuntos motriz, de suspensão e das baterias de alta tensão, além de outros componentes estruturais do veículo.
A intenção é oferecer mais segurança, baixo centro de gravidade, além de melhor distribuição e redução de peso.
Principais mudanças
O Novo BMW i3 traz algumas mudanças. No entanto, preserva o desenho da versão anterior.
Apresenta novo desenho do para-choque dianteiro, que ressalta a percepção de largura da seção frontal do veículo.
Na traseira, as novidades ficam por conta do para-choque, mais robusto e de apelo esportivo.
Ganhou também emblemas com a inscrição “eDrive” e “i3”, nas extremidades da tampa do porta-malas.
O conjunto óptico é formado por faróis com lâmpadas Full LED e luzes indicadoras de direção, também em LED, com desenho horizontalizado, mais harmônico, e que substitui as anteriores, de formato circular.
Por dentro, os destaques ficam por conta do acabamento Design Suite, com revestimento de couro Dalbergia Brown, e da prancha de madeira Eucalyptus que decora o painel.
O interior do Novo i3 utiliza materiais naturais e sustentáveis. O couro que reveste os bancos conta com tratamento natural.
A madeira aplicada ao painel de instrumentos é originária de eucaliptos cultivados e certificados na Europa.
25% dos plásticos usados no interior do i3 é reciclado e contribui para a redução das emissões de CO2 e para a conservação dos recursos naturais.
Equipamentos
Na lista de equipamentos de série do Novo BMW i3 os destaques ficam por conta do teto solar de cristal e acionamento elétrico e do sistema de áudio Harman Kardon.
Tem também assistente de estacionamento (Parking Assistant), com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro.
As tecnologias Comfort Access e Driving Assistant Plus completam a gama de recursos. O primeiro controla o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas.
O segundo informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.
O novo compacto elétrico incorpora o sistema ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card.
A tecnologia oferece acesso às informações de trânsito em tempo real e notícias personalizadas; envio e recebimento de e-mails e alertas de manutenção de componentes.
Por meio do recurso Concierge é possível solicitar reservas em hotéis, consultar cotações de moedas estrangeiras e recomendações sobre restaurantes.
A Chamada de Emergência Inteligente auxilia os ocupantes quando mais precisam, em caso de acidente.
Nos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis.
Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico. Ele considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso.
O compacto premium elétrico será disponibilizado em quatro opções de cores externas: Branco Capparis, Black Fluid, ambas de acabamento sólido e em acabamento metálico, o Cinza Mineral e a nova cor, Azul Imperial.
BMW e mobilidade
Pioneiro no desenvolvimento de veículos premium eletrificados (elétricos e híbridos), o BMW Group superou, em dezembro de 2017, a marca de 200 mil veículos eletrificados entregues no mundo desde o lançamento do BMW i3, em 2012.
No Brasil, a BMW comercializa desde 2014, os modelos i3 e i8 (a partir de R$ 799.950,00).
E para quem acredita que o brasileiro não está preparado para os carros “verdes”, a BMW revela o contrário.
“O consumidor brasileiro é apaixonado por carros e ávidos por novidades. Em parceria com a empresa energética portuguesa EDP, estamos concluindo o primeiro corredor elétrico que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro”, revela João Veloso, Head de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil.
Segundo ele, a iniciativa recebeu aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos totais combinados entre as empresas.
“Prevemos a instalação de seis estações de recarga até o fim do primeiro trimestre de 2018, para abastecerem veículos com propulsão elétrica que circulam pela Rodovia Presidente Dutra, entre as capitais dos dois estados”, explica João Veloso.
A marca já conta com mais de 80 pontos de recarga em todo o país.
Em 2025, a BMW pretende oferecer 25 produtos eletrificados globalmente.
“Para a empresa, a mobilidade será autônoma, compartilhada, eletrificada e totalmente conectada. Até o fim de 2019, o BMW Group planeja ter aproximadamente 500 mil veículos eletrificados nas ruas”, diz o executivo da marca.
Desde 2015, o BMW Group Brasil vem firmando parcerias com grandes empresas, como a Multiplan, Iguatemi, Grupo Pão de Açúcar e Ipiranga para a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e híbridos em postos de combustíveis, supermercados e shopping centers nas principais capitais do Brasil.
Veículos elétricos no Brasil
O Brasil tem nove modelo de carros “verdes” à venda, entre elétricos e híbridos. Todos são importados e custam mais de R$120 mil.
Entre eles estão os elétricos BMW i3, o BMW i8 e os híbridos: Toyota Prius, Lexus LS 500h, o Porsche Panamera E-Hybrid, o Volvo XC90 T8 Hybrid, o Porsche Cayenne S-Hybrid, Ford Fusion Titanium Hybrid e o Lexus CT 200h.
De acordo com a Fenabrave e com base nos Registros Nacionais de Veículos Automotores, houve um aumento de 58,9% na venda de carros elétricos e híbridos no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período de 2017.
No entanto, os carros elétricos e híbridos equivalem a apenas 0,2% do total de novos veículos licenciados no Brasil em 2018.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran – o Brasil tem hoje cerca de 7.120 carros elétricos e híbridos em circulação.
Em São José do Rio Preto, SP, por exemplo, a Euro Motors comercializou três unidades do BMW i3.
Além da falta de incentivo, a oferta de eletropostos no Brasil ainda é pequena. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), existem cerca de 80 eletropostos no país.
Imposto e Salão
Atualmente, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é de 25% para veículos totalmente elétricos, de 13% para híbridos e de apenas 7% para carros flex, cuja eficiência energética é muito inferior.
O corte do IPI é um dos principais itens do novo programa automotivo Rota 2030.
“O Brasil ainda tem muito a fazer e investir, mas acredito que chegamos ao momento de crescer; em poucos anos, o carro elétrico vai competir fortemente com o carro a combustão”, diz o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Guggisberg.
Além de corrigir as distorções tributárias que encarecem o veículo elétrico no Brasil, também é preciso investir em infraestrutura de recarga.
Expandir a rede de eletropostos nas cidades e rodovias, tanto nas vias públicas quanto nas garagens dos prédios residenciais.
Em março de 2018 a ABVE apresentou um projeto à Prefeitura de São Paulo para criar uma rede de eletropostos financiada pela iniciativa privada. O projeto ainda está em análise.
“Estamos trabalhando para expandir a mobilidade elétrica e torná-la acessível à população, tanto no transporte público quanto no particular”, afirmou o presidente da ABVE.
“Novas oportunidades estão surgindo, e em breve a indústria lançará produtos totalmente nacionais”, concluiu.
Todas estas tendências do mercado e da indústria automobilística elétrica e de seus componentes estarão no Veículo Elétrico Latino Americano. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, no Transamérica Expo, em São Paulo.
Saiba mais no http://www.velatinoamericano.com.br/