Toyota Yaris traz segurança e bom desempenho

Toyota Yaris começa a ser vendido no final de junho
Toyota Yaris começa a ser vendido no final de junho

No final de junho começa a ser vendido aqui no Brasil o Toyota Yaris. Apresentado no dia 7, em um evento para a imprensa automotiva, em São Paulo, o modelo chega nas versões hatch e sedã.

Os preços do Yaris começam em R$ 59.590 e chegam a R$ 79.990.

Posicionado entre o Etios e o Corolla, o Yaris está disponível em duas opções de motorização, a 1.3 e a 1.5.

Com isso, as versões XLS e Platinum do Etios foram descontinuadas.

A produção do hatch tem início no dia 15 de junho e do sedã, em 2 de julho. Por isso, o hatch começa a ser vendido no final de junho e o sedã na segunda quinzena de julho.

O Yaris chama a atenção pelo design. Tem outros pontos muito positivos, como o espaço interno e o acabamento.

A versão hatch vai disputar espaço no segmento de compactos mais equipados, como o Volkswagen Polo, Fiat Argo, Ford Fiesta e Honda Fit.

Já o sedã terá como concorrentes o Volkswagen Virtus, o Chevrolet Cobalt, Fiat Cronos e o Honda City. Modelos que custam entre R$ 55 mil e R$ 80 mil.

Hoje, hatches e sedãs dos segmentos A e B representam 60% das vendas totais de veículos de passageiros aqui no Brasil.

A Toyota divulgou que a previsão é de 55% das vendas sejam de hatch e 45% de sedã. A marca pretende comercializar até 6 mil unidades por mês.

Também revelou que o câmbio manual, de seis marchas terá apenas 5% de participação.

Motorização do Yaris

O modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios. A transmissão pode ser automática CVT ou manual de seis velocidades.

Os motores são produzidos na planta da marca localizada em Porto Feliz (SP).

O motor 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina.

O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm.

Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.

O motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina são 105 cv, a 5.600 giros.

O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina).

Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.

Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio.

A suspensão do Yaris na parte dianteira, é McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor.

Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris.

Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora.

Transmissão

A transmissão manual é derivada da mecânica do Etios. Já a transmissão Multidrive CVT é a mesma do Corolla.

Funciona por meio de um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

Câmbio CVT

A transmissão MultiDrive possibilita trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, nas versões XL e XL Plus Tech.

Já para as versões superiores XS e XLS, as trocas sequenciais podem ser feitas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes.

Versões do Toyota Yaris

O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

Para o modelo hatch, são elas:

  • XL manual, XL CVT e XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro),
  • XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro.

Itens de série

As versões vêm bem equipadas já de fábrica. Desde a versão de entrada, a XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante e descansa-braços dianteiro.

Tem ainda controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, entre outros itens.

Conta também com airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.

Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital e:

  • Chave inteligente presencial,
  • Smart Entry
  • Sistema de partida sem chave tipo Start Button
  • Banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch
  • Central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth®, Toyota Play+

A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, além de:

  • grade com detalhes cromados,
  • roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata),
  • bancos de couro,
  • retrovisor externo com rebatimento elétrico,
  • câmera de ré,
  • tapetes em carpete e
  • computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.

A versão topo de linha XLS tem teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas e:

  • faróis projetores com lâmpadas halógenas,
  • lanternas em LED
  • sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.

Dirigimos o Toyota Yaris

Agora vamos falar sobre a nossa experiência com o Toyota Yaris. Estivemos em São Paulo, a convite da Toyota do Brasil, para conhecer o novo modelo. No evento estavam 102 jornalistas de todo o Brasil.

Fizemos um teste drive de cerca de 120 quilômetros em trechos urbano, rodoviário e também no kartódromo da Granja Viana.

Michelle Monte Mor dirige o Toyota Yaris

Dirigimos as versões hatch XLS 1.5 CVT e também a versão sedã XLS 1.5 CVT.

Posicionado entre o Etios e o Corolla, o Yaris traz características dos dois modelos. O hatch tem o mesmo motor do Etios. O visual e o acabamento interno lembram o Corolla.

De acordo com a fabricante, o modelo recebeu classificação B em consumo pelo Inmetro. Na cidade, faz 8,7 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Na estrada, faz 9,9 km/l, com etanol e 13,8 km/l, com gasolina.

Enquanto o motor 1.5 flex aspirado é o mesmo do Etios, ajustado para render mais, o câmbio CVT de 7 marchas continuamente variáveis vem do Corolla.

Dirigimos o Yaris hatch em trechos urbanos, na rodovia e também no kartódromo.

Conforto a bordo

O hatch anda bem e é confortável. Não é um modelo para quem busca esportividade ao dirigir.

O câmbio CVT, quem não tem trocas reais, mas virtuais, oferece melhor dirigibilidade, já que a gente não sente aqueles trancos durante as trocas.

Se preferir, o motorista pode optar pela troca de marchas por meio das aletas atrás do volante.

Borboletas atrás do volante

Durante a apresentação, os executivos da marca falaram bastante sobre o silêncio a bordo. Mas na estrada, com giro mais alto do motor, o barulho invade a cabine.

E por falar em cabine,o Novo Toyota Yaris traz um estilo moderno e bem acabado. Tem detalhes em black piano e o design do painel aumenta a sensação de espaço.

O quadro de instrumentos é fácil de ler e a tela de 7 polegadas é fácil de usar.

Os porta-malas têm volume de 310 e 473 litros, respectivamente para hatch e sedã.

Outro ponto positivo é a suspensão. A altura em relação ao solo do Yaris nacional é 1,3 cm mais alta em relação ao modelo europeu.

Dirigimos o sedã no kartódromo

De acordo com a Toyota, isso foi feito para compensar os buracos nas ruas brasileiras.

O resultado disso é um conforto maior para passageiros. Ah! E o espaço interno também agradou.

Com 2,55 metros de entre-eixos e assoalho plano, o Yaris oferece bom espaço para os joelhos e conforto para os passageiros traseiros.

As versões que dirigimos eram as mais completas e contam com itens exclusivos, como o teto solar elétrico, sensor de chuva e cinco airbags adicionais.

O Yaris é o único da categoria a oferecer o teto solar.

Assim como outras versões, tem ar-condicionado digital e quadro de instrumentos com tela colorida para o computador de bordo.

Conta também com chave presencial, controles de tração, estabilidade e partida em rampa, revestimento de couro e câmera de ré.

No entanto, sentimos falta de saídas de ar para quem viaja no banco de trás (presentes no Volkswagen Polo e Virtus) e um maior número de entradas USB.

Cores e revisões

As cores disponíveis para o novo Yaris são:

  • Branco Polar (sólido),
  • Branco Perolizado,
  • Cinza Cosmopolita,
  • Prata Lua Nova,
  • Prata Premium,
  • Preto Infinito,
  • Vermelho Super (sólido) e
  • Azul Titã.

Para o Yaris, até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44.

Preços do Toyota Yaris

Hatchback

  • XL 1.3L 16V manual R$ 59.590,00
  • XL 1.3L 16V CVT R$ 65.590,00
  • XL Plus Tech 1.5L 16V CVT R$ 69.590,00
  • XS 1.5L 16V CVT R$ 74.590,00
  • XLS 1.5L 16V CVT R$ 77.590,00

Sedã

  • XL 1.5L 16V manual R$ 63.990,00
  • XL 1.5L 16V CVT R$ 68.690,00
  • XL Plus Tech 1.5L 16V CVT R$ 73.990,00
  • XS 1.5L 16V CVT R$ 76.990,00
  • XLS 1.5L 16V CVT R$ 79.990,00
*O Hi-Mundim viajou a convite da Toyota do Brasil

Outras imagens do Yaris:

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