Recém lançado pela Volkswagen, o compacto up! chegou para concorrer no segmento de hatchs de entrada e atrair o público jovem e urbano. O Hi-Mundim pegou a versão high up!, equipada com motor 1.0 três cilindros e foi com ela até Uchoa, a 30 quilômetros de São José do Rio Preto, fazer um piquenique no Café da Colônia.
Esta versão custa a partir de R$34.990, mas como estava esquipada com os opcionais “maps & more”, sistema de infotainment e navegação (R$1.200), alto falantes (R$230), kit de preparação para “maps&more” com sistema de som (R$620), revestimento dos bancos em couro sintético (R$670) e ar-condicionado (R$2.750), seu preço chega a R$ 40.460.
O motor 1.0 flex tem potência de 75 cv, quando abastecido com gasolina e 82 cv, com etanol. O câmbio é manual, de 5 velocidades. Apesar preço “salgado” com os opcionais, o up! vem bem equipado de série. Entre os itens estão os freios ABS, sistema antitravamento, com EBD, distribuição eletrônica de frenagem, a direção “easy drive”, com assistência eletromecânica, o computador de bordo com 10 funções, sensor de estacionamento traseiro, dois airbags, alerta visual e sonoro de não utilização do cinto, entre outros.
Na cidade, o up! anda bem. Tem um visual moderno e boa dirigibilidade. Nas ruas, o motor “conversa” bem com o câmbio, que tem engates precisos. A suspensão é bem ajustada é absorve as irregularidades do asfalto. Esperto no trânsito. No interior, tem bom acabamento, bem colorido (que pode ser customizado pelo cliente) e clean. O volante foi inspirado no do novo Fusca e, mesmo nesta versão mais cara, não traz ajustes de controles de som. Isso ajudaria muito.
Durante o nosso teste drive, pegamos a rodovia Washington Luis, sentido Uchoa. Três pessoas a bordo. Atrás, para os mais altos, o espaço pode ser pequeno. São 2,24 metros de entre-eixos. O que percebemos é que o up! é um veículos com perfil jovem, feito para quem quer um carro bom para o dia a dia.
Ponto positivo: ele oferece muitos porta trecos (e organizados). Por outro lado, não tem espelho no para-sol do motorista (sim, eu dirigi todo o trajeto e precisava retocar a maquiagem…rs). O porta-malas tem capacidade para 285 litros. À primeira vista parece pequeno, mas ele tem um segredinho… o sistema de ajuste variável de espaço, ou s.a.v.e., uma divisória que ajusta o espaço em dois compartimentos. Bem interessante e serve para organizar a bagagem. Os bancos têm desenho moderno e os ajustes de altura e profundidade são fáceis de manusear.
O painel é simples, mas segue o visual clean e moderno do up!
Na estrada
Foram 30 quilômetros de percurso até Uchoa. A estrada em boas condições, facilitou a viagem. Abastecido com etanol, a média de consumo misto (estrada e cidade) ficou em 9 km/l, de acordo com o computador de bordo do up! Como o dia estava bem quente, andamos com o ar-condicionado ligado todo o tempo.
O up! foi o segundo veículo da Volkswagen a adotar o motor três cilindros. O primeiro foi o Fox Bluemotion. Ele também conta com o sistema que indica ao motorista a melhor hora para trocar de marchas e, com isso, economizar.
Na rodovia, o motor 1.0 tem dificuldades nas retomadas e ultrapassagens. Mas é muito seguro nas curvas, além de ser muito estável. Em Uchoa, pegamos até um trecho de terra com ele…nada mal. Mas foi bem curtinho.
O up! mostrou ser um veículo moderno, com um visual clean e bom conjunto câmbio e motor. Um carro com perfil urbano e que em breve vai ganhar concorrentes de peso: o novo Ford Ka e Nissan March atualizado. Bom para o consumidor.
Mais sobre o up!
Ele é oferecido com duas e quatro portas e tem seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. O up! teve a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O modelo obteve a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida (referência janeiro/2014). Além disso, obteve 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.
Confira as versões e preços do Volkswagen up!:
Take up! – a partir de (2 portas) – R$26.900,00 (4 portas) R$28.900,00
Move up! – a partir de (2 portas) – R$28.300,00 (4 portas) 30.300,00
High up! – a partir de (4 portas) – R$ 34.990,00
Red up!, White up! e Black up! – a partir (4 portas) – R$ 39.990,00
*A concessionária Volkswagen Elmaz, de São José do Rio Preto, cedeu o up! para teste