JAC T6: o SUV bonitão da marca chinesa

Bem diferente dos primeiros modelos lançados no Brasil, o JAC T6 chega para tentar mudar a imagem ruim que os carros chineses têm no Brasil. Com design moderno e muito bonito, o SUV da marca vai enfrentar concorrentes de peso no segmento: Hyundai ix35, Kia Sportage, Mitsubishi ASX, Ford EcoSport, Renault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. Este segmento, aliás, é o que mais cresce no Brasil. E para concorrer, ele vem completo e com preço inicial de R$ 69.990.

Além do design, o acabamento interno e o espaço também surpreendem. O T6 possui 4,475 metros de comprimento e 1,84 m de largura. Foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. O T6 é oferecido na faixa de preço de SUV’s compactos – a partir de R$ 70 mil –, como Ford EcoSport e Renault Duster, além dos estreantes Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, o JAC T6, a julgar por suas dimensões, porte avantajado e nível de equipamentos de série, competirá com os SUV´smaiores: Hyundai Tucson, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V etc. O modelo chinês possui 4,475 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,645 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a acomodação de três adultos no banco traseiro com notável conforto.

Assim como os primeiros carros da JAC Motors vendidos no Brasil, que inovaram ao oferecer carros populares e completos, o JAC T6 também traz inovações para o seu segmento. Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet (somente com sistema Android) através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.

Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.

Configurado para atender aos anseios de uma família de até cinco pessoas, com bastant espaço, por sinal, o T6 possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.

O motor é um 2.0 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio. Este propulsor gera 155cv e 160cv, ambos a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.

O câmbio é manual de 5 marchas, (a automática deve chegar somente em 2016) com tração dianteira. A suspensão independente conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos. O conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS e EBD. As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva.

O T6 vem com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia. No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.

Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.

Como ele anda

Fizemos o teste drive com o T6 em um percurso entre São Paulo e Itu. No caminho, paramos no Bar do Alemão, que serve o famoso filé à parmegiana gigante. Bom, voltando a falar sobre o SUV da JAC, ele impressiona pelo espaço interno. Viajar como passageiro é bastante confortável, já que há muito espaço para as pernas. O motor 2.0 roda suave, mas em algumas subidas mais íngremes ele perde força. Era preciso fazer reduções de marchas em retomadas, subidas e  ultrapassagens. A suspensão mostrou-se um pouco ruidosa. É preciso lembrar que o T6 não é um carro esportivo e nem aventureiro. Ele tem perfil urbano e para viagens em família. O isolamento acústico e o acabamento interno são pontos positivos no SUV.

Preços

JAC T6 – R$ 69.990

PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico – R$ 71.990

PACK 2 – Pacote 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link – R$ 75.670

*Viajamos a convite da JAC Motors do Brasil