No início de outubro chegam às concessionárias Ford o novo Focus. Com preço a partir de R$60.990, ele estará disponível nas versões hatch e sedã. Eles serão comercializados com a opção dos motores 2.0 Flex com injeção direta ou 1.6 Flex com duplo comando de válvulas variável.
“A Ford investiu muito nesses modelos que serão produzidos na América do Sul. Foram mais de US$200 milhões na fábrica de Pacheco para trazer o que há de mais moderno no setor automotivo”, afirmou Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.
Oferece seis airbags – frontais, laterais e de cortina -, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.
O Novo Focus conta com transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem (de série no 2.0 e opcional no 1.6), suspensão traseira independente Multilink, piloto automático e limitador de velocidade eletrônico.
Toda a linha vem com SYNC Media System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes. Há também uma versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes.
Entre os opcionais, oferece chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de Xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar.
Motores, transmissões, suspensão
O 2.0 Duratec Direct Flex, com injeção direta bicombustível e duplo comando de válvulas independente e variável, gera 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e torque de 221/211 Nm, respectivamente. Ele é o primeiro flex com injeção direta no mundo e não necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol a frio, usando somente a compressão do motor.
O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de válvulas independente e variável, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm, respectivamente. Ele conta com o sistema “Easy-Start”, que também dispensa o tradicional “tanquinho” na partida a frio.
Versões e preços
O modelo hatch oferece duas opções de motores: 2.0 com transmissão sequencial PowerShift nas versões SE e Titanium; e Sigma 1.6 Flex nas versões S e SE, com transmissão manual de cinco velocidades ou PowerShift (opcional). O hatch 1.6 S com transmissão manual, duplo airbag, freios ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema SYNC parte de R$60.990. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$66.990.
O hatch 1.6 SE acrescenta itens como quatro airbags, tela de 4,2 polegadas e bancos de couro, por R$63.990. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$69.990, e acrescentando o motor 2.0 Duratec Direct Flex o preço é R$72.990. O hatch Titanium 2.0 inclui câmera de ré, SYNC com tela de 8 polegadas e navegação e rodas de liga leve exclusivas, por R$79.990.
O sedã vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, nos catálogos S, SE e Titanium. O sedã S dispõe de duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e SYNC Media System, por R$69.990. O sedã SE custa R$74.990 e o sedã Titanium sai por R$81.990.