Excesso de bagagem x suspensão

Foto: sustainabilityncl.wordpress.com

hi-mundim-bagagem_01Tudo pronto para as férias? E você já fez as contas de quantas malas vai levar no carro? Ainda não? Pois saiba que o excesso de bagagem pode prejudicar alguns itens do seu veículo, como amortecedores e demais itens da suspensão. Em período de férias, o cuidado deve ser redobrado, visto que frequentemente os bagageiros são sobrecarregados. Diante deste cenário, o especialista Juliano Caretta da Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, oferece algumas dicas.

É fundamental respeitar o limite de carga do veículo. Cada modelo possui uma suspensão que trabalha conforme a característica de direção definida pela montadora, com o compromisso de oferecer segurança, associada à melhor condição de controle, dirigibilidade e conforto. “Se o peso for excessivo elevará consideravelmente o risco de acidentes, colocando em perigo os ocupantes”, explica Juliano, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

Outra orientação é acomodar a carga de maneira uniforme. O truque evita que o carro fique instável ao fazer curvas ou rodar por pistas irregulares. “Além de estar com o sistema de suspensão em ordem, é fundamental que o motorista não exceda o peso da bagagem e a distribua regularmente. Desta forma, os amortecedores vão trabalhar equilibrados e em conjunto”, ressalta o especialista.

A suspensão sobrecarregada ainda pode causar balanço excessivo, produzindo oscilações no feixe de luz dos faróis, ofuscando a visão do condutor que trafega no lado oposto. A situação pode resultar em graves acidentes.

O motorista também deve checar a calibragem dos pneus, que são os primeiros componentes da suspensão a absorver os impactos e oscilações, transmitindo os movimentos a todo conjunto. Se os pneus estiverem desgastados ou descalibrados, haverá uma alteração significativa no comportamento da suspensão, aumentando o risco de desastres.

Revisão

O sistema de suspensão é um dos principais itens de segurança veicular. O amortecedor controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade. A recomendação da Monroe é realizar a revisão dos amortecedores e das demais peças do sistema no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. Se for constatado defeito, a substituição deverá ser providenciada imediatamente.

“É importante salientar que o período de troca pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os que circulam por pistas irregulares. Ou seja, a vida útil dos componentes está diretamente ligada às condições de uso do carro”, enfatiza o coordenador.

Vale ressaltar que amortecedores recondicionados ou remanufaturados também oferecem riscos de acidentes, pois são peças reaproveitadas e com tempo excessivo de uso. Em casos de dúvidas para revisão ou substituição, o serviço de relacionamento com o cliente Monroe Resolve – 0800 166 004 – indica as revendas credenciadas, assegurando a qualidade do atendimento e a procedência do produtos.