Electric Days discute a mobilidade elétrica no Brasil

Haval H6 GT PHEV da GWM estará presente no Electric Days

Evento de eletromobilidade em São Paulo tem debates, painéis e exposição de veículos; 13 grandes marcas de veículos confirmaram participação

O Electric Days reúne nesta segunda e terça-feira (26 e 27/6), em São Paulo, representantes de entidades, empresas e especialistas em transição energética em debates e painéis sobre a eletrificação automotiva no Brasil.

Considerado um dos maiores encontros de eletromobilidade do mundo, o Electric Days conta no Brasil com a participação da Toyota, Renault, Ford, Volvo, Nissan, BMW, GWM, Honda, GM, Jaguar, Porsche, Land Rover e Mercedes-Benz.

O encontro de fomento ao debate sobre veículos elétricos, logística verde e ESG (Environmental, Social and Governance) é no Villa Blue Tree, espaço de eventos e cerimoniais, no Jardim Caravelas, bairro do distrito de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

Electric Days

Já consagrado nos EUA e na Europa, o Electric Days tem agenda de debates, palestras e apresentações de projetos de transição energética, sustentabilidade, infraestrutura para veículos eletrificados, entre outros temas associados à redução de emissão de carbono.

Além das 13 marcas que lideram a corrida de transformação da indústria automotiva, o Electric Days conta ainda com participação de fornecedores de componentes e de empresas de tecnologia, como o Google, e de entidades, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ford vai mostrar a van E-Transit, o Mustang Mach-E e a Maverick Hybrid

Participantes

Vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, participa do painel “A importância de uma Política de Eletromobilidade”.

“Políticas de fomento são oportunidades de inovação para o setor automotivo. À medida que crescem as metas de descarbonização, quem já investe na área fica em posição de liderança para atender consumidores ambientalmente conscientes”, afirmou o executivo.

Viviane Mansi, diretora de ESG e Comunicação da Toyota, participa da palestra “Tecnologia Híbrida Flex como Caminho para a Descarbonização”.

Para ela, o veículo híbrido é solução ágil e concreta para redução das emissões de carbono. “O híbrido tem um motor elétrico que funciona em baixas rotações e outro de combustão interna em altas rotações. Essa alternância reduz a emissão de poluentes”, explicou.

Representantes da Volvo, da Nissan e da BMW participam do painel “Transição Energética: o presente e o futuro da mobilidade”.

A Volvo será representada por Marcelo Godoy, diretor de Operação de Infraestrutura de Carregamento no Brasil. A Nissan estará presente com Maurício Greco, diretor de Marketing. O representante da BMW é Emílio Paganoni, head de Training Projects do grupo no Brasil.

A GWM Brasil, que em breve terá loja em São José do Rio Preto, será representada por Oswaldo Ramos, chief commercial officer da marca. Ele vai abordar os caminhos para a eletrificação no mercado brasileiro.

“Há 12 anos a GWM estuda o mercado e os costumes do Brasil com o objetivo de criar carros eletrificados e conectados que atendam às necessidades dos brasileiros”, disse.

Toyota Mirai, carro movido a hidrogênio, será exposto no evento

Veículos em exposição

A Toyota vai expor no evento a versão híbrida flex do Corolla Cross e o Mirai, veículo abastecido com gás hidrogênio, que assim como o carro 100% elétrico, não emite gases poluentes.

Mirai, que significa futuro em japonês, é um sedã de luxo sem previsão de lançamento no Brasil, pois a infraestrutura necessária para abastecê-lo é muito cara e indisponível por aqui.

Outro destaque do Electric Days é o BMW iX xDrive50. O modelo foi especialmente criado para a mobilidade elétrica. Tem tração 100% elétrica nas quatro rodas, autonomia de 528 km e vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

O BMW i4 M50, primeiro Gran Coupe 100% elétrico, é outra atração da marca exposta no evento. Sua produção também é sustentável, utilizando 100% de energia verde, inclusive a bateria de alto desempenho, que foi construída sem utilização de metais de terras raras.

BMW i4 M50, 1º Gran Coupe 100% elétrico, tem produção 100% com energia verde

Outros destaques

Lançado em 2022, o Volvo XC40 Recharge tem o que há de mais moderno em propulsores elétricos. São dois motores P8 AWD (All Wheel Drive), que geram 408 cv de potência, 660 Nm de torque e autonomia de 247 km.

Destaque também para o Nissan Leaf. Com autonomia de 389 km no ciclo urbano, velocidade máxima de 144 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em até 7,9 segundos, o modelo é equipado com a tecnologia e-Pedal, que permite a condução só com o pedal do acelerador.

A GWM Brasil expõe no Electric Days o SUV híbrido Haval H6 em suas 3 versões.