Lançado no final de junho aqui no Brasil, BYD vende um Dolphin EV a cada dois minutos e meio após algumas horas depois do lançamento
Quinto veículo da gigante chinesa BYD, o BYD Dolphin foi lançado no final de junho e chega como o carro elétrico mais eficiente do mercado brasileiro. A BYD (sigla que significa Build Your Dreams, “construa seus sonhos” em português) chegou ao Brasil em 2015 e é líder global em vendas de ônibus 100% elétricos e no Brasil é pioneira na produção de Ônibus 100% elétricos a bateria.
A BYD já comercializa no Brasil os carros elétricos BYD Tan EV, BYD Han EV e BYD Yuan Plus EV. A linha de motores híbridos tem hoje o SUV BYD Song Plus DM-i.
Segundo o Inmetro, o BYD Dolphin é o veículo com melhor eficiência energética do país. Com a carga a cem por cento, o BYD Dolphin EV pode rodar, no mínimo, 291 quilômetros e, segundo dados do Inmetro, é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km*.Representa o primeiro veículo da BYD a adotar o design da linha “Ocean”, inspirada nos animais marinhos e ondas do mar.
Um das principais diferenciais do modelo é o seu preço extremamente competititvo de mercado: o novo Dolphin EV tem preço público sugerido de R$149.800,00. Trata-se de um modelo puro elétrico, que surpreende por seu espaço interno e recarregamento rápido.
Incorpora a bateria Blade de 44.9kWh, que revolucionou a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria de veículos elétricos. O BYD Dolphin EV acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h.
Permite a seleção de três modos de condução: Sport, ECO e Snowfield. Primeiro lançamento da linha Ocean, o Dolphin carrega muitas referências ao mar e ao animal marinho por todas as suas linhas – externas e internas. O modelo foi desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, nomes de grande expressão e reconhecidos no design do mercado automotivo mundial.
Potência global de inovação tecnológica, a BYD – Build Your Dreams, acaba de confirmar o acordo para desembarcar na Bahia e iniciar a operação de três fábricas ao mesmo tempo – um feito inédito – no complexo de Camaçari, a 50km de Salvador.
BYD anuncia fábrica de elétricos no Brasil
Com investimento de R$3 bilhões, a BYD anunciou na última semana uma fábrica de veículos elétricos na Bahia. De acordo com a marca, não se trata apenas de construir veículos. A proposta do grupo, que tem como ousada missão diminuir a temperatura do planeta em um grau, é a transição energética e a mobilidade sustentável.
O complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta.
Rede de concessionárias BYD
A BYD alcançou o expressivo número de 66 unidades nomeadas nas principais cidades brasileiras. A previsão é alcançar – até mesmo superar – a marca de 100 unidades até o final de 2023.
Na região Noroeste de São Paulo, o Grupo Allma Milazzo foi nomeado pela BYD para ser a revenda oficial. O Grupo atende São José do Rio Preto, Bauru, Marília, São Carlos, Ribeirão Preto, Votuporanga e Barretos.
O Grupo Allma Milazzo está no mercado automotivo desde 2016. Tem experiência com diversas marcas, incluindo algumas do segmento premium, e possui atuação nos municípios paulistas de Barretos, Bauru, Botucatu, Jaú, Marília, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga.
“A demanda por soluções ecológicas está em constante crescimento, à medida que mais pessoas se conscientizam da importância de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Sermos nomeados concessionário da rede BYD nos traz satisfação pessoal e profissional, além de nos oferecer uma oportunidade única para promover a energia limpa e ajudar a construir um futuro melhor para o nosso planeta”, destaca Alessandro Toniello, diretor do Grupo Allma Milazzo.
“Iniciar a atuação em regiões tão importantes economicamente para o país, como o Noroeste e o Centro-Oeste do estado de São Paulo, consolida cada vez mais a cultura da eletrificação em nosso país. E esse processo passa pela parceria com grandes grupos automotivos nacionais, como o grupo Allma Milazzo, que será essencial para educar as pessoas sobre os benefícios da energia limpa e contribuir para a criação de um futuro mais verde e saudável”, comemora Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD no Brasil.
Já são 24 concessionárias em operação pelo país: São Paulo/SP (Dahruj), Vila Velha/ES (Vitória Motors), Curitiba/PR (Servopa), Rio de Janeiro/RJ (Itavema), Belo Horizonte/MG (Gogreen), Brasília/DF (Saga), Porto Alegre/RS (IESA), Ribeirão Preto/SP (Eurobike), Itajaí/SC (DVA), Fortaleza/CE (Carmais), Goiânia/GO (Eurobike), São José dos Campos/SP (Original), Vitória/ES (Vitória Motors), Recife/PE (Parvi), Campinas/SP (Dahruj), Manaus/AM (Parvi), Cuiabá/MT (Saga), São José/SC (DVA), Juiz de Fora/MG (Gogreen), São Paulo/SP (Dahruj), Salvador/BA (Parvi), Uberlândia/MG (Gogreen), Guarulhos/SP (Original) e São Luís/MA (Original).
Chegada da BYD ao Brasil pode impulsionar redução de preços nos carros elétricos
A chegada da BYD ao Brasil tem despertado grandes expectativas e abre perspectivas promissoras para o mercado de carros elétricos no país. Especialistas acreditam que essa entrada pode impulsionar a redução dos preços e aumentar a competitividade nesse segmento, tornando os veículos elétricos mais acessíveis para os consumidores brasileiros.
De acordo com Fabrizio Romanzini, CEO da Rinno Energy, empresa especializada em soluções para o mercado de mobilidade eletrificada, diversos fatores indicam um cenário favorável para a redução dos preços dos carros elétricos. Um dos principais aspectos é a economia de escala proporcionada pela BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo.
“Com a produção em larga escala, a empresa tem a capacidade de aproveitar as vantagens econômicas desse modelo, reduzindo os custos de fabricação e, consequentemente, os preços dos veículos.”
Além disso, a produção local é outro ponto destacado pelo especialista. “Com a instalação de uma fábrica no Brasil, a BYD poderá reduzir os custos de importação e tarifas, tornando os carros elétricos ainda mais competitivos em termos de preço. Essa estratégia possibilita que a empresa ofereça modelos com preços mais acessíveis aos consumidores brasileiros, impulsionando a demanda e tornando os veículos elétricos uma opção viável”, comenta.
Romanzini explica que a tecnologia oferecida pela BYD também é um diferencial importante. “Reconhecida mundialmente por sua expertise em baterias e veículos elétricos, a empresa tem a capacidade de fornecer tecnologia de ponta a preços competitivos. Essa combinação entre qualidade e acessibilidade pode atrair uma nova geração de consumidores brasileiros e gerar uma competição saudável para o setor.”