Dirigimos o Toyota Prius, o carro com dois motores

Toyota Prius é um carro "verde" (Foto: Hi-Mundim)
Toyota Prius é um carro "verde" (Foto: Hi-Mundim)

Você já deve ter visto esse veículo em algum filme ou circulando nas ruas das grandes capitais do Brasil. Com mais de 6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Toyota Prius é o carro híbrido mais comercializado no mundo.

E o Hi-Mundim teve a oportunidade de ficar uma semana com ele.

Linhas do Prius são bem marcadas (Foto: Hi-Mundim)

Só no Brasil, apenas nos oito primeiros meses deste ano, Prius registrou 1.597 unidades comercializadas, 695% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.

O montante é 230% superior ao total comercializado em 2016. Além disso, somente no mês de agosto, 544 unidades do Prius foram emplacadas, um recorde para um único mês.

Prius chega em sua 4ª geração no Brasil (Foto: Hi-Mundim)

Por aqui, são comercializados outros quatro modelos híbridos, o Lexus CT200h, o Ford Fusion Hybrid, o Mitsubishi Outlander PHEV e o BMW i8. Os preços variam entre R$126 mil e R$ 800 mil. O Toyota Prius é o mais barato entre os híbridos.

Se você não sabe, o Prius completou em setembro deste ano 20 anos de existência. Sua quarta geração foi lançada no Brasil ano passado.

Desde o início de 2013, quando o Prius começou a ser vendido no Brasil, 2.737 unidades já foram comercializadas, o que torna o modelo líder absoluto no segmento de híbridos no País.

Prius: mais vendido que o VW Golf

É isso mesmo que você leu acima. Pelo menos durante o mês de setembro de 2017, o Toyota Prius vendeu mais que o o Volkswagen Golf.

Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No segmento de hatches médios, do qual fazem parte o Prius, Cruze Sport6, VW Golf, Ford Focus e Peugeot 308, quem lidera é o model da Chevrolet.

O Prius está em terceiro lugar no ranking de mais vendidos há dois meses. Em setembro foram 319 unidades, contra 192 do Golf.

Entre janeiro e setembro, o aumento nas vendas do Prius foi de 766% em relação ao mesmo período do ano passado.

A tecnologia embarcada e o fato de o Prius ser o carro mais econômico do país favoreceram sua subida no ranking.

Prius é um carro híbrido. Mas o que é isso?

Durante o nosso teste drive de uma semana com o Toyota Prius pelas ruas de São José do Rio Preto, ouvimos muitas perguntas sobre o modelo. E entre as principais dúvidas estava aquela sobre a tecnologia híbrida. “Ele precisa ser abastecido na tomada?”, perguntavam.

Motores trabalham juntos

E a resposta é: NÃO. O Toyota Prius não tem a tecnologia conhecida como plug-in, que você precisa carregar na tomada.

O Prius funciona com dois motores, um elétrico e outro a combustão, movido a gasolina.

Aqui o sistema está sendo movido pelo motor elétrico

Com o sistema de propulsão a combustão aliado ao motor elétrico, o resultado é um carro econômico, com redução de emissões.

Equipam o Prius o motor 1.8 VVT-i a gasolina, que gera 98 cv de potência e 14,2 kgfm de torque e um propulsor elétrico que gera 72 cv e 16,6 kgfm.

Os dois motores combinados geram potência de 123 cv. A transmissão é CVT.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Prius tem consumo médio na cidade de 18,9 km/l e de 17 km/l na estrada. Segundo a Toyota, a autonomia do Prius é de 812,7 km.

O híbrido Prius emite cerca de 40% menos CO2 comparado a um veículo convencional. A economia de combustível do Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe afirmou em coletiva para a imprensa que até 2050, a linha de produtos da marca será composta apenas por veículos híbridos e movidos a célula de combustível.


E sabe por que o motor elétrico do Prius não precisa ser carregado na tomada? Vamos explicar:

O sistema de freios do híbrido da Toyota é regenerativo. Igual a tecnologia dos carros da Fórmula 1, sabe?

O sistema recupera grande parte da energia (que seria perdida no atrito), para recarregar a bateria. Ou seja, toda vez que o motorista freia o Prius está carregando a bateria elétrica.

O resultado disso é uma economia tremenda nos trajetos urbanos, onde o uso dos freios é mais frequente. Na cidade, o motor a combustão quase não é utilizado.

No Prius, o motorista pode escolher entre quatro modos de condução. Tem o Power (para rodovias, quando o carro precisa de mais força – uso do motor a combustão), Eco (que privilegia o motor elétrico), o EV (para manobras) e Normal.

A mudança entre os dois motores é automática e imperceptível. O motorista só sabe qual está em funcionamento por meio do painel, que mostra sempre o que está acontecendo no motor.

Até os 50km/h o Prius normalmente usa o motor elétrico. Depois disso, o motor a combustão passa a se revezar com o elétrico.

Por dentro do Prius

Esta quarta geração do Toyota Prius é produzida sobre a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture).

A TNGA melhorou a rigidez torcional do veículo, que agora acomoda as baterias sob os bancos traseiros.

O porta-malas tem capacidade para levar 412 litros.

Espaçoso, o Prius tem 2.70 metros de entre-eixos. E para melhorar, esta geração ganhou 6 centímetros no comprimento e 1,5 centímetro na largura.

O resultado é muito espaço e conforto para todos os passageiros.

Agora vamos falar um pouco sobre como é dirigir o Prius. Seu visual chama a atenção por fora e por dentro também. Estilão bem futurista.

O câmbio fica no painel e não no console central. Destaque para a alavanca de seleção do câmbio, que parece um joystick.

Olha o câmbio estilo joystick do Prius

O console é em dois níveis, bem clean e moderno. A central multimídia é grande, intuitiva, sensível ao toque e cheia de funções.

A tela de LCD tem sete polegadas e conta com sistema de áudio JBL compatível com funções de CD-R/RW, DVD Player, MP3, rádio AM/FM e conectividade Bluetooth.

Conta também com câmera de ré, GPS e TV digital integrados. O computador de bordo multifuncional e colorido, exibe no centro do console várias informações do carro.

Outro sistema bacana que o Prius oferece é o head up display. Colorido, projeta as informações de velocidade e autonomia no parabrisa.

O ar-condicionado é digital com duas zonas. Tem ainda sistema de aquecimento dos bancos e carregador de celular sem fio.

Segurança

Economia, tecnologia e segurança. O Prius é equipado com sete airbags (frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos do motorista), controles de tração e estabilidade, sensor de chuva, freios a discos nas quatros rodas, além de faróis e lanterna traseira de led.

Esta plataforma TNGA tornaram o centro de gravidade do modelo 2,5 centímetros mais baixo. Com isso, a estabilidade e a dirigibilidade melhoraram.

As suspensões são independentes McPherson na frente e multibraços atrás.

Conta também com isofix, para fixação de cadeirinhas infantis.

Os híbridos no Brasil e no mundo

Em fevereiro deste ano, a Toyota alcançou a marca de 10 milhões de veículos híbridos comercializados em todo o mundo.

Deste total, a família Prius responde por mais de 60%, com 6,1 milhões de unidades vendidas.

A Toyota estima que a utilização de sua gama de veículos híbridos deixou de emitir aproximadamente 77 milhões de toneladas de CO2 e economizou mais de 29 bilhões de litros de gasolina, na comparação com automóveis convencionais de mesmo porte e estilo de condução.

Desde 2015, ainda no governo de Dilma Rousseff, carros elétricos ficaram livres do imposto de importação de 35%. Desde que tenham autonomia mínima de 80 km.

Já o imposto para os híbridos cai de 35% e fica entre 7% e zero, de acordo com o nível de eficiência energética e o tamanho do motor a combustão.

Algumas cidades do Brasil oferecem benefícios para quem compra um modelo híbrido. Em São Paulo, Sorocaba e Indaiatuba,os veículos híbridos possuem isenção de 40% no IPVA.

Na cidade de São Bernardo do Campo, a isenção é de 20%.

Além disso, em agosto de 2015, a prefeitura de São Paulo promulgou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para veículos elétricos e híbridos.

Nossa experiência com o Toyota Prius

O Prius impressiona logo pelo seu visual. Circulando nas ruas de São José do Rio Preto, SP, o carro chama a atenção.

Com linhas bem ousadas, o Prius é um carro para quem se importa com o meio ambiente, mas não deixa de lado o conforto e curte tecnologia.

Até o design (que pode ser exagerado e excêntrico para alguns) desse híbrido foi pensado para melhorar a eficiência aerodinâmica, oferecendo menos resistência ao ar. Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,24Cx.

Após a surpresa com o design e com o interior, hora de ligar o carro. E não é que fomos surpreendidos novamente? Não há barulho do motor.

Console central com porta-copos e carregador sem fio de celular

Algumas pessoas chegavam a perguntar se o Prius estava mesmo ligado. O silêncio na cabine, aliás, é uma das coisas mais agradáveis nesse carro. Não há ruído.

As telas no painel central – em frente ao motorista fica o head-up display – mostram em tempo real o funcionamento do motor.

Dirigir o Prius se transforma em um game, no qual o motorista quer sempre atingir os melhores índices de consumo para recarregar a bateria, usando o carro de forma mais consciente.

Na cidade, este híbrido roda macio, silencioso e bem estável. Apesar de ser um carro grande, é fácil de estacionar, com o auxílio da câmera de ré.

Sistema de aquecimento dos bancos

Na estrada, mostrou que tem torque suficiente para retomadas e ultrapassagens sem deixar o motorista na mão. Com o tanque cheio de gasolina (43 litros), o Prius consegue rodar mais de 900 km sem reabastecer. Mais um ponto positivo para a tecnologia híbrida.

A direção é eletroassistida, bem leve para circular e fazer manobras no trânsito. Tem ajustes de altura e profundidade.

Falta um ajuste eletrônico dos bancos. O freio de estacionamento é acionado com o pé, igual aos das picapes, sabe?

E a bateria? A bateria não tem um prazo especifico de vida útil, tem sim a garantia de 8 anos pela fábrica. A autonomia dela é full ou seja, sempre estará atuando e sendo recarregada pelo próprio uso do veículo.

Em outras palavras, ela nunca descarrega. Na cidade, é possível usar somente o motor elétrico. Ou seja, em alguns trechos o carro não gasta gasolina!!!

Espaço interno de sobra, conforto e acabamento de primeira fazem do Toyota Prius um carro bem interessante. E além disso, cumpre a sua proposta de eficiência energética.

Preços e outras informações

O Toyota Prius é o modelo mais barato do segmento e custa R$ 126.600,00.

Pelo Ciclo Toyota, é possível dar uma entrada de R$ 64.169,00 e 36 prestações fixas de R$ 999,02 mais 1 prestação residual de R$ 50.640,00, com vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 0,99% ao mês.

O valor do seguro varia de acordo com o perfil e fica entre R$3 e R$4 mil.

O plano de manutenção tem preços parecidos com o do Corolla e o serviço é todo feito na própria concessionária.

“As vantagens de um carro híbrido são o baixíssimo consumo de combustível, a sustentabilidade, já que emite menos CO2 e menos ruídos dentro e fora da cabine do Prius. Este veículo está ganhando espaço no mercado. Com a garantia pela fábrica sendo de 8 anos sobre a bateria, ele ganha competitividade de negócios e valorização”, explica Luiz Fernando de Castro, da Rodobens Toyota Rio Preto.

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