A Cadillac, marca de veículos de luxo da GM, lançou essa semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos, um serviço de assinatura inédito, que com certeza irá fazer a gente repensar o nosso modo de usar o o carro. O Book by Cadillac funciona como um clube de assinatura e permite que, por uma taxa fixa mensal de US$ 1,5 mil (cerca de R$ 4.830), seus membros dirijam e troquem de carro sempre que quiserem.
O legal é que os assinantes terão a oportunidade de dirigir sempre os lançamentos da marca. O cliente pode optar por um SUV Escalade (a partir de US$ 73.395) em um mês, no outro pelo crossover XT5 (a partir de US$ 40.390), curtir o cupê ATS-V (a partir de US$ 62.895) e passar em seguida para o sedã CT6 (a partir de US$ 53.795). O assinante escolhe o modelo de carro por meio de uma aplicativo da Cadillac, disponível para Android e Apple.
Um motorista com luvas brancas faz a entrega do veículo no local escolhido pelo assinante.
Uma nova proposta
O serviço lança um novo jeito, uma novo proposta de consumo. Fato é que a geração Millennials, composta por jovens nascidos entre 1980 e 2000, considerada a maior até o momento, com cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, está mudando o mercado de consumo. Esses jovens valorizam a economia e o uso compartilhado de recursos, ou seja, trazem consigo uma mudança no estilo de consumir.
Não se interessam por carros. Quando se interessam, esses jovens se identificam de forma diferente: menos pela marca e mais pelo que os produtos têm a oferecer. Os veículos devem estar cada vez mais conectados aos smartphones, por exemplo.
Por isso, valorizam serviços com o Uber e de compartilhamento de carros.
Como funciona o Book by Cadillac
Com o seu serviço de assinatura, a Cadillac pretende desonerar os amantes de carros de tarifas como seguros, manutenção e registro. Está tudo embutido no valor da assinatura. O cliente arca com o combustível, pedágios e estacionamento. Bata apresentar a carteira de motorista e o cartão de crédito.
“Não se trata de propriedade e posse, mas de experiência”, disse Eneuri Acosta, da comunicação da Cadillac, para a revista Condé Nast Traveller. Segundo Acosta, não se trata de um serviço de compartilhamento, já que os assinantes poderão ficar com o carro durante todo o período que quiserem. Além disso, a quilometragem é ilimitada.
O serviço Book by Cadillac deverá ser expandido para outras cidades dos Estados Unidos, mas ainda não há data definida.
Um coisa é fato. O lançamento do Book by Cadillac pode mudar a nossa forma de usar o carro.