Audi A3 sedan chega por R$ 116,4 mil

Durante o lançamento oficial do seu novo modelo, o A3 Sedan, a audi confirmou o preço de R$ 116,4 mil. Já comercializado nas concessionárias da marca (inclusive em São José do Rio Preto, SP, pela Eurobike) o carro tem motor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. O câmbio é o S tronic de sete marchas e dupla embreagem, já conhecida em outros veículos da fabricante.

Ele chega para disputar o mercado com o também recém-lançado Mercedes-Benz CLA (leia a reportagem aqui) e aposta na grande oferta de equipamentos e no preço para vender. O A3 sedan, agora importado da Hungria, será o primeiro veículo da marca a sair da fábrica brasileira, localizada no Paraná. Ele será nacional a partir do segundo semestre de 2015. No primeiro semestre de 2016, será a vez do Q3 se tornar produto brasileiro. A marca espera vender 3.500 unidades em 2014.

“Esse modelo atende às expectativas dos brasileiros e vai nos ajudar a trazer novos consumidores para a marca” afirmou o alemão Jörg Hofmann, presidente da Audi do Brasil.  O motor é inédito, com dupla injeção. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. O consumo combinado (cidade e estrada) é de 17,8 km/l e a emissão de CO2, 129 g/km. Segundo a Audi, o modelo faz 14,3 km/l na cidade e 20,8 km/l na estrada.

A Audi, que marca a entrada no segmento de sedans compactos com o A3, apresenta um modelo tão equipado e sofisticado quanto seu concorrente. O quatro portas tem peso de 1.295 quilos, 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura. Destaque para os módulos xenon plus com luzes de uso diurno em LEDs que formam um contorno luminoso nas bordas superior e inferior.

Interior

Os bancos têm boa ergonomia e com os ajustes elétricos fica fácil encontrar uma posição de dirigir. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e shift-paddles para troca de marchas. Os dois grandes instrumentos redondos do painel são de fácil leitura. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações DIS (Driver Information System). A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.

O sistema de operação do pacote de rádio MMI, com monitor retrátil elétrico, é equipamento de série. Ele pode medir 5,8 ou 7 polegadas na diagonal, caso o carro conte ou não com o opcional de navegação. O painel de controle MMI foi posicionado acima do console central e com um toque em um botão, ele se “esconde” no painel.

A versão topo de linha do sistema é o MMI Navigation Plus (custa R$ 9,9 mil) com MMI touch e dispõe de um drive de memória interna de 40 GB de capacidade, assim como de um drive DVD, rádio com triplo sintonizador e oito alto-falantes. Essa versão também conta com dois leitores de cartões de memória, Audi Music Interface (AMI) e uma interface Bluetooth para integração com dispositivos móveis e smartphones. O comando de voz permite que o motorista simplesmente informe o seu destino.

O terminal MMI é usado para controlar as diversas funções disponíveis. O motorista escreve em cima do botão letras ou números com o dedo e o sistema reproduz cada caráter introduzido. Isso permite ao motorista introduzir dados para informações de navegação ou para fazer ligações de maneira segura.

As saídas de ar são inspiradas nos jatos. O acabamento interno surpreende, assim como em outros modelo da marca. Outro ponto positivo é espaço interno. A capacidade do porta-malas, 425 litros, pode ser aumentada para até 880 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

Como ele anda

Nós testamos o Audi A3 sedan em trecho urbano e de estrada. Foram cerca de quilômetros de percurso. O motor 1.8 TFSI com potência de 180 cv, quatro cilindros e 250 Nm de torque máximo confirma a meta da Audi com o downsizing: troca de altas cilindradas pela turboalimentação.

A direção é eletromecânica, indexada à velocidade. Com isso, ela evita que o motorista faça movimentos bruscos em alta velocidade e não torça demais o volante. Em velocidades mais altas, o volante fica mais “pesado”, dando maior segurança ao dirigir.

Passamos por trechos de curvas bem fechadas durante o test drive pela estrada dos Romeiros, em Itu, e o modelo mostrou ser muito estável. As reduções e ultrapassagens são feitas tranquilamente. Sem medo, pois o motor responde rápido ao pisar no acelerador.

O modelo vem equipado com o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas de trânsito ou pedágios, por exemplo, para diminuir o consumo. De início, pode parecer estranho para o motorista que não está acostumado.

O já conhecido câmbio S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem, faz as trocas sem o condutor notar, não há trancos. As marchas mais baixas têm relações relativamente curtas, enquanto a mais alta é comparativamente longa, para reduzir a rotação do motor em longos trajetos em velocidades moderadas.

É possível fazer as trocas também manualmente, por meio do shift paddle, as aletas localizadas atrás do volante. O sedan conta com o sistema Audi Drive Select que regula o pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O modo Individual permite que o motorista especifique, dentro de certos limites, seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.

Além do bom acabamento e espaço interno, o sedan tem bom isolamento acústico. O carro conta com teto solar panorâmico, ar-condicionado automático e com duas zonas (motorista e passageiro escolhem a temperatura ideal para cada um) e espelho retrovisor antiofuscante automático com sensores de luz e chuva.

Equipamentos de segurança

O pacote de equipamentos do A3 sedan inclui sistemas de retenção com sete airbags, um sistema integral de proteção de cabeças e airbag de joelho para o motorista. Entre os itens de segurança adicionais estão a montagem ISOFIX para assentos infantis na traseira, luzes de freios adaptativas e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) com vetorização eletrônica de torque no diferencial.

Assentos traseiros dobráveis, ar-condicionado automático e espelhos retrovisores laterais com indicadores de direção em LEDs fazem parte do pacote de equipamentos de série do A3 Sedan. O para-brisa é à prova de som, vidros elétricos, assentos dianteiros com regulagem de altura e o freio de estacionamento eletromecânico. A concorrência começou acirrada no segmento de sedans compactos em 2014. Resta ao consumidor escolher pela marca favorita ou preço, já que os concorrentes (Mercedes-Benz CLA e BMW 320i) oferecem praticamente os mesmos equipamentos.

Por enquanto o sedan da Audi ganha em preço, mas, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o modelo tem preço sugerido de R$ 126,4 mil.

*O Hi-Mundim viajou a convite da Audi do Brasil