Mercedes CLA, o coupé descolado


Pensando em atrair e agradar o público mais jovem, a Mercedes-Benz trouxe ao Brasil o coupé CLA 200 Turbo 1st Edition. O Hi-Mundim esteve em São Paulo e pode conhecer e dirigir o carro, que chega com um apelo bem esportivo. O motor é um 1.6 turbo com 156 cv e transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT. Ele já está disponível nas concessionárias, inclusive em São José do Rio Preto, SP, por R$ 150,5 mil.

O novo integrante da geração de compactos, um coupé de quatro portas, tem injeção direta de combustível e sistema ECO start/stop. O design, com linhas modernas, deixa o veículo sofisticado e esportivo. Tem faróis bi-xenônio e LEDs nas luzes de condução diurna. As rodas são de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos.

Na traseira, as lanternas em forma de flecha chamam atenção. As duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, reforçam o caráter esportivo do veículo.

O modelo tem um grande teto solar panorâmico deslizante. O conjunto consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro. A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira de forma natural, como um elemento de estilo totalmente integrado ao design do carro. Caso deseje, o motorista pode proteger o interior dos raios solares acionando uma tela de isolamento, ao toque de um tecla.

O acabamento interno é  prata escurecido e preto. As saídas de ar lembram turbinas de avião. Os bancos são em couro sintético e tecido, estilo concha e seus ajustes são manuais. A manopla de câmbio não está no console central, mas atrás do volante. Seu ajuste é fácil. No painel está a tela de 17,8 cm, que se eleva ao centro. Nele, o motorista tem informações do ar-condicionado, que é digital, navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz. O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e Sd-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming. Num primeiro momento, pensei que a tela fosse sensível ao toque (touch-screen), mas para selecionar as funções é preciso girar um botão no console central.

O CLA vem equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação estrategicamente escolhidos, com destaque para as soleiras em alumínio iluminadas. 

O coupé é equipado com direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor. A assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado. O sistema também dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control – programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.

Outro equipamento é o sistema de detecção de sonolência Attention Assist (assistente de atenção) que alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso. Conta também com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função Hold, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.

São sete airbags no CLA. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, há dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista.

 

Esta semana a Audi lança o A3 sedã, que chega para ser um concorrente do CLA. E o Hi-Mundim participa também de seu lançamento.

Como ele anda

Nós dirigimos o CLA por trecho de cidade e rodovia. Foram cerca de 300 quilômetros de test drive. A transmissão que equipa o modelo era utilizada somente em modelos esportivos da série AMG. É possível fazer as trocas de maneira manual, por meio de borboletas atrás do volante. E o conjunto motor/câmbio surpreende tanto na cidade quanto na estrada. Na retomadas o CLA responde rápido quando o motorista pisa.

As trocas de marchas são imperceptíveis. Ponto para a sistema de dupla embreagem. Vai para o modo manual, usando as borboletas? A sensação é a mesma: suavidade nas trocas. O modo ECO conta com sistema start/stop, que “desliga” o motor e controla a potência do ar-condicionado ao parar o carro num sinal de trânsito, por exemplo. Como o sistema tem a função de economizar combustível, o veículo chega rápido à sétima marcha, em até 1.500 rpm.

O limitador de velocidade, chamado de Speedtronic, ou limite de velocidade, tem fácil ajuste, por meio de alavanca atrás do volante e auxilia o motorista em trechos com muitos radares, por exemplo, como é o caso do Rodoanel, onde fizemos o test drive. No volante estão ainda os controles do som, que facilitam a vida do motorista. O painel, com mostradores de velocidade e conta-giros é simples. Poderia seguir o estilo mais esportivo do carro.

Mas o fato é que a marca oferece um coupé sofisticado e esportivo, como muito tecnologia e conjunto mecânico que surpreende. Agora é esperar os concorrentes.

CLA 200 Turb

o 1st Edition

Motor 4 cilindros em linha, turbo, 16 válvulas
Cilindrada 1.595 cm³
Potência 156 cv / 5.300 rpm
Torque máx. 250 Nm entre 1.250 – 4.000 rpm
Aceleração 0-100 km/h 8,5 s
Velocidade máxima 223 km/h
Peso 1.430 kg
Pneus 225/40 R18
Capacidade do porta-malas 470 l
Tanque de combustível 56 l
Dimensões Comprimento: 4.630 mm
Largura: 2.032 mm
Altura: 1.432 mm