No dia 16 de dezembro, segunda-feira, São José do Rio Preto será o ponto de partida do trem natalino, que faz parte do projeto Natal nos Trilhos. O trem vai circular por mais de 30 municípios entre os dias 16 e 21 de dezembro.
O projeto é realizado pela Rumo em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
A grande atração deste ano é a locomotiva C30-7 9380, fabricada em 1978, na Austrália. É uma das três únicas fabricadas no mundo e uma das duas que vieram para o Brasil.
Decorada com centenas de luzes natalinas, a 9380 conta com uma pintura especial em homenagem à Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA).
Junto com dois vagões históricos e mais a locomotiva 7202 presente na última edição, a composição sai de São José do Rio Preto no próximo dia 16, terminando o roteiro em Jundiaí no sábado (21).
No total, serão percorridos cerca de 450 quilômetros.
“É uma iniciativa única que reúne as pessoas para apreciar a passagem das locomotivas iluminadas. O projeto mescla o resgate da memória ferroviária e a celebração do Natal”, destaca Rodrigo Verardino, gerente de relações governamentais da Rumo.
Trem com pintura heritage
Pioneiro no Brasil, o design no estilo “heritage” (do francês “héritage”, que significa “herança”) recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho.
No total, cerca de 140 litros de tinta foram usados na pintura especial da locomotiva. As cores mesclam o passado com a parte frontal homenageando a FEPASA e o futuro das ferrovias com as cores da Rumo decorando o restante da locomotiva.
Segurança
Para que todos possam assistir à passagem da locomotiva em segurança, atenção para alguns cuidados essenciais:
- Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;
- Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
- Escolha um local seguro para registrar suas imagens;
- Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;
- E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!
Confira a programação completa da passagem do Expresso Paulista:
Dia 16/12
Saída de São José do Rio Preto
- Engenheiro Schmitt
- Cedral
- Uchoa
- Catiguá
- Catanduva
- Pindorama
Dia 17/12 – Chegada a Santa Adélia
Saída de Santa Adélia - Cândido Rodrigues
- Taquatiringa
- Dobrada
- Santa Ernestina
Dia 18/12 – Chegada a Matão
Saída de Matão - Silvânia
- Bueno de Andrada
Dia 19/12 – Chegada a Araraquara
Saída de Araraquara - Ibaté
- São Carlos
- Itirapina
Dia 20/12 – Chegada a Rio Claro
Saída de Rio Claro - Santa Gertrudes
- Cordeirópolis
- Limeira
- Americana
- Nova Odessa
- Sumaré
- Hortolândia
Dia 21/12 – Chegada a Campinas
Saída de Campinas - Valinhos
- Vinhedo
- Louveira
- Chegada a Jundiaí
*Por questões operacionais, cronograma sujeito a mudança de localidade e horário sem aviso prévio.