Itinerância traz produções internacionais de cinema

Filme "O Jovem Karl Marx" abre a Itinerância
Filme "O Jovem Karl Marx" abre a Itinerância

Começa hoje, dia 1º, a Itinerância da 41ª Mostra Internacional de Cinema, no Sesc Rio Preto. Até o dia 20 de dezembro, o público poderá conferir gratuitamente um panorama do cinema contemporâneo mundial.

Entre os destaques está o longa “O Jovem Karl Marx’, inédito nas telonas.

Composta por 10 produções selecionadas desta edição – que exibiu 395 títulos de 59 países – a Itinerância proporciona ao público a oportunidade de conhecer um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem realizado.

Para abrir a Mostra nesta sexta, dia 1º, às 20h, tem a exibição da cinebiografia “O Jovem Karl Marx”, co-produção França, Alemanha e Bélgica, com direção do haitiano Raoul Peck.

O longa sobre a história do filósofo alemão será lançado comercialmente no Brasil em 28 de dezembro, e antes abrirá a Itinerância no Sesc Rio Preto.

Aos 26 anos, Karl Marx embarca com a mulher, Jenny, para o exílio. Em Paris, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica que estudou o nascimento do proletariado inglês.

Engels traz a Marx a peça que faltava para o quebra-cabeça de sua visão de mundo. Juntos, em meio à censura, greves e agitação política, eles vão liderar uma completa transformação política e social do mundo.

Outros longas da Itinerância

Outros longas que serão exibidos são “The Square”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano, e “Visages, Villages”, da diretora homenageada nesta edição, Agnès Varda.

The Square

O filme póstumo do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, “24 Frames”, também integra a programação.

O público poderá conferir ainda os candidatos da Suíça e da Coreia do Sul a uma indicação de Melhor Filme Estrangeiro no próximo Oscar, “Mulheres Divinas” e “O Motorista de Táxi”, respectivamente, além do próprio sueco “The Square”.

Mulheres Divinas

O novo longa de Philippe Garrel, “O Amante de um Dia”, e um dos longas realizados este ano pelo sul-coreano Hong Sang-Soo, “O Dia Depois”, estão na Itinerância.

O premiado filme argentino “Uma Espécie de Família” e o alemão “De Encontro com a Vida” completam a programação. A entrada é gratuita.

Filme “Uma Espécie de Família”

A Itinerância Sesc leva uma amostra da programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo para um total de 11 cidades do interior paulista.

Além de Rio Preto, alcança as unidades do Sesc de Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.

A Mostra acontece na Sala de Uso Múltiplo e os convites devem ser retirados com 1h de antecedência. A capacidade é para 30 pessoas.

O Motorista de Taxi

 

Programação completa:

O JOVEM KARL MARX

Direção: Raoul Peck. França, Alemanha, Bélgica. 2017. 118 min.
Aos 26 anos, Karl Marx embarca com a mulher, Jenny, para o exílio. Em Paris, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica que estudou o nascimento do proletariado inglês. Engels traz a Marx a peça que faltava para o quebra-cabeça de sua visão de mundo. Juntos, em meio à censura, greves e agitação política, eles vão liderar uma completa transformação política e social do mundo.
Dia 1/12, sexta, das 20h às 22h
Não recomendado para menores de 12 anos

O AMANTE DE UM DIA

Direção: Philip Garrel. França. 2017. 76 min.
Essa é a história de um pai, sua filha de 23 anos – que volta para casa depois de terminar um relacionamento – e sua nova namorada, que também tem 23 anos e vive com ele.
Dia 6/12, quarta, das 20h às 22h
Não recomendado para menores de 14 anos

O DIA DEPOIS

Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul. 2017. 92 min.
É o primeiro dia de trabalho de Areum em uma pequena editora. Bongwan, seu chefe, terminou recentemente o relacionamento que mantinha com a funcionária que trabalhou ali anteriormente. Hoje também, Bongwan, que é casado, sai de casa na manhã ainda escura e parte para o trabalho. Naquele dia, sua esposa encontra um bilhete de amor, explode no escritório e acaba confundindo Areum com a mulher que ele deixou.
Dia 7/12, quinta, às 20h
Não recomendado para menores de 12 anos

DE ENCONTRO COM A VIDA

Direção: Marc Rothemund. Alemanha. 2017. 111 min.
Saliya ficou parcialmente cego na adolescência. Apesar disso, não desistiu do seu sonho de trabalhar em um hotel de luxo. Sem contar a ninguém que mal vê, o rapaz consegue um estágio no hotel mais conceituado de Munique. No entanto, quando Saliya se apaixona por Laura, seu plano, cuidadosamente elaborado, começa a desmoronar.
Dia 8/12, sexta, às 16h
Não recomendado para menores de 10 anos

UMA ESPÉCIE DE FAMÍLIA

Direção: Diego Lerman. Argentina, Brasil, Polônia, França. 2017. 96 min.
Malena recebe uma ligação que mudará sua vida: o bebê que adotou está prestes a nascer. Ela viaja para buscá-lo e logo se vê chantageada pelos pais biológicos do recém-nascido. Malena passa a ser atormentada por dilemas morais e legais que a fazem se questionar sobre o quão longe está disposta a ir para obter o que mais deseja.
Dia 9/12, sábado, às 16h
Não recomendado para menores de 14 anos

THE SQUARE

Direção: Ruben Östlund. Suécia, Alemanha, França, Dinamarca. 2017. 142 min.
Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea, um pai divorciado e dedicado, que apoia boas causas. Sua próxima exposição é The Square, uma instalação que convida os transeuntes ao altruísmo. Mas às vezes é difícil viver de acordo com seus próprios ideais: a resposta tola de Christian pelo roubo de seu telefone o leva a situações vergonhosas. Enquanto isso, uma agência de relações públicas cria uma inesperada campanha para promover The Square. A reação é exagerada e conduz Christian, assim como o museu, a uma crise existencial. Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Dia 13/12, quarta, às 20h
Não recomendado para menores de 14 anos

MULHERES DIVINAS

Direção: Petra Volpe. Suíça. 2017. 96 min.
Nora é uma jovem dona de casa que mora em uma pequena cidade com o marido e os dois filhos. O interior da Suíça permanece à parte dos grandes movimentos sociais surgidos em 1968. A vida de Nora tampouco é afetada, até começar a lutar publicamente pelo direito ao voto feminino, que os homens devem decidir nas urnas no dia 7 de fevereiro de 1971.
Dia 14/12, quinta, às 20h
Não recomendado para menores de 14 anos

VISAGES, VILLAGES

Direção: Agnès Varda e JR. França. 2017. 89 min. Documentário.
Agnès Varda e JR têm coisas em comum: sua paixão por imagens e, mais particularmente, o questionamento sobre os lugares onde elas são mostradas e a maneira como são compartilhadas e expostas. Agnès escolheu o cinema. JR escolheu criar galerias fotográficas ao ar livre. Quando os dois se conheceram, em 2015, imediatamente quiseram trabalhar juntos e fazer um filme na França, longe das cidades. Em encontros aleatórios ou planos pré-concebidos, eles partem em direção a outras pessoas e as convidam a segui-los em sua viagem de caminhão.
Dia 15/12, sexta, às 20h
Não recomendado para menores de 10 anos

24 FRAMES

Direção: Abbas Kiarostami. Irã, França. 2016. 120 min.
“Um dia, quando eu não tinha nada para fazer, comprei uma Yashica barata e saí pela natureza. Eu queria estar em contato com ela. Ao mesmo tempo, desejava compartilhar com os outros momentos agradáveis que testemunhei. É por isso que comecei a tirar fotografias. Para, de alguma maneira, eternizar esses momentos de paixão e dor…”.
Dia 16/12, sábado, às 16h
Livre

O MOTORISTA DE TÁXI

Direção: Jang Hoon. Coreia do Sul. Cor. 2017. 137 min.
Um taxista de Seul é contratado por um jornalista estrangeiro para levá-lo até a cidade de Gwangju. Ao chegar lá, eles se deparam com o lugar tomado pelo governo militar e com os cidadãos, liderados por um grupo de estudantes, reivindicando liberdade. O que começa com uma simples corrida de táxi se torna uma luta pela sobrevivência em meio à Revolta de Gwangju, evento real que aconteceu na Coreia do Sul em maio de 1980.
Dia 20/12, quarta, às 20h
Não recomendado para menores de 16 anos