Instalação sobre fim da humanidade no Riopreto Shopping

Instalação Operação Mausoléu (Foto: Jef Telles)
Instalação Operação Mausoléu (Foto: Jef Telles)

Neste sábado, dia 19, o Agrupamento Núcleo 2, de Rio Preto, leva ao Riopreto Shopping, o projeto “Galeria para Cemitérios”. O agrupamento ocupa a Praça 1 de Eventos com a instalação performática “Laboratório de Memórias”, a partir das 16h.

O projeto é um dos vencedores do Edital de Artes Integradas do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.

Operação Mausoléu (Foto: Jef Telles)

O trabalho faz parte das ações para criação do espetáculo multimídia “Galeria para Cemitérios”, ambientado no futuro.

Utiliza como pretexto a “montagem de uma exposição de arte contemporânea voltada aos mortos” para debater questões atuais, como a insensatez e a antropofagia social.

Cada trabalho é único e o Laboratório de Memórias será apresentado pela primeira vez no sábado.

Instalação interativa

“Laboratório de Memórias” reúne performers confeccionando “pedaços” do que sobrou da humanidade.

Na obra, quatro atuadores transformam em “arte” singelos objetos captados no “passado” (século XXI). A instalação acontece em silêncio, em meio à cacofonia e movimentação de pessoas.

“Não há uma encenação ou conflito na história, que se passa em loop. Os operadores constroem, reformam ou restauram objetos para, futuramente, serem instalados em cemitérios”, afirma Jef Telles, diretor.

Operação Mausoléu (Foto: Jef Telles)

Além dele, os artistas que atuam na intervenção são os atores Cássio Henrique e Ronaldo Celeguini e o bailarino Vinícius Francês.

O grupo propõe uma instalação interativa, na qual o público pode observar o trabalho dos performers e também inserir-se na obra, participar e colaborar com a mesma.

Utilizando a tecnologia binaural (recurso sonoro que simula como os sons são captados pelo ouvido humano, percebendo-os de todas as direções), os espectadores podem acompanhar a narrativa com fones. Isso possibilita uma imersão maior na trama.

“O objetivo é, inclusive, contar com a ajuda do público para construir futuramente o espetáculo multimídia, captando depoimentos, fragmentos de memória e outras sutilezas de outrora”, observa Telles.

Galeria para Cemitérios

A obra “Laboratório de Memórias” é a segunda parte da série de quatro intervenções inéditas que resultarão na temporada do espetáculo “Galeria para Cemitérios”, em julho.

A primeira, intitulada “Operação Mausoléu”, foi realizada no dia 5 de maio, na avenida Brigadeiro Faria Lima e proximidades.

O Zoológico Municipal, dia 26 de maio, e o Cemitério de Bady Bassitt, em 9 de junho, serão palco das demais intervenções.

“A proposta para o Riopreto Shopping sediar um dos espaços é, além do grande fluxo de pessoas, por tratar-se de um ambiente que dialoga com o conceito estético da obra (que se passa no futuro), gerando um contraponto instigante em seu conteúdo: a utilização e manuseamento de objetos minimalistas, que passam despercebidos em nosso dia-a-dia”, afirma o diretor.

Operação Mausoléu

Sobre o processo de intervenções para a construção do espetáculo “Galeria para Cemitérios”, Vinicius Francês considera que se tratam de situações únicas e investigativas em espaços da cidade.

Segundo ele, é possível encontrar, “dramaturgicamente, audiovisualmente e artesanalmente”, materiais que possam compor a ficção desse espetáculo-instalação, que observa o mundo onde o único espaço que resta para exposição de obras de arte são os cemitérios, ou seja, para os mortos.

Além de contemplado pelo ProAC, o projeto foi selecionado para integrar a programação do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, o FIT Rio Preto 2018, que acontece entre 5 e 14 de julho.

O Núcleo 2 participa do Módulo B – Obras Abertas à Provocação, da Cena Rio Preto.

No espetáculo “Galeria para Cemitérios”, a equipe também é integrada por Marcelo de Castro (trilha sonora), Luis Fernando Lopes (iluminação), Jorge Etecheber (fotografia) e Daniela Honório (produção).

Sinopse de “Laboratório de Memórias”

É nesse círculo do resto de nós, que a gente tenta se descobrir, se revelar, emaranhar. Juntar os vestígios de um com as dores e odores do outro.

Serviço

“Laboratório de Memórias”, intervenção urbana/instalação do projeto “Galeria para Cemitérios”

Sábado, dia 19 de maio, a partir das 16h, Riopreto Shopping – Praça 1 de Eventos

Gratuito

Duração: 4 horas