Rio Preto tem comemoração pelo Dia do Saci

Dia do Saci

Halloween que nada! Em São José do Rio Preto, SP, a comemoração nesta terça-feira, 31 de outubro, é pelo Dia do Saci.

A data foi criada pelo projeto de lei federal nº 2.762/2003.

A ideia é rebater as festividades do Halloween, ou Dia das Bruxas, de tradição celta e muito comemorado nos EUA, mas sem ligação com a cultura popular brasileira.

E o escolhido foi o Saci-Pererê, um dos personagens mais conhecidos do folclore nacional.

Sua origem vem dos indígenas do sul do país. É um moleque travesso, de uma perna só e gorrinho vermelho, que prega peças nas pessoas da sua vizinhança.

Festa para o Saci

Em Rio Preto vai ter festa pro Saci. A promoção é do movimento Rio Preto Sustentável e da Sacis (Saciação de Amigos e Criadores Interioranos de Sacis).

Saci do Ziraldo

Confira a programação:

18h30 às 19h30 – Visita à Mata do Saci (Parque da Represa Municipal – Lago 3), ao lado do Viveiro Municipal. Entrada pela Av. Nadima Damha, antes da ponte estaiada.

20h – Papo Massa com Marciana Lopes, com o tema “Leitura: o Alimento do Espírito”, sobre o poder transformador da leitura na vida das pessoas na Don Zelo Spagheteria, do jornalista José Carlos Pontes, um dos pioneiros da aventura dos sacis, autor de um livro lançado em 2003 (rua Saldanha Marinho, 3920).

Em seguida, a Palpitaria Ambiental Cultural, em comemoração ao Dia do Saci, apresenta as propostas da parceria Rio Preto Sustentável e Sacis para 2018.

Sacis

A Saciação de Amigos e Criadores Interioranos de Saci nasceu em 2002, por arte de inspirados amigos.

Os amigos são Jocelino Soares, José Carlos Pontes, Edmilson Zanetti, Creuza Arruda, Edmilson Mello, Dinho Costa, entre outros.

Além disso, formaram ainda o Bloco do Saci, que sai todo sábado de Carnaval às 13 horas, diretamente do Mercado Municipal.

O diretor da Casa de Cultura, Jocelino Soares, artista plástico e escritor, jura ter uma propriedade rural para criação de sacis.

“Cuidamos bem deles. Crio sacis desde os sete anos de idade, quando morava na roça. Agora estamos com uma sacizinha grávida, que só come arroz em casca. Então eu vou a Nova Granada para comprar em máquina de beneficiamento de arroz, cozinho e dou bem molinho pra ela. Ultimamente, ando preocupado: perto do meu sítio, uma usina plantou cana transgênica e soja e notei que estão nascendo sacis de duas pernas… Isso não pode. Na minha propriedade, eles ficam soltos, pulando na mata, mas não são vistos. Eles só aparecem na quinta-feira de lua cheia, das 10h às 10h15. O horário é curto, para não cansá-los. Na verdade, essa história de saci é uma grande (e saudável) brincadeira. Queremos reforçar nossa cultura, tão bonita, tão rica e misteriosa, em contraponto ao Halloween,” afirma Jocelino Soares