Oito situações em que o seguro viagem te salva

Com o seguro turista viaja com mais tranquilidade (Foto: Pexels)

Na hora de planejar uma viagem, além de escolher o destino, a gente planeja a duração, hospedagem e o que levar na mala. E muitas vezes o seguro viagem acaba sendo esquecido.

Um levantamento feito pelo portal Assistente de Viagem mostra que a maioria dos viajantes brasileiros que adquire o seguro são da região sudeste e com uma idade média de 40 anos.

O Estado de São Paulo lidera o número de segurados, com quase 40% deles. Entre as proteções mais buscadas estão: assistência médica por acidente e para enfermidade, seguro bagagem e seguro de vida por morte acidental.

Quase metade dos contratantes tem como destino o velho continente, uma vez que a cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória em diversos países do território. A maioria dos viajantes reserva 18 dias na Europa.

A América do Norte, apesar de não exigir o seguro, é a segunda no ranking, adotada por cerca de 32% dos brasileiros como destino por 12 dias.

Por causa dos altos valores de atendimento médico, quem vai para o destino acha mais protende contratar o seguro. A terceira no ranking é a América do Sul, escolhida por 12,5% dos viajantes com estadia média de seis dias.

A Oceania e a Ásia são os continentes menos procurados, mas os segundos no ranking de estada, com 15 dias de permanência. A pesquisa mostra também que a proteção para viagens domésticas ainda não é uma prática corriqueira, pois corresponde a apenas 2% das contratações.

Mas você sabe por que o serviço é importante? O seguro viagem protege o viajante em diversos perrengues.

Reunimos algumas situações citadas pela April, um grupo internacional de serviços de seguros, nas quais o seguro viagem é salvador.

Quando acionar o seguro viagem:

1. Gastos devido a atraso ou cancelamento de voo

Imagine chegar ao aeroporto, buscar pelo guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado devido a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.

2. Extravio de bagagem

Após um voo cansativo, uma das preocupações é chegar na esteira e não avistar suas malas. Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.

3. Necessidade de assistência médica

Caso o passageiro precise de assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a provedora do seguro viagem que, em um atendimento por brasileiros, irá encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que você tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto. Caso isso aconteça, você poderá solicitar o reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e as condições gerais.

4. Assistência odontológica

Enquanto degusta uma iguaria local, você sente uma dor de dente. Não se preocupe, os procedimentos são os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.

5. Acidente durante prática de esportes

Vai esquiar nos Alpes suíços, o Chile ou surfar na Austrália? É necessário informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem opções adicionais para práticas de esporte que podem ser contratadas.

Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da assistência médica: acione a empresa de seguro viagem, com o número descrito no cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao prestador e informá-lo sobre todos os procedimentos.

6. Furto qualificado de equipamentos eletrônicos

Este é um adicional oferecido por algumas seguradoras aos seus viajantes. Em caso de furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho.

Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.

7. Extensão de hospedagem por cancelamento de voo

No último dia, a nevasca toma todo o destino e os voos são cancelados. Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco dias.

8. Garantia de retorno ou regresso antecipado

Também é possível acionar o seu seguro viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido a mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para ter esse benefício.

Fonte: April e Panrotas