Museu reúne história de viagem em um Ford T

Ford T 1918/1919 utilizado na expedição (Foto: divulgação)
Ford T 1918/1919 utilizado na expedição (Foto: divulgação)

Neste mês de outubro, o Ford T, carro que simboliza o nascimento da era do automóvel, comemorou 110 anos de lançamento.

Apresentado oficialmente por Henry Ford em outubro de 1908, o Ford T pode ser visto em um museu em Bariri, no interior de SP.

Museu Mário Fava traz a história de três brasileiros que, nos anos 20 e 30, percorreram mais de 27 mil quilômetros em um Ford T, 1918. (Veja aqui o mapa da viagem)

Museu Mario Fava, em Bariri, SP

Juntos, eles mapearam a Estrada Pan-americana fizeram parte da maior aventura automobilística mundial.

Típica cidade do interior, Bariri, a 271 quilômetros de São Paulo, com 34 mil habitantes, teria na praça da Matriz sua principal atração.

No entanto, um de seus moradores, Mário Fava, apelidado “intrépido mecânico”, aceitou participar, aos 21 anos, de uma aventura automotiva.

A história dele e de outros dois brasileiros foi a inspiração para o museu que preservará na pequena cidade um intento reconhecido no mundo todo.

Museu e Ford T

O Museu Mário Fava está de portas desde 21 de julho.

O local preserva e reúne a memória da aventura protagonizada pelo mecânico baririense, ao lado de Francisco Lopes da Cruz e Leônidas Borges de Oliveira.

A viagem teve início em 1928, no Rio de janeiro e durou dez anos.

O trio percorreu, em um Ford T, 27.631 quilômetros para mapear a Estrada Pan-americana, que interliga as Américas, passando por 15 países, entre 1928 e 1938.

O museu reúne fotos, documentos, registros, jornais da época e mapas de viagem.

Na sala principal está o Ford T, fabricado em 1918, utilizado para fazer o trajeto do mapeamento. O carro centenário foi todo restaurado para ficar em exposição.

Os expedicionários

Além do Ford T, batizado com o nome de ‘Brasil’, os três levaram uma caminhonete Ford, ano 1925, que ganhou o nome de ‘São Paulo’.

Depois de abrir caminhos entre campos, florestas, montanhas, pântanos e rios, eles  encerraram a jornada na Casa Branca, nos EUA. Foram recebidos pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt e o empresário Henry Ford.

“O objetivo do museu é reunir essa história de pioneirismo e mostrar ao visitante parte dos desafios enfrentados pelo trio há mais de 80 anos”, conta o curador e um dos fundadores do museu, José Augusto Barboza Cava.

Popularização do automóvel

A aventura coincide com a popularização do automóvel no Brasil e a necessidade de abrir novas estradas e mapear outras existentes.

De acordo com o curador, a viagem para desbravar a Pan-americana foi organizada por Leônidas Borges de Oliveira. Ele recebeu do então presidente Washington Luís um documento que dava fé e apoio do governo brasileiro à empreitada.

Henry Ford tentou comprar os veículos

O Ford T (fabricado em 1918 e montado em 1919), um dos veículos utilizados na viagem, então com dez anos de uso, foi doado pelo jornal carioca O Globo.

A caminhonete Ford, fabricada em 1925, foi doação do Jornal do Comércio de São Paulo. Quando chegaram aos Estados Unidos, chamaram atenção pela resistência a tantas intempéries.

Henry Ford ao lado do Modelo T 1921 (Foto: divulgação/Ford do Brasil)

Empolgado com o feito dos brasileiros, Henry Ford tentou pessoalmente comprar os veículos assim que constatou a sua originalidade.

“Ele ofereceu um bom dinheiro para garantir a permanência dos carros nos Estados Unidos. Certamente, a ideia era utilizá-los como símbolo da qualidade e da tenacidade na marca”, conta Cava. A oferta foi recusada pelo trio.

Eles consideraram que os veículos pertenciam aos brasileiros e deveriam retornar ao Brasil. Ao voltar ao País, os aventureiros foram recebidos pelo então presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

O Ford T foi doado ao Museu do Ipiranga após a viagem. Depois foi entregue ao Museu do Gaetano Ferolla, que conta a história do transporte público da Capital do Estado.

Desde 2009, Bariri tenta reaver o veículo e só em janeiro deste ano o Ford T chegou ao município.

Ford T 1918/1919 utilizado na expedição (Foto: divulgação)

Ford T 1918/1919 utilizado na expedição (Foto: divulgação)

Para ser instalado dentro do museu, o carro precisou ser desmontado e montado em definitivo no salão principal.

O outro veículo da expedição se perdeu no tempo depois de ser abandonado em um terreno baldio nas proximidades do Museu do Ipiranga.

Museu em Bariri

Patrimônio histórico de Bariri, o prédio que abriga o museu já foi sede da Sociedade Italiana de Beneficência 4 de Novembro.

A construção tem mais de 90 anos e reunia italianos que moravam em Bariri para a realização de festas e acolhimento de novos imigrantes.

Com o passar do tempo, o prédio foi doado para a Santa Casa e abandonado depois de anos.

Com a instalação do museu, todas as dependências foram restauradas, preservando a arquitetura original.

O Museu Mário Fava tem cinco fundadores, Aziz Chidid Neto, Ari Francisco Fiadi, Ângelo Roberto Falseti, Osni Ferrari e o curador José Augusto Barboza Cava.

História do Ford T

Apresentado oficialmente por Henry Ford em outubro de 1908, o Ford T completou este ano 100 anos de história.

Para se ter uma ideia, naquela época os Estados Unidos contavam com menos de 30.000 km de estradas pavimentadas.

Feitos artesanalmente, os carros então eram vistos mais como um brinquedo de luxo – perigoso, barulhento e caro.

Modelo T 1908 (Divulgação Ford Motor Company)

A partir de 1913, Henry Ford desenvolveu o processo de produção em série do Modelo T, que abriu as portas do mercado de massa para o automóvel.

Com mecânica simples, robusto e fácil de manter, ele logo caiu no gosto popular.

As várias melhorias introduzidas ao longo do tempo o deixaram mais confortável, rápido e econômico. Lançado por 850 dólares, ele chegou ao último ano de produção, em 1927, custando 290 dólares.

Entre seus primeiros proprietários estavam o cientista Thomas Edison e os astros de Hollywood Will Rogers, May Pickford e Douglas Fairbanks.

Em 1919, a Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Brasil, com a produção desse veículo e do caminhão da linha.

Em 1920, ele representava mais da metade dos veículos em circulação no mundo. Foram mais de 15 milhões de unidades nos seus 19 anos de produção.

O Modelo T foi eleito o “Carro do Século” pela Global Automotive Elections Foundation no ano 2000, por um júri de 132 jornalistas de 33 países.

Serviço

“Museu Mário Fava”

Rua Tiradentes, nº 410. Bariri/SP

As visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

O Museu fica a 178 km de São José do Rio Preto/SP e a 325 km da Capital.

Os ingressos custam:

Inteira: R$ 10
Meia: R$ 5
Visita escolar: R$ 1, por aluno