Museu do Automóvel de Bebedouro reabre em maio

Local passa a se chamar Museu Bebedouro (Fotos: Divulgação / Prefeitura de Bebedouro)

Em janeiro deste ano, o Hi-Mundim publicou uma notícia sobre o fechamento do Museu do Automóvel de Bebedouro. Durante cerca de dois meses, a situação permaneceu indefinida, até que em 16 de março, a prefeitura da cidade e o Esplendor Clube do Carro Antigo de Bebedouro resolveram se unir para manter o local em funcionamento.

De acordo com informações da prefeitura de Bebedouro, a reinauguração do Museu está prevista para o mês de aniversário da cidade, em maio. Há promessa de oferece uma estrutura mais moderna.

O termo de parceria para reabertura do Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo foi assinado no dia 16 de março. Com o acordo, o local passará a se chamar Museu Bebedouro.

Segundo a proprietária do Museu Bebedouro, Patrícia Matarazzo, esse é um momento muito importante, pois uma administração particular passa para o poder público, o que possibilitará novas boas ações a cidade. “Parte do acervo, como aviões, algumas máquinas e carros permanecerão no local. Agradeço a Prefeitura e a todos que colaboraram. Museus são cultura e história, quem éramos, quem somos e quem seremos e somente levando a cultura a sério o país se desenvolverá. A solução para o país são as parcerias público privadas”, diz Matarazzo.

Cristiano Caon, presidente do Esplendor Clube do Carro Antigo de Bebedouro, observa que essa é uma responsabilidade que traz grandes desafios, que serão superados e atenderão toda população. “Tenho confiança nessa parceria e tenho certeza que encontraremos a melhor forma de atrair a população para prestigiar a história da cidade”, diz Caon.

Acervo

Em 1969 foi inaugurado o Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo Matarazzo, criado para acolher a coleção de carros, outras máquinas antigas das mais diversas aplicações e utilidades, além de aviões e doações.

No museu estão um Alfa 2500 6C, ano 1949; um Adler 1939, Alemão; Cadillac; aviões, helicópteros e até um escafandro, equipamento usado nos primeiros mergulhos. São quase 300 peças no acervo. Destaque para os 90 automóveis, a maioria fabricada entre as décadas de 1900 e 1950.

Nos núcleos de aeronaves o visitante encontra caças e aviões comerciais de grande porte, locomotivas, motocicletas, carros de combate, armamento bélico, motores de grande porte, aparelhos de comunicação, entre outros.

O veículo mais antigo em exposição é um Humber, fabricado em 1909. Destaque também para o Ford T 1924, o Gardner de 1935, o popular modelo Mercedes-Benz de 1939; um Cadillac ano 1950, um Jaguar ano 1952, um protótipo do Karmann Ghia TC 1600 e um esportivo Maserati 3500 G-T de 1961.

O prédio que abriga o Museu fica na Praça Santos Dumont, no Centro de Bebedouro.