Mostra ‘Tô na Lona’ traz essência inclusiva da arte

Cena de Shakesperiana 400, que estará na mostra Tô na Lona (Foto: Reprodução Facebook)

A Mostra cultural “Tô na Lona”, começa nesta quinta-feira, dia 27, em São José do Rio Preto, SP, com uma proposta diversificada e inclusiva. Como a arte deve ser. Em sua segunda edição, a Mostra segue até o dia 29, sábado, na Aresp Rio Preto.

Além de apresentações teatrais, o evento terá shows e intervenções. Com produção artística Rio-pretense.

A Mostra foi idealizado por Nelcy Moura, fundadora da Cia. Fragmentos da Arte. Com duas décadas de história no teatro e 17 espetáculos no currículo, Nelcy afirma que a proposta do “Tô na Lona” é a representatividade, levar a arte a todos.

“Apesar das dificuldades, não posso dizer que esta edição será melhor ou pior que a outra. Como não poderia deixar de ser, a força das artes cênicas, contra a inércia daqueles que apenas se lamentam e nada fazem. O Tô na Lona continuará por que é forte, múltiplo e mágico. Por isso, as atividades nos palcos se diversificam; Trata-se de um pensamento de pessoas interessadas na evolução artística, que buscam pela representatividade, pela qualidade da arte e acesso a todos”, explica.

Estreia nacional no Tô na Lona

Durante a Mostra, Nelcy Moura faz a estreia nacional do Negra Mãe, peça teatral escrita e concebida por ela. O espetáculo foi contemplado em um dos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) voltados à proteção e promoção de culturas negras.

A peça conta a história de uma secretária apaixonada pelo chefe e foi baseada em uma história real. A proposta é trazer a discussão sobre o empoderamento feminino.

Negra Mãe faz sua estreia nacional no Tô na Lona

No espetáculo, após a morte da esposa durante o parto e tendo que cuidar do filho em estado vegetativo, o homem aproveita o amor da secretária, fazendo com que ela cuide da criança. Em determinado momento, ela descobre que o chefe só está no relacionamento por causa dos cuidados com o filho.

Espetáculos, shows e gastronomia

Além da estreia de “Negra Mãe”, o Tô na Lona recebe mais duas peças teatrais em evidência na cena, Shakespeariana 400 – Recortes da vida e da morte (Cia Bardos de Teatro) e Cérebro de Elefante (Cia Ir e Vir).

Os shows serão de Amigos do Samba + Orquestra de Pandeiro; As Valquírias; Zu Laiê; a Banda Centro da Terra; Contos de Réis, Jô Moura, entre outros.

Contos de Réis (Foto: Reprodução / Facebook)

A atriz Beta Cunha está na programação com oficina de jogos dramáticos. A atividade será realizada durante os três dias do evento, das 14h às 17h.

O espaço também estará aberto para os artistas apresentarem suas produções na hora.

E tem também um espaço gastronômico, que irá promover a cultura e culinária africana. Serão nove tipos de caldos.

Programação:

27 de abril 

20h – Shakespeariana 400 – Recortes da vida e da morte, Cia Bardos de Teatro
22h – Balaio do Samba com Jô Moura

Intervenção com as Valquírias e mais…

28 de abril

20h – Cérebro de Elefante, Cia Ir e Vir
22h – Balaio do Samba com Zulaiê

Intervenção com Victor Hugo com seu Sax e mais…

Cérebro de Elefante

29 de abril

20h – Negra Mãe (uma história), Cia Fragmentos da Arte
22h – Conto de Réis

Intervenção com Amigos do Samba + Orquestra de Pandeiro e mais…

Onde acontece o Tô na Lona:

A Aresp Rio Preto fica na rua Tupi, nº 1301, no bairro Nova Redentora, em São José do Rio Preto. Os ingressos custam R$10.