Martinho da Vila e Clara Nunes, dois ícones do samba, serão homenageados no projeto “Desenhando com os gênios da MPB”, no Riopreto Shopping Center.
A mostra será aberta nesta quinta-feira, dia 15, e segue até o dia 25 de fevereiro. A visitação é aberta ao público.
Algumas canções dos sambistas foram retratadas em desenhos estilo HQ (história em quadrinho), por Hélio Kaname e Wesley Estácio.
São 20 telas impressas que mostram 10 músicas de cada músico.
Músicas de Martinho da Vila e Clara Nunes
Desenhar para o projeto foi um desafio para Hélio e Wesley.
Para ilustrar Martinho da Vila, a dupla escolheu as músicas: Samba do Trabalhador, Ninguém Conhece Ninguém, Batuque Na Cozinha, Requenguela, Verdade Verdadeira, Cresci no Morro, Pagode da Saideira, Não Rolou, Mas Vai Rolar, Segure Tudo e Aquarela Brasileira.
Da ampla discografia de Clara Nunes, os desenhistas escolheram: Abrigo de Vagabundos, Deixa Clarear, Ê, Baiana, Eterna Clara Nunes (não é música e sim, um retrato da artista), Grande Amor, Jardim da Solidão, Meu Sapato Já Furou, Morena de Angola, Ninguém e Tudo é Ilusão.
O projeto
O projeto “Desenhando com os gênios da MPB” teve início em agosto de 2017, com a proposta dos artistas plásticos se inspirarem em músicas para criar obras de arte.
Já passaram pela exposição, Gilberto Gil, pelos artistas Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes; Zé Ramalho, com os artistas plásticos Edna Stradioto e Rafael Cubone; Rita Lee pelas artistas Germana Zanetti e Jane Ferrari; e Tim Maia por Wild Wilde.
Hélio e Wesley
Hélio Kaname é fanzineiro e em 2010 lançou o quadrinho Mundo Nerd, que teve quatro edições.
Dessa HQ saiu o Chapolin Mau, em 2012.
Trabalhou também no quadrinho Creepy Pasta, um projeto do SESC Rio Preto.
Em 2015, iniciou o projeto Quadrinhos Azuis, tirinhas que trazem temas do nosso dia a dia.
Faz parte do coletivo Capivara Labs, e já participou de grandes eventos voltados para quadrinhos, como o RAF (Ribeirão Anime Fest) CAF (Campinas Anime Fest) e FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos).
Wesley S. Estácio é ilustrador autodidata, quadrinista, escritor, designer versado em diversos softwares de criação e edição de vídeo, com formação acadêmica em Artes Plásticas e atualmente, Publicidade e Propaganda.
Também é membro do Coletivo Capivara LABS, ao lado de Hélio Kaname