Tem início hoje um dos eventos mais tradicionais do agreste pernambucano. O município de São Bento do Una recebe até domingo (7/8), a 19ª edição da Corrida da Galinha.
Tem shows musicais, atividades culturais, simpósios, exposições, praça de alimentação com muito prato a base de frango e derivados, e neste ano, uma novidade, a 1ª Feira Avícola.
Mas a grande atração da festa são as competições que envolvem galinhas, galos e seus pilotos.
As provas da Corrida da Galinha são disputadas na pista de 85 metros de extensão do Galinhódromo, arena com capacidade para 5 mil espectadores empoleirados, construída dentro do recinto de exposições de São Bento do Una.
Pra quem não quiser ficar no poleiro, tem o Ninho VIP, espaço para autoridades, celebridades e imprensa.
O Galinhódromo tem Pinto Stop para melhor receber os pilotos e suas aves. E tem também Torre de Comando. É de lá que o locutor esportivo Galão Bueno narra as provas. Os galos e galinhas podem ser inscritos até momentos antes de cada prova.
Até turista tem a chance de participar. Pra isso, basta passar no Rent a Chicken, um box onde galinhas de aluguel estarão à disposição de pilotos que resolvam participar de última hora.
As competições principais são a Fórmula 1 e a 0,05 milha de Penápolis. A galinha e o galo campeão recebe como prêmio medalha, um milhão e R$ 1,8 mil. Os últimos colocados ganham uma panela cheia de condimentos.
E tem mais competição no Terreiro do Galinhódromo. Tem quem come mais e mais rápido, e dezenas de outras brincadeiras. Tem até concurso de fantasia. E tem muita competição entre pessoas também. Destaque para a prova feminina de quem come mais ovo cozido em menor tempo.
São Bento do Una é conhecida por sua produção avícola, mas quem colocou o município do agreste de Pernambuco no mapa turístico do Brasil foi a irreverente festa anual.
A cidade costuma receber em média 200 mil pessoas durante as edições da Corrida da Galinha, que gera cerca 2,5 mil empregos diretos e indiretos.