Serão 117 atores, 20 companhias, 23 espetáculos e quatro países. Entre os dias 6 e 15 de julho, acontece o 17º Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.
O Festival é uma parceria entre Prefeitura de Rio Preto e Sesc São Paulo. Além dos grupos nacionais e de Rio Preto, participam companhias da África do Sul, Brasil, Colômbia, Polônia e Portugal.
O Festival foi criado em 1969 inicialmente como Festival Nacional de Teatro Amador. Foi em 2001, a partir da parceria entre Prefeitura de Rio Preto e Sesc São Paulo, que adquiriu caráter internacional, tornando-se então o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto completa em 2017, 48 anos de história.
Programação do Festival Internacional de Teatro
A programação de espetáculos e atividades formativas tem a principal proposta voltada a democratizar a produção, o acesso e a fruição dos bens e serviços culturais.
Serão quatro espetáculos internacionais, 16 espetáculos nacionais, três espetáculos na Cena Rio Preto, 14 ações formativas, 10 noites de encontros no Bar Cultural do FIT, no Graneleiro da Swift.
O espetáculo “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, da companhia Barca dos Corações Partidos, do Rio de Janeiro, faz a abertura do Festival, no dia 6 de julho, às 19h30, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal. A entrada é gratuita.
A palhaçaria motiva o espetáculo criado pela Barca dos Corações Partidos em celebração aos 90 anos de nascimento do poeta e dramaturgo paraibano.
Os multiartistas da companhia carioca se devotam ao teatro musical brasileiro desde “Gonzagão – A Lenda” e “Ópera do Malandro”, dirigidos por João Falcão.
Na homenagem cênica a Suassuna, quem assume a direção é Luiz Carlos Vasconcelos, reconhecido pelo trabalho em “Varau da Sarapalha”, do grupo Piollin.
“O Auto do Reino do Sol” investe em uma história inspirada em personagens do autor de “O Auto da Compadecida” e ambientada no sertão da Paraíba, onde um circo-teatro se torna refúgio de um
casal de jovens de duas famílias tradicionais rivais.
A programação está no www.fitriopreto.com.br e abaixo (clique na imagem para ampliar):
Programação do Bar Cultural no Graneleiro
Lugar de encontro entre artistas, pensadores, plateia, produtores e técnicos. A entrada é grátis, mas os ingressos devem ser retirados no local.
O bar cultural é indicado para maiores de 18 anos e fica na avenida Duque de Caxias, 3900, Parque da Represa.
Intervenção
Mic Aberto
Da poesia à não concordância. Do grito de alerta ao brado de repulsa. Artistas convidados ocupam o microfone com suas considerações sobre temas diversos.
6/7 a 15/7. Todos os dias, exceto 9, 10 e 15/7
Música
DJ Basim
O DJ rio-pretense, campeão do DMC Brasil 2016, é o residente das noites no Graneleiro. Nas carrapetas, uma seleção de música negra norte-americana dos anos 70, o soul/funk brasileiro da década de 1980 e o hip-hop universal. 6/7 a 15/7.
Todos os dias, exceto 9/7
6 de julho – Quinta-feira
23h às 3h
Música
Eliane Zacharias e Esdras Nunes
O duo de voz e piano apresenta standards do jazz e do soul, a partir da década de 1930, ponto áureo do ritmo, até os dias atuais.
Intervenção
O buraco é mais embaixo (The hole is further down)
Lady Darling mostra um recorte de músicas e imagens do universo tropical urbano sob a insurgência de cores e formas encontradas nos trópicos – e dos utópicos. Vai do sem freios da década de 1980 ao batecool que faz descer até o chão.
Mic Aberto
Com: Luiz Carlos Vasconcelos, diretor do espetáculo “O Auto do Reino do Sol”
7 de julho – Sexta-feira
23h às 3h
Videoinstalação
Ensaios para Ninguém/ Espetáculo de Teatro
O artista multimídia Jef Telles propõe uma viagem pelos abismos adormecidos dentro de cada um, numa mescla de documentário, fotografia, performance, intervenção, dança e artes visuais.
Intervenção
MPB’s, Música e Poesia do Brasil
A Cia Pão Doce (RN) faz um apanhado dos saraus que realizava entre 2009 e 2012.
Mic Aberto
Com: Raimundo Nonato, ator rio-pretense.
8 de julho – Sábado
23h às 3h
Música
Renato Godá
Considerado um dos mais inventivos nomes de sua geração, o cantor e compositor escreve músicas românticas que transbordam no palco a atmosfera esfumaçada dos cabarés. É influenciado pelo folk americano e foi comparado a Serge Gainsbourg e Leonard Cohen pela revista inglesa Timeout, durante turnê na Europa.
Videoinstalação
Ensaios para Ninguém/ Espetáculo de teatro
O artista multimídia Jef Telles propõe uma viagem pelos abismos adormecidos dentro de cada um, numa mescla de documentário, fotografia, performance, intervenção, dança e artes visuais.
Performance
OPNI – Objeto Performativo Não Identificado
A Cia. Dimenti (BA) resume assim a ação: estranha, pintosa, desnudada e de outro mundo.
DJ convidado
Integrantes da Cia Dimenti (BA) pilotam as picapes com noise rebolativo e uma pitada de axé music.
Mic Aberto
Com: Elenco do espetáculo “Desastro”, da Cia. Dimenti (BA)
9 de julho – Domingo
22h às 2h
Música
DJ Miltinho Verderi
O som que salta das picapes no estilo free style é resultado de uma pesquisa dançante que vai dos anos 1950 até aqui, com pepitas do jazz, música brasileira e black music.
Sarau
Sarau das coincidências
O chão do sarau é a ágora contemporânea. Pretexto para colocar as diferenças lado a lado. Discutir os temas comuns e os desejos simultâneos. Com: Sarau das Janelas, Sarau Marginal, Sarau das Pretas e Sarau Urbano
Mediação: Andrea Capelli (Grupo Terra)
Videoinstalação
Liquefação
O vídeo recorre a um procedimento líquido para sugerir uma relação. A distorção criada por sua desconstrução indica uma metáfora e é o resultado de uma reflexão sobre ondas e partículas em relação com o sentido de jouissance (gozo).
Com: Luiz Diniz, artista visual e doutor em teoria literária
10 de julho – Segunda-feira
22h às 2h
DJ Convidado
Harlen Félix
O jornalista, ator, agitador cultural e blogueiro passeia por diferentes gêneros e décadas da música popular brasileira. Variações sobre o pop, o rock, a disco e a indie. De Billy Idol a Sidney Magal, de Madonna a Rita Lee.
11 de julho – Terça-feira
22h às 2h
MIC Aberto
Com: Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan, da companhia brasileira de teatro (PR)
12 de julho – Quarta-feira
22h às 2h
Bate-papo
Resistência e representatividade
Quatro criadores impregnados da experiência do teatro de grupo refletem sobre o cruzamento de assuntos relevantes no Brasil contemporâneo e os elementos constitutivos de uma obra teatral.
Com: Alexandre Dal Farra (Trilogia Abnegação), Carlos Canhameiro (O Canto das Mulheres do Asfalto), Grace Passô (Projeto PRETO) e Márcio Abreu (PROJETO bRASIL e Projeto PRETO)
Mediação: Marco Vasques (SC)
Websérie
Dalton/Hebe (três episódios)
Hebe é atriz de 32 anos, divorciada, mãe de duas filhas, estabelecida na carreira. Dalton tem 27 anos, é solteiro e faz mestrado na UFRN. A trama foca essa amizade e se vale da intimidade para falar, de forma humorada, de relacionamento, sexualidade, valor e significado da família e de variadas formas
com as quais as novas gerações têm lidado em os conflitos pessoais e profissionais.
Direção: Pedro Fiuza e Moniky Rodrigues. Roteiro: Mateus Cardoso. Com:
Quitéria Kelly e Mateus Cardoso. Realização: Casa da Praia Filmes
MIC Aberto
Com: elenco do coletivo sem nome do espetáculo “O Canto das Mulheres do
Asfalto” (SP)
13 de julho – Quinta-feira
22h às 2h
Lançamento de livro
Imaginai! O Teatro de Gabriel Villela
Organizado pelo crítico e jornalista Dib Carneiro Neto e pelo ator e pesquisador Rodrigo Audi, o livro que sai pelas Edições Sesc retrata 30 anos da trajetória do diretor mineiro Gabriel Villela.
Com: Gabriel Villela, Dib Carneiro e Rodrigo Audi, seguido de sessão de autógrafos
DJ convidado
Pedro Fiuza
Yayá é uma festa promovida por artista de Natal (RN) com raízes na música brasileira, em flerte com sons e ritmos de toda parte, intensamente centrada na descoberta do futuro e redescoberta do passado.
MIC Aberto
Com: Murilo Gussi, ator do GAL (Grupo de Apoio à Loucura)
14 de julho – Sexta-feira
23h às 3h
Música
Centro da Terra
O power trio formado por Fred Pala, Guilherme Pala e Zeca Mustang produz músicas próprias e resgata o rock brasileiro setentista de conjuntos como o Som Nosso de Cada Dia, A Bolha, Casa das Máquinas, Perfume Azul do Sol e A Chave, entre outros.
Performance
Encontro Suspenso
A iminência do encontro entre dois universos artísticos. Um experimento-convite movido pelo silêncio presente na sensibilidade. Nesse caminho a ser percorrido, encontram-se as instabilidades que o tempo do agora oferece.
Com: Angélica Zignani e Vinicius Francês, de Rio Preto
Intervenção
Com: Albert Silindokuhle Ibokwe Khoza (ator do espetáculo “And So You See…”, da África do Sul)
Mic Aberto
Com: Elenco do espetáculo “As Cidades Invisíveis” (coletivo Má- Criação, Portugal)
15 de julho – Sábado
23h às 3h
Intervenção
Cosmic dance
A ação incendiada pelo ator Thiago Amaral (Cia. Hiato/SP) busca inspiração no repertório dançante de diferentes tradições do mundo, conspirando para um evento festivo e divertido onde todos podem participar.
Videoinstalação
Ensaio.Crise – Como Aproveitar Material Descartável?
Um festival de teatro do interior paulista solicita de companhia teatral vídeos do processo de um dos seus espetáculos, solucionando assim dilema vivido pelo grupo sobre como aproveitar material de vídeo captado sem nenhum objetivo aparente.
Com: Cia. Hecatombe, de Rio Preto
TEATROS E ESPAÇOS ALTERNATIVOS
Centro Cultural Vasco
Espaço independente que realiza oficinas e cursos em diversas áreas das artes. Realiza saraus literários, apresentações de espetáculos e shows.
120 lugares.
Rua São João, 1840.
Tel.: (17) 3363-1385
centroculturalvasco.blogspot.com.br
Graneleiro
Com mais de 3.000 m² de de área construída, é o maior dos espaços do Complexo Swift de Educação e Cultura. Com arquitetura inglesa, serviu como silo nas décadas de 40 e 50. Durante o FIT, transforma-se em lugar de encontro entre público e artistas, destinado à troca de experiências, impressões e celebrações. Traz uma programação especial com DJs, performances, intervenções e shows musicais.
Avenida Duque de Caxias, 3900.
Tel.: (17) 3211-4000
riopreto.sp.gov.br
Sesc | Sala de Uso Múltiplo
Espaço alternativo, usado tanto para experimentos artísticos, como para ações formativas de áreas diversas.
40 lugares.
Tel.: (17) 3216-9300
Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333.
sescsp.org.br/riopreto
Sesc | Teatro
Inaugurado em 1992, com a instalação da unidade do Sesc na cidade, o Teatro do Sesc Rio Preto recebe diariamente uma programação diversificada, com shows musicais, espetáculos, palestras e exibição de filmes.
Teatro: 228 lugares.
Tel.: (17) 3216-9300
Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333.
sescsp.org.br/riopreto
Sesc | Ginásio
O Ginásio de esportes e eventos do Sesc Rio Preto recebe tanto atividades esportivas e de lazer quanto artísticas e culturais. Nesta edição do FIT Rio Preto o espaço abrigará um espetáculo com público máximo de 80 lugares.
Tel.: (17) 3216-9300
Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333.
sescsp.org.br/riopreto
Sesi | Teatro Waldemar de Oliveira Verdi
Palco para peças de teatro, concertos, shows musicais e exposições, foi inaugurado em 2009. Tem 388 lugares (com assentos para pessoas com necessidades especiais) e contempla programação nacional variada. Integra o Centro Educacional Sesi.
Tel.: (17) 3224-6611
Av. Duque de Caxias, 4656, Jardim dos Seixas.
Swift | Auditório
Espaço interno do Complexo Swift de Educação e Cultura. Neste espaço são realizadas palestras, oficinas e ações de treinamento para a Secretaria Municipal de Educação. No FIT será palco para um espetáculo e terá capacidade para 135 lugares.
130 lugares
Avenida Duque de Caxias, 3900.
Tel.: (17) 3211-4000
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Inaugurado em 1973 na Praça Cacilda Becker, é resultado das reivindicações da classe teatral rio-pretense pela construção do prédio. É o berço do Festival Nacional de Teatro Amador que, posteriormente, transformou-se no Festival Internacional de Teatro.
390 lugares.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 5381
Tel.: (17) 3226 1501 | (17) 3226 2626
Teatro Municipal Paulo Moura
Integra o Complexo Swift de Educação e Cultura e recebeu esse nome em homenagem ao músico rio-pretense Paulo Moura. Instalado nas dependências da antiga fábrica Swift do Brasil, produtora de óleo de algodão e amendoim nas décadas de 1940 a 1960, hoje ocupada por eventos e atividades voltadas à cultura e educação.
916 lugares.
Avenida Duque de Caxias, 3900.
Tel.: (17) 3224-0024
RUAS E ESPAÇOS PÚBLICOS
Anfiteatro Nelson Castro
Teatro de semiarena a céu aberto, localizado às margens do Lago 1 da Represa Municipal, o principal cartão postal de São José de Rio Preto. Leva o nome do Professor Nelson Castro, fundador do GTR – Grupo Teatral Riopretense, considerado o grupo mais antigo do Brasil em atividade ininterrupta (desde 1954).
Arena | Avenida Brasilusa
Localizada na Praça Frei Duarte, final da Avenida Brasilusa, no Parque Estoril.
Av. Philadelpho Gouveia Neto com Antônio Marques dos Santos
Cruzamento das avenidas, no início da pista de caminhada do Jardim Conceição.
CEU das Artes ‘Aristides dos Santos’
Centro de Artes e Esportes Unificados do Parque Nova Esperança. Este novo espaço de arte, educação e cultura na cidade é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Ministério da Cultura. Instalado na Rua Robson Augusto Diaveiro, s/nº
Engenheiro Schmitt | Praça da Igreja Santa Apolônia
Centro do Distrito de Engenheiro Schmitt, a 12 km de Rio Preto. Acesso pela Rodovia Washington Luís (SP-310) sentido São Paulo, e pela Estrada Vicinal João Parise.
Praça Dom José Marcondes
Aqui está localizado o Marco Zero de São José do Rio Preto. Fica atrás da Sé Catedral de São José e faz parte do Calçadão, centro comercial que tem as ruas fechadas ao trânsito durante o dia.
Praça Rui Barbosa
Localizada em frente à entrada principal da Sé Catedral de São José, entre as ruas Siqueira Campos e Jorge Tibiriçá. Faz parte do Calçadão.
Swift | Área Externa
Espaço arborizado, em frente à entrada do Complexo Swift de Educação e Cultura, na Av. Duque de Caxias, 3900.
Swift | Parada de ônibus
Localizada em frente à Swift e do Lago 3 da Represa Municipal.
Talhado | Praça da Igreja São Sebastião
Centro do Distrito de Talhado, a 15 km de Rio Preto. Acesso pela BR-153, sentido Nova Granada. A praça se localiza na Rua da Liberdade,137.
“>