Por acaso você tem férias planejadas para a praia? Se não, pense bem…O biólogo marinho Wallace J. Nichols lançou um livro que vai fazer você querer ir direto para o mar. O título do livro é: Blue Mind: The Surprising Science That Shows How Being Near, In , On, Or Under Water Can Make You Happier, Healthier, More Connected, And Better At What You Do (Mente Azul: A Ciência Surpreendente que mostra como estar perto, dentro, sobre ou sob a água pode fazer você mais feliz, mais saudável, mais conectado e melhor no que faz ). Ele é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa que mostra como olhar para a água ou estar nela faz nossos cérebros liberarem substâncias químicas como a dopamina, serotonina e oxitocina, que nos deixam mais felizes.
No fundo eu já sabia que a praia nos deixa mais felizes…Bom, pelo menos eu me sinto assim…
Abaixo, cinco teorias do livro de Nichols que deixam nossa mente “azul”:
1. Água faz a gente retornar ao nosso estado natural:
Estamos ligada à água a partir do início da vida. Os corpos dos bebês são 75 por cento de água. À medida que envelhecemos, nos tornamos mais seco (apenas 60%), mas nossos cérebros ainda estão três quartos de água e até mesmo os nossos ossos são 31 por cento de água. Esta ligação biológica com a água, Nichols disse à CBS News, desencadeia uma resposta imediata em nossos cérebros. Quando você olhar ou ouvir o oceano, diz ele, você sabe “você está no lugar certo . ”
2. Estamos mais relaxados ao longo da costa:
A simples visão do mar, inconscientemente, nos acalma. Nichols cita um estudo em seu livro que mostra como as áreas do cérebro associadas com menos stress e mais empatia são ativadas quando olhamos para cenas da natureza . Enquanto imagens de paisagens urbanas provocam atividade nas partes do nosso cérebro associadas ao estresse.
3. Olhando fotos é bom, mas a água é ainda melhor:
Olhar fotos do mundo natural também ganha sobre paisagens urbanas. Nichols faz referência a um estudo de 2011 em que um aplicativo de smartphone chamado Mappiness acompanhou os níveis de bem-estar de cerca de 22.000 participantes. Os participantes receberam instruções aleatórias para relatar como eles eram felizes naquele momento. De acordo com os mais de 1,1 milhões de respostas que foram enviadas, não só eram as pessoas mais felizes quando eles estavam viajando, eles eram 5,2 % mais felizes quando perto da água.
4. Água rejuvenesce a mente cansada:
Nichols afirma que hoje temos mais telas de toque, redes sociais para atualizar e sites para refrescar, e nossos cérebros cansados, precisam recarregar. E a água, ele teoriza, ajuda para que isso aconteça.
Ele faz referência a um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology em 1995, intitulado ” Visto a natureza: Efeitos sobre a atenção . “Os pesquisadores queriam descobrir se alunos com dormitórios com vista para belas cenas da natureza se sairiam melhor em testes cognitivos que medem a atenção e a digitalização visual, sobre os alunos com vistas urbanas.
“Os quartos foram agrupados pelos pontos de vista de suas janelas: árvores e um lago, gramados e edifícios, e paredes de tijolos e telhados de ardósia,” explica Nichols. “Os alunos cujos quartos tinham vista para árvores e o lago, não só tiveram um desempenho melhor em testes cognitivos, mas também tiveram o seu” funcionamento da atenção ‘como mais eficaz do que a de todos os outros grupos combinados. ” O estudo constatou que a natureza rejuvenesce a mente cansada e também tem o poder de restaurar a atenção.
5. O azul acalma:
Azul, ao que parece, é a cor favorita do mundo. Nichols cita um projeto de pesquisa 2003 , que avaliou 232 pessoas de todo o mundo sobre as suas associações com várias cores. Quarenta e dois por cento dos homens disseram que o azul era sua cor favorita, enquanto que 35 por cento das mulheres entrevistadas disseram a mesma coisa.
Nichols não ficou surpreso. “Nós estamos em um planeta que é principalmente composto em tons de água e céu azul”, escreve ele, por isso faz sentido que o azul estimule uma resposta emocional positiva.
Nichols também cita um estudo publicado na revista de percepção e as habilidades motoras, sobre o humor e a função nervosa autonômica, que diz que nos sentimos menos cansados e claustrofóbicos quando estamos próximos da cor azul.
Fonte: Huffington Post