Depois de mais de dois anos, as máscaras deixarão de ser exigidas nos aviões e nos aeroportos. Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (17) o fim da exigência do equipamento de proteção em voos no Brasil.
Apesar do fim da obrigatoriedade, as máscaras faciais e o distanciamento social continuarão a ser recomendados como medidas para minimizar o risco de transmissão da covid-19.
Mesmo com o fim da obrigatoriedade das máscaras, uma série de protocolos em vigor desde o início da pandemia de covid-19 foi mantida. Os aeroportos e as companhias aéreas continuarão a cumprir as seguintes medidas:
• disponibilização de álcool em gel
• avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis
• procedimentos de limpeza e desinfecção contínuas
• sistemas de climatização
• desembarque por fileiras
Em documento, a Anvisa informou que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias tomadas em 2020 sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, destacou a Anvisa.
A máscara nos terminais aéreos e nos aviões deixou de ser exigida em diversos países, como os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e Portugal.
Em maio, a Anvisa liberou o serviço de bordo e autorizou o uso da capacidade máxima de passageiros nos aviões, mas manteve o uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos.
As medidas entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.
Voos sem máscara
A Azul Linhas Aéreas já anunciou o fim da obrigatoriedade da medida em seus voos. Com isso, imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União, o uso de máscara a bordo passa a ser opcional, ou seja, de acordo com a decisão do Cliente.
“Estamos contentes com esta notícia, pois graças ao avanço da vacinação e à diminuição dos casos de Covid-19 em todo o País, as viagens estão voltando à normalidade. Agora, os sorrisos de nossos Tripulantes e Clientes, que antes estavam escondidos, voltarão a se encontrar a bordo de nossos voos”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
A Azul foi, em maio deste ano, a primeira empresa aérea a retomar o serviço de bordo em voos domésticos, além de retornar também com outros serviços oferecidos aos Clientes que voam com a companhia, como as atividades infantis no Espaço Kids e a possibilidade do uso dos chuveiros no Lounge Azul, ambos na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Fonte: Agência Brasil e Azul Linhas Aéreas