Aniversário de 171 anos de Rio Preto tem programação intensa

Rio Preto comemora 171 anos em 19 de março (Foto: Guilherme Baffi)

No próximo dia 19 de março, domingo, São José do Rio Preto comemora 171 anos de história. E na programação, muita coisa bacana. Tem city tour, museus abertos durante o final de semana, feira de artesanato, atrações musicais, shows no Mercado Municipal.

A programação cultural realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura acontece nos dias 18 e 19/03 e terá 29 atrações entre shows, apresentações de espetáculos, dança, exposições de artes plásticas, literatura e ainda uma feira de artesanato com quase 50 expositores. Toda programação é livre e gratuita.

Outra atração é uma exposição de fotos no Riopreto Shopping, do premiado fotojornalista e rio-pretense apaixonado, Guilherme Baffi.

Baffi também faz a entrega de mais de 40 mil cartões-postais para a população. Nesta edição de seu projeto, Guilherme Baffi traz os principais locais do município em formato de cartões postais.

Palácio das Águas, em Rio Preto (Foto: Guilherme Baffi)

Rio-pretense apaixonado, Baffi eternizou momentos diferentes, que retratam a arquitetura da cidade, seu povo, espírito esportivo e história. As imagens estampam cartões-postais especiais que serão distribuídos gratuitamente para a população.

“Sou apaixonado por Rio Preto e queria homenagear a cidade de alguma forma. Minha ideia foi eternizar Rio Preto para a os rio-pretenses. Assim surgiram os cartões-postais que poderão ser guardados por quem o receber ou repassados como presente para outras pessoas com mensagens que toquem o coração de cada um”, ressalta o fotojornalista.

Unesp Rio Preto (Foto: Guilherme Baffi)

As imagens que estampam os cartões também dão forma à Exposição “São José do Rio Preto 171 anos”, que estará em cartaz no Riopreto Shopping entre os dias 13 a 20 de março. A visitação é gratuita. O projeto teve o apoio das empresas Rio Preto Shopping, Bensaúde, Vasconcelos Odontologia, Fecomerciários e Sincomerciários.

IPA- Instituto Penal Agrícola (Foto: Guilherme Baffi)

City Tour descubra Rio Preto

Outro evento que celebra o aniversário de Rio Preto é o City Tour Descubra Rio Preto, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo.

O tour será realizado nos dias 18 e 25 de março e vai passar por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, a Biblioteca Municipal, o Parque da Represa, a ponte estaiada, a igreja Santa Apolônia e o asilo do distrito de Engenheiro Schmitt e o Mercado Municipal, ponto final do passeio.

City Tour faz passeio por Rio Preto

A cada dia, o passeio será feito por dois ônibus, com capacidade para 45 pessoas cada, e saída às 7h30, da na praça Dom José Marcondes, onde está o marco zero da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla (veja o endereço abaixo). A previsão é que o tour tenha duração aproximada de duas horas e meia.

Durante o trajeto, os participantes vão conhecer curiosidades da cidade, considerando aspectos culturais, históricos e urbanísticos.

City Tour Descubra Rio Preto – Inscrições

18/3 – 90 vagas

https://www.sympla.com.br/evento/city-tour-descubra-rio-preto/1909668

25/3 – 90 vagas

https://www.sympla.com.br/evento/city-tour-descubra-rio-preto/1909670

Mercado Municipal (Foto: Fabricio Spatti)

Museus abertos durante fim de semana do aniversário de Rio Preto

A Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração aos 171 anos de Rio Preto, abrirá os museus municipais para a visitação pública nos dias 18 e 19/03. No Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão (prédio da Biblioteca Municipal), estarão abertos o Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, a Pinacoteca Municipal, a Sala Cascatinha e Inhana, o Museu Naif e a Sala Claudio Malagoli, que abrigará a exposição Portas da História.

O horário de funcionamento especial do fim de semana de aniversário será das 9h às 15h. O endereço é Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 01, térreo (exposição Portas da História – Claudio Malagoli) e 2º andar (demais acervos) – Centro.

O Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva (Museu do Silva) funcionará das 10h às 16h. O endereço é Rua Voluntários de São Paulo, 3491 – Centro.

A classificação é livre e a entrada gratuita em todos os museus. Haverá monitoria.

Museu do Silva

Portas da História

Para comemorar o aniversário da cidade, o acervo da Sala Claudio Malagoli ganha destaque com a exposição Portas da História. A exposição, que terá parte inicial montada no térreo do Centro Cultural, é uma viagem ao passado de São José do Rio Preto, pelo olhar do artista plástico Cláudio Malagoli (em memória).

A Sala é composta por 31 obras (telas) da série Colorindo Rio Preto e Branco Antigo, fazendo uma imersão na memória de São José do Rio Preto. As obras foram criadas a partir do resultado de pesquisa realizada pelo autor, utilizando-se de fotos antigas da cidade. Cláudio Malagoli nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 1927. Teve sua formação na Associação Paulista de Belas Artes e viveu em São José do Rio Preto de 1942 a 1993, ano de seu falecimento.

Ainda no Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão, no 2.º andar, é possível visitar mais quatro acervos:

Demais acervos

  • Sala Cascatinha e Inhana: Guarda objetos que pertenceram à dupla caipira e foram doados ao município pela família, a pedido de Cascatinha. Há discos, troféus, fotografias, medalhas, reportagens de jornais e objetos.
  • Museu Histórico e Pedagógico D. João VI: Criado pelo então governador Jânio Quadros da Silva por meio do decreto nº 33.980 de 04/11/1958, possui acervo histórico com diversos objetos que fizeram parte do cotidiano da cultura brasileira: utensílios domésticos, carro de boi, tear, roca, aparelhos de TV, rádios, telefones, máquinas de escrever, computadores, objetos indígenas etc.
  • Pinacoteca Municipal: Criada em novembro de 1989 para abrigar obras adquiridas pela Prefeitura, principalmente em premiações de Salões, assim como por meio de doações. Guarda pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e objetos em diversos estilos e técnicas, muitos deles de artistas da cidade e região.
  • Sala Naïf: Inaugurada dia 23 de março de 2007, tem em seu acervo obras de artistas primitivistas de São José do Rio Preto e região.

Museu do Silva

Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva, o Museu do Silva, conta com uma exposição permanente que conta com um acervo de 67 telas do artista.

Inaugurado em 1980, reúne obras do artista naïf José Antônio da Silva (1909-1996) composto por telas a óleo, representando todas as fases pictóricas do artista, além de esculturas, desenhos e gravuras.Expõe também os cinco livros autobiográficos do artista: Romance de minha vida (1949); Maria Clara (1970); Alice (1972); Sou pintor, sou poeta (1982) e Fazenda Boa Esperança (1987).

SERVIÇO:

Acervos dos Museus Histórico e Pedagógico D. João VI, Naif, Pinacoteca Municipal e a Sala Cascatinha e Inhana

Abertura especial:18 e 19/03, sábado e domingo, das 9h às 15h.

Abertura normal: segunda a sexta, das 9h às 16h.

  • Exposição Portas da História – Claudio Malagolli

Funcionamento especial: 18 e 19/03, sábado e domingo, das 9h às 15h.

Funcionamento normal: 20 a 31/03, segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão

Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 01, térreo e 2º andar- Centro

Telefone para mais informações: (17) 3202-2313.

Grátis

  • MAP – Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva (Museu do Silva)

Funcionamento especial:18 e 19/03, sábado e domingo, das 10h às 16h.

Funcionamento normal: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Rua Voluntários de São Paulo, 3491 – Centro

Telefone: (17) 3212-9152.

Grátis

Shows no Mercado Municipal

Os shows musicais em comemoração aos 171 anos de São José do Rio Preto continuam no Mercado Municipal. A programação especial segue até o fim de março.

Na próxima sexta-feira (17), das 17h30 às 20h, Roberto Correa se apresenta com repertório variado.

No sábado (18), a Banda Malditos Vírgula ocupa o deck da rua Silva Jardim, das 10h30 às 11h30, e na sequência tem Joãozinho do Samba. No palco da rua Jorge Tibiriçá, das 11h às 14h, o samba fica por conta de Zeca Barreto.

Domingo (19), quando se comemora o aniversário da cidade, a criançada vai poder curtir show com Kombinados, das 10h ao meio-dia. Entre 11h e 14h, Preto Moreno e Bozó Samba comandam a música nas áreas de deck.

Na semana que vem, a festa continua. Sexta-feira (24), das 17h30 a 20h, tem novo show com Preto Moreno. Sábado (25), Kim Carvalho e Nei Candido se apresentam nos decks das 11h às 14h. Domingo (26), tem show infantil com a Banda Pluft, das 10h ao meio-dia, e show instrumental de Josué Jazz Band, das 11h às 14h.

Expediente do Mercadão

Abertura opcional dos estabelecimentos às 7h e obrigatória às 8h, todos os dias

Lojas: atendimento até 18h, de segunda a sexta; até 13h, sábado; até 12h, domingo

Praça de alimentação: até 19h, segunda e terça-feira; até 21h, de quarta a sexta-feira; até 16h, sábado e domingo

Aniversário de Rio Preto terá feira de artesanato e manualidades

Uma mostra da diversidade do artesanato e das artes manuais produzidas em Rio Preto estará na Feira de Artesanato e Manualidades, que acontece nos dias 18 e 19/03, das 9h às 22h, no Espaço Graneleiro do Completo Swift de Educação e Cultura.

A entrada é gratuita e os produtos estarão à venda. O endereço é avenida Duque de Caxias, 3900 – Jardim dos Seixas.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais e participação do Núcleo de Economia Criativa da Acirp ( Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), Arnap (Associação de artesãos e artistas de São José do Rio Preto) e dos coletivos Mãos Femininas e Arteiros de Schmitt.

Swift será ponto de encontro e irá receber atrações (Foto: Hi-Mundim)

Atrações musicais

Por conta das festividades alusivas ao aniversário da cidade, a Secretaria de Cultura levará quatro apresentações no fim de semana ao Complexo Swift, durante a realização da Feira de Artesanato e Manualidades.

No sábado, 18/03, às 10h haverá apresentação do Quarteto Rio-pretense, com o espetáculo musical Viajando pelo interior do Brasil, no Graneleiro.

No mesmo dia, às 20h haverá apresentação do Grupo Pirilumes, com o show Olhar o Sertão, no Teatro Municipal Paulo Moura.

No domingo 19/03, às 11h, tem Somdubom, no Graneleiro, e logo mais às 19h, haverá o Concerto com o Tenor Jean William, no Teatro Municipal Paulo Moura. Nesta mesma noite acontecerá o lançamento do livro O Resumo da Ópera, de Élcio Padovez. Todas as atrações são gratuitas.

Os ingressos para o Teatro Paulo Municipal Paulo Moura, no sábado e no domingo, serão distribuídos com 1 hora de antecedência aos espetáculos, sendo 1 ingresso por pessoa.

Expositores e produtos

Confira abaixo a lista de participantes da Feira de Artesanato e Manualidades e os produtos que estarão em exposição e venda.

  • Adriana Amigurumis: Bichinhos amigurumis feito de crochê
  • Drica de Oxum: Artes Sacras e Ocidentais
  • Agnes Demite: Arte em Pontilhismo. Mandalas intuitivas em superfícies diversas.
  • Ateliê Mimos da Isa: Laços e acessórios infantis
  • Ana Cláudia Produtos Artesanais: Aromatizadores Vareta e Spray/ Velas Aromáticas
  • Braghin Arte com Amor: Enxoval de bebê e de casa
  • Arte do Nada Esculturas: Pequenas quadros em pinturas, esculturas em temas diversos, como zumbis gnomos, alienígenas, monstros, etc; pulseiras e colares, telhas pintadas e lanternas decoradas
  • Ateliê Carinho de Mãe: Laços, tiaras, pulseiras, imagens sacras, terços
  • Cristiane Carneiro Ateliê: Nécessaires, bolsas e mochilas infantis, porta-moedas, touca de cabelo, touca de cetim, kit higiene, porta-lápis, carteira porta celular, tapa-olho, marca-texto, porta-marmita, bonecas, porta-óculos, porta-garrafas-de-água, porta-remédios e fronha de cetim.
  • Cachoeira Artes: Bonecas de feltro e pano e costura criativa
  • Artes da Elô: Artigos em macramé, crochê, cestaria diversa e porta-guardanapos
  • A Gata Boutique: Fraldas pintadas à mão, acessórios de cabelo, toalhas, enxoval de bebê pintado à mão e pulseira infantil.
  • 123 Hora de Brincar: Brinquedos criativos, livros sensoriais em feltro, laços, tiaras
  • Arteliê di Pano: Bonecas e bichinhos em tecido, chaveiros, artigos p bebês (naninhas, porta-chupetas, brinquedos em tecido e feltro), ponteira para canetas em tecido e/ou feltro)
  • Restauração e Arte: Imagens de gesso, mosaicos, MDF, pontilhismo, decoupagem, pirografia
  • Cantinho da Bella: Costura criativa, bolsa, necessaire, porta-moedas
  • Jana Moraes Crocheteria: Amigurumi
  • Ateliê Lucilene Maia: Artesanato em biscuit. Potes decorados com biscuit, mdf decorado com biscuit
  • Ateliê Valiengo: Bijuterias em madeira, arame e cápsula de café
  • Agostino Plantas: Terrários e kokedamas
  • Ateliê La Cartonera: Bolsas e acessórios femininos
  • San Giovanni Artigos: Pulseiras em couro, colares, terços, chaveiros, peças em resina, em sua maioria com motivos Cristãos
  • Maria Fer Laços: Laços, tiaras, sapatinhos, bolsas, porta laços, prendedor de chupeta, bonés, lápis, canetas
  • Marykoisinhas: Amigurumi
  • Maricota’s Atelier: Costura criativa, enxoval de cama mesa e banho, velas
  • UlianArts/By Marineia: Jogos pedagógicos em feltro, chaveiros vários materiais, crochê, japamalas, gesso e madeira.
  • Mara Chomuni Ateliê: Peças de artesanato, elaboradas manualmente em gesso, MDF, tecidos, etc.
  • Napuan Bordados e Costura Criativa: Toalhas bordadas,panos de pratos,capa de galão,puxa saco e costura criativa
  • Ateliê Patrícia Leite: Costura criativa, nécessarie, carteiras, bolsas e bonecas de pano
  • Presentes com Artes: MDF, gesso, bandeja, caixa, imagem, placa decoração
  • Kalanguinho Kids: Fantoches, dedoches, artigos em feltro, tecido e e.v.a, bijuterias em pedrarias e miçangas, canetas e lápis decorados
  • Pontocom.amor By Rose Lodi: artesanato com linhas tecidos, reciclados, sementes, conchas
  • Arte em Família: Brinquedos educativos de madeira
  • Sol Art em Retalhos: Costura criativa: bolsas, carteiras, porta livros, nécessaires, porta moedas, estojos, panos de prato, etc
  • Sonia Maim: Mochilas,nécessaires ,carteiras, frasqueiras e outros
  • Ateliê Talita Tessi: Bonecos em feltro
  • Ganbatte art: Bijuterias com miçangas e álbums de scrapbook e home décor
  • Black Cat Ateliê: Costura Criativa: porta-moedas, necessaries, naninhas, bonecas, etc; pedras e casinhas de madeira pintadas à mão; vasos de cerâmica pintados à mão com mudas de suculentas; bottons e adesivos artesanais
  • Vera Lucia Silva Andrade: Costura criativa, crochê, peso de porta
  • Cachoeira Artes: Guardanapos, toalhas, cestos, puxa-saco, bate mão, cobre-alimento, tapetes etc
  • ViviArt’s: Costura criativa
  • Zilma Artesanatos: Santos, terços, mdf, mandalas

Cultura promove programação com 29 atrações no Aniversário de Rio Preto

O aniversário de 171 anos de São José do Rio Preto terá também uma extensa programação cultural por toda a cidade durante o próximo final de semana.

A programação que é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura acontece nos dias 18 e 19/03 e terá 29 atrações entre shows, apresentações de espetáculos, dança, exposições de artes plásticas, literatura e ainda uma feira de artesanato com quase 50 expositores.

Toda programação é livre e gratuita. Confira nos quadros abaixo (clique na imagem para ampliar) ou no link: riopreto.sp.gov.br/aniversario