O T-Cross, novo SUV da Volkswagen, será uma das estrelas do Salão do Automóvel, que acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, no São Paulo Expo.
Mas a marca já tratou de revelar informações sobre o modelo. O novo SUV será produzido na Europa, Ásia e América. Os preços ainda não foram divulgados, mas devem ficar entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.
A versão final, a mesma que estará no Salão, foi revelada na semana passada. O T-Cross será produzido em São José dos Pinhais (PR).
Para isso, a fábrica recebeu R$ 2 bilhões em investimentos – e faz parte dos cinco novos SUVs a serem lançados pela Volkswagen na região até 2020.
Como é o T-Cross
O T-Cross começa a ser produzido no Brasil logo no início de 2019. As vendas e a exportação têm início no primeiro semestre de 2019.
Maior e mais alto que o modelo europeu, o T-Cross será produzido sobre a Estratégia Modular MQB, como o Polo, Virtus e Golf.
Terá exclusivamente motores TSI. O motor 250 TSI Total Flex gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm.
O torque máximo, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm). Esse motor será combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol. Com gasolina são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm.
Esse motor poderá ser combinado à transmissão manual ou à automática com função Tiptronic (também com as aletas no volante), ambas de seis marchas.
Equipamentos
O novo SUV da Volkswagen tem painel totalmente digital, seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série e bloqueio eletrônico do diferencial.
Conta ainda com Park Assist 3.0 (opcional), suporte para celular no painel e quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro).
O Park Assist 3.0 permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais.
Também contará com faróis full-LED, seis air bags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico. Ah, e tem sensores de estacionamento traseiros e dianteiros.
Espaço e capacidade
O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu).
A distância entre os eixos do modelo que será produzido no Brasil é maior: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).
A capacidade do porta-malas do T-Cross é excelente (o volume é variável entre 373 e 420 litros).
Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina.
Serão oito as opções de cores para a carroceria. Branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia.
Haverá também opção de teto na cor preta. Um opcional do T-Cross é o teto solar panorâmico “Sky View”.
O T-Cross terá disponível o sistema de som “Beats”, com sete alto-falantes (incluindo um sub woofer no porta-malas) e potência é de 300W RMS.
Tecnologia
Assim como o Virtus, o Tiguan Allspace e o Novo Jetta, o T-Cross também vai oferecer o “Manual Cognitivo”.
O sistema usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.
O SUV conta ainda com sistema de “Frenagem Automática Pós-Colisão” (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente).
Há também a opção do “Detector de Fadiga” (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).
O detector de fadiga analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.
O T-Cross terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção.
Trará pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível. Serão duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.
O modelo terá freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.