Volks mostra o Novo Fox e Saveiro cabine dupla

A Volkswagen apresentou esta semana o Novo Fox 2015. Ele chega nos próximos dias às concessionárias. Junto com ele, a marca lançou a Saveiro cabine dupla, que estará à venda em setembro. O hatch custa a partir de R$ 35,9 mil, enquanto a picape terá preços iniciando em R$ 47,5 mil.

O Novo Fox passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo são oito combinações possíveis.

Outro destaque é a chegada do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha Fox. O novo motor, que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross, está disponível para o Novo Fox Highline. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6l MSI complementa a gama de versões do Fox, que continua a contar com o motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), nas versões Trendline e Comfortline.

Além do novo motor 1.6l MSI de 120 cv, o Novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico.

 

Versões

Na Trendline, versão de entrada, ele vem com direção com assistência elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos.

Há duas opções de Novo Fox Trendline, que traz sempre o câmbio manual de cinco marchas. Com motor 1.0 TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), o Novo Fox desenvolve potência de 76 cv e 10,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 72 cv e 9,7 kgfm, com gasolina (E22). Com o motor 1.6 MSI, o Novo Fox desenvolve potência de 104 cv e 15,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 101 cv e 15,4 kgfm, com gasolina (E22).

O Fox BlueMotion é oferecido com o novo motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, e transmissão manual de cinco marchas, e tem como base a lista de equipamentos da versão Trendline. Em seu quadro de instrumentos o Novo Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível.

O Novo Fox BlueMotion tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações.

A versão intermediária, Comfortline, oferece motores 1.0l com câmbio manual, 1.6l MSI com câmbio manual e 1.6l MSI com transmissão I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática.

Além dos itens de série dos modelos Trendline, a versão Comfortline já sai de fábrica com sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e computador de bordo. Também na versão Comfortline com motor 1.6l há, ainda, o opcional de controlador de velocidade de cruzeiro. Este equipamento é uma novidade na nova linha Fox.

A versão topo de linha traz o  novo motor 1.6 MSI de 120 cv, da Família EA211, e o inédito câmbio manual de seis marchas. Como itens de série, o Fox Highline conta – adicionalmente aos itens da versão Comfortline – com volante multifuncional revestido de couro, ar-condicionado, I-System, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro (exclusividade no segmento), lanternas traseiras escurecidas, ponteira dupla de escape, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas.

O Fox Highline traz ainda a opção do sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control). Há ainda o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Oferece também o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração.

Saveiro cabine dupla

Além do Novo Fox, a Volkswagen apresentou a Saveiro cabine dupla, que chega em setembro. O modelo estará disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores. Insere a marca em um novo segmento de picapes para família, com cinco lugares.

Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline.

A linha 2015 do utilitário será oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A versão aventureira está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o  motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas.

Na versão de entrada da Cabine Dupla, a Saveiro conta com freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). A Saveiro Trendline Cabine Dupla está equipada também de série com o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor.

Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. Voltada para o uso misto, ou seja, um veículo robusto para o trabalho, mas também com equipamentos valorizados pelos clientes que utilizam a picape para o lazer, a Saveiro Trendline Cabine Dupla já sai de fábrica com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico, travamento central e novo revestimento para os bancos (Tear Snug Cinza).

Além de todos os recursos presentes na versão Trendline, a nova versão Highline da Saveiro Cabine Dupla recebe mais itens de conforto e de aparência: ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas.

Outros equipamentos de série da versão Highline são o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System).

Tanto a versão Trendline como a Highline são equipadas com o motor 1.6l MSI. Com quatro cilindros e oito válvulas (duas válvulas por cilindro), esse propulsor oferece potência máxima de 101 cv (74 kW), com gasolina, e 104 cv (76 kW), com etanol – ambos a 5.250 rpm.

A Saveiro Cross, que já era oferecida na versão cabine estendida, também passa a contar com a carroceria de Cabine Dupla. Completa de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A lista conta, ainda, com visual exclusivo, capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

Preços:

Novo Fox

– Fox Trendline 1.0 – motor com 4 cilindros e 76 cv: R$ 35.900
– Fox Comfortline 1.0 – 4 cilindros e 76 cv: R$ 38.190
– Fox Bluemotion 1.0 – 3 cilindros e 82 cv – R$ 37.690
– Fox Trendline 1.6 – 4 cilindros e 104 cv: R$ 39.800
– Fox Comfortline 1.6 – 4 cilindros e 104 cv – R$ 41.490
– Fox Highline 1.6 – 4 cilindros e 120 cv – R$ 48.490
– Fox Highline 1.6 – 4 cilindros e 120 cv – om câmbio automatizado I-motion –  R$ 51.790

Saveiro Cabine Dupla

– Saveiro Trendline CD – R$ 47.490
– Saveiro Highline CD – R$ 52.720
– Saveiro Cross CD – R$ 59.990