O econômico Audi A3 sedan 1.4 turbo

A3 sedan será produzido no Brasil

Neste mês de setembro o Audi A3 sedan, motor 1.4 passa a ser produzido no Brasil, com motor flex de 150 cv, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná. Nós dirigimos a versão importada da Hungria, com motor 1.4 Turbo FSI. Este modelo, aliás, é o carro premium mais vendido no ano, com 3.095 unidades comercializadas em 2015.

A inauguração da linha de produção da montadora, na cidade de São José dos Pinhais (Paraná), está marcada para 1º de outubro. De lá sairá o A3 Sedan 1.4 TFSI Flex, o primeiro carro da Audi com tecnologia flex no mundo e, já no semestre de 2016, o Q3 passa a ser fabricado no local.

Mas vamos falar sobre o A3 sedan, com motor 1.4 turbo a gasolina. Nós passamos uma semana com a versão Attraction, de entrada, que custa R$99.990.

hi-mundim-audi-a3-sedan-09

De cara, o que mais surpreende é o baixo consumo. Tanto na cidade, quanto na estrada. Equipado com o sistema Start-Stop, o A3 sedan chega a fazer 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O torque máximo do motor já está disponível a partir de 1.400 rpm. Isso significa que basta pisar um pouquinho a mais no acelerador para ele andar muito.

hi-mundim-audi-a3-sedan-04

hi-mundim-audi-a3-sedan-03

Confortável e gostoso de dirigir, o A3 sedan também não decepciona no interior. Apesar de ser a versão de entrada, o acabamento é muito bom. Os bancos, no entanto, são em tecido. Faltam ar-condicionado digital, com saída para os passageiros dos bancos traseiros e sensor de estacionamento. Poderia vir também com GPS. Por outro lado, é equipado de série com sete airbags, faróis de bixenônio com ajuste automático de altura, freio de estacionamento elétrico, ESP (controle de estabilidade) e direção eletromecânica.

hi-mundim-audi-a3-sedan-07

Como opcionais, o sistema multimídia com navegação (R$10,5 mil), Pacote Conforto, com bancos em couro, controle de cruzeiro e porta-objetos (R$6 mil), sensor de estacionamento e o teto solar (R$6,5 mil). Esta versão testada pelo Hi-Mundim contava com o sistema multimídia (escamoteável) e o teto solar. Seus concorrentes são o Toyota Corolla Altis e o Ford Focus Titanium Plus.

hi-mundim-audi-a3-sedan-08

Anda muito bem

Além do chi-mundim-audi-a3-sedan-06onforto interno e do baixo consumos de combustível, o câmbio STronic de sete marchas é outro ponto positivo no A3 sedan. Com dupla embreagem, faz trocas de marchas sem o motorista perceber. Além disso, tem excelente resposta e retomada de velocidade. Na rodovia, o modelo mostrou-se muito silencioso e estável. Por isso, atenção ao velocímetro, rs…

No trânsito da cidade, o sistema star-stop liga e desliga o veículo em paradas de semáforo, por exemplo. Desta forma, ele diminuiu o consumo de combustível.

Ele possui 4,46 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,64 m. Dois adultos andam confortavelmente no banco traseiro. O terceiro, que vai no meio, já fica um pouco mais apertado. O porta-malas tem capacidade para 425 litros.

Para quem busca prazer ao dirigir, baixo consumo e um veículo premium, o Audi A3 sedan pode ser uma boa escolha.

Confira o clipe com o Audi A3 sedan