Novo Peugeot 208 promete ter motor mais econômico do Brasil

O novo Peugeot 208 foi apresentado ontem à noite pela marca francesa no Brasil. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ), o modelo traz entre as novidades um novo propulsor de 3 cilindros, o Puretech 1.2 litro, que surge com a promessa de ter o melhor desempenho da categoria e, de quebra, ser o motor mais econômico do país.

Apresentação

A primeira aparição das versões Griffe, Sport e GT linha 2017 do hatch compacto premium foi transmitida ao vivo pela internet. Hi-Mundim conferiu e agora traz pra você o que o carro tem a oferecer.

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Interação

O i-cockpit é um dos grandes diferenciais da Peugeot no mercado nacional. É o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado e um volante de dimensões reduzidas, totalmente integrado à central multimídia, que é de nova geração.

Com o i-cockpit, a Peugeot coloca o motorista em uma posição diferente da usualmente conhecida. O painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante. De pequeno diâmetro e com base achatada, a direção fica em posição mais baixa e é totalmente integrada à central multimídia

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Conectividade

A nova central multimídia apresenta tela colorida e sensível ao toque de 7 polegadas. Tem mídia rádio com jukebox de 16 Gb de memória, calculadora, calendário, steaming de áudio e viva voz via bluetooth, USB, computador de bordo, GPS, câmera traseira (versões Griffe e GT) e sensor de estacionamento traseiro.

O sistema permite ainda o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia, o MirrorScreen, que apresenta a vantagem de exibir a tela do smartphone em outra de 7 polegadas, melhor posicionada.

O sistema tem compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.

Outra função é o Link MyPEUGEOT. Um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, com o qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

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Conforto e acabamento

O revestimento dos bancos foi inteiramente renovado, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões do modelo. O acabamento também está diferente. Maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante e manopla do câmbio foram remodelados.

Há ainda um bom número de porta-objetos, como porta-luvas refrigerado, espaços nas portas laterais e no compartimento situado em frente ao câmbio, que pode ser utilizado para guardar latas ou objetos como celulares.

Com exceção das versões Active e Active Pack, o 208 oferece o teto de vidro panorâmico de 0,66 m² de área útil, o que proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço.

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Desenho

O renovado código estético deixou o novo 208 mais alinhado ao modelo europeu, tornando seu estilo mais atrativo e impactante.

A dianteira está revigorada por uma nova guia de luz em LED, apliques cromados próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra.

Os para-choques também são novos, assim como a grade e a área inferior que integram uma moldura diferenciada para as luzes de neblina.

Em forma de bumerangue, as novas lanternas com três garras em LED garantem um efeito tridimensional que remete, naturalmente, a elementos tecnológicos.

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Motor

As três opções de motor da linha 2017 do novo 208 chegam com classificação “A” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.

O 1,2 l PureTech, de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima é bicombustível e dispensa o uso do tanque auxiliar para partida a frio. É 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do modelo anterior, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes. Nos dois casos os testes foram feitos em área urbana.

Gama

O Novo 208 está disponível com seis tipos de acabamento: Active e Active Pack, equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual; Allure, com Puretech 1.2 ou motor 1.6 16V e câmbio automático sequencial; Sport, com motor 1.6 de 16V e câmbio manual; Griffe, com motor 1.6 16V e transmissão automática sequencial e a GT, equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades.

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208 GT

Na linha 2017, o novo 208 ganha a versão GT, que segundo a marca francesa, chega com status de legítimo hot hacht. É seu primeiro compacto no Brasil com proposta de condução mais divertida, instintiva e estimulante. É o único modelo do segmento equipado com motor turbo THP de 173 cavalos de potência.

Seu estilo é dinâmico e agressivo, de um autêntico hot hatch. É rico em detalhes, realçados por rodas de alumínio diamantadas de 17 polegadas, farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escapamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.

O ambiente interno também é exclusivo da versão. O painel de instrumentos é iluminado em LED. As pedaleiras são de alumínio. As maçanetas e os aeradores tem acabamento em cromo acetinado. A manopla do câmbio é cromada.

Vem com soleiras nas portas dianteiras, além de luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O painel de bordo tem revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.

O i-cockpit, a central multimídia de nova geração e o alto desempenho do motor turbo THP de 173 cv, que confere uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (etanol) esbanjam a modernidade do hot hacth.

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Esportividade e segurança

O novo 208 GT traz adaptações feitas com o objetivo de conferir esportividade e segurança, tais como:

Suspensão com lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva;

Pneu esportivo com perfil baixo (205/45 R17 88V) e de baixo atrito ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências nas curvas;

Direção com melhor precisão do centro e calibração orientada para altas velocidades;

Freio com disco dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura e discos sólidos nas rodas traseiras;

Sistema ESP com calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e curvas agressivas;

Hill Assist, que mantém o veículo imobilizado durante 2 segundos em uma saída em ladeira, dando tempo suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o veículo se mova;

O programa de estabilidade eletrônica (ESP) que integra as funções Anti-bloqueio de rodas (ABS) e repartidor eletrônico de frenagem (REF); Assistência à frenagem de urgência (AFU); Anti-derrapagem de rodas (ASR); Controle dinâmico de estabilidade (CDS) e Função Hill Assist.

 

208 Sport

Pensando em quem preza um visual esportivo do modelo, mas não é tão ligado em performance, o 208 Sport traz uma grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto.

O farol de neblina possui decoração em preto brilhante. A roda de alumínio de 16 polegadas é no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio, também em preto brilhante.

Vem com volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho. As pedaleiras esportivas em alumínio e as soleiras nas portas dianteiras, além da luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED também estão presentes na versão.

O 208 Sport vem equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.