Toyota Etios 2017 tem novos motores e câmbios

A Toyota apresentou a nova linha 2017 do Etios. Por fora, nada de novo. As novidades estão no motor, câmbio, itens de segurança e também no interior. Para começar, o modelo está equipado com a família de motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, transmissão manual de seis velocidades e automática de quatro, a mesma que equipava o Corolla, mas atualizada.

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“A introdução da transmissão automática vai alcançar mais consumidores. Era um pedido antigo deles. Além disso, é um veículo automático com preço bastante acessível”, explicou Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante a coletiva para a imprensa especializada. Para 2016, a fabricante espera comercializar 68 mil unidades, sendo 60% equipadas com câmbio manual e 40% com câmbio automático.

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O consumo de combustível desta nova versão está 9% inferior ao Etios anterior. Com relação ao isolamento acústico, o modelo ganhou vidros mais espessos.

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Outro item que mudou, e para (muito) melhor, foi o painel de instrumentos. Ele agora é digital e oferece diversas funções. Uma das mais interessantes é a que permite saber o gasto com combustível ao inserir o valor por litro no sistema. Os gráficos de consumo e o econômetro estão bem destacados. Conta ainda com um visor de 4.2 polegadas, o Toyota Smart Screen.

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O Etios recebeu também melhorias no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno. O grande diferencial, no entanto, é a adoção da transmissão automática de quatro velocidades para toda a família Etios 2017, tanto nas versões hatchback quanto nas versões com carroceria sedã.

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Destaque para a capacidade do porta-malas do sedã, de 562 litros, uma das maiores da categoria.

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Desde seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios recebeu cerca de 600 mudanças para agradar os consumidores. Em 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano. “Dos nossos consumidores, 65% continuam a comprar o Etios”, afirmou Kondo.

As vendas da linha Etios 2017 têm início em 28 de abril, com preços a partir de R$ 43.990,00.

Versões 

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A versão de entrada, denominada de X, traz de série o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível. É equipado com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

A versão XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters.

Uma função bem interessante é a EcoWallet, no computador de bordo. Ela permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

A Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além, é claro, dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.

Novos Motores

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O Etios 2017 está disponível com dois novos motores. O 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.

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E o 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.

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Todas as versões do Toyota Etios 2017 (X, XS, XLS e Cross), tanto hatchback quanto sedã, dispõem de novas opções de transmissão: manual, agora com seis velocidades, e automática, de quatro.

Dirigindo o Etios

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O Hi-Mundim dirigiu o Etios por cerca de 150 quilômetros, em circuito urbano e rodoviário. Nós já conhecíamos o carro, pois estivemos no lançamento dele em 2012. O visual externo não mudou, mas de acordo com os executivos da marca, esse será o próximo passo. Por enquanto, as mudanças mais significativas ocorreram no interior, no motor e na transmissão do Etios. Uma coisa é fato. Este carro da Toyota sempre teve um bom motor.

No entanto, seu visual externo e interno não agradavam. No interior muito coisa mudou. E para melhor. Muito melhor. O painel de instrumentos está mais moderno, bonito e traz mais informações. Continua centralizado, mas isso não é um problema, já que não prejudica a visualização pelo motorista. Na versão anterior, o painel era pobre, dava a impressão de ser até de papel.

O acabamento está de outro nível. Agora ele vem com uma tela central que exibe diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática. O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.

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A segurança, aliás, é ponto forte no Etios. A Toyota incluiu nesta versão o encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema ISOFIX, para cadeiras de crianças.

Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.

Nós dirigimos a versão sedã, XLS, equipada com motor 1.5 e câmbio automático de quatro velocidades. O interior é confortável e bem acabado. Na nossa opinião, um dos itens que poderia ser melhorado é o porta-luvas, que ainda parece ser bastante frágil.

Na estrada, o câmbio tem boa calibragem, com respostas rápidas e sem trancos. O motorista nem sente a troca de marchas. As retomadas e acelerações não decepcionam. Com a atualização do motor, dirigir o Etios ficou ainda melhor e mais ágil.

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O isolamento acústico foi outro item que mudou para melhor. O volante multifuncional é parecido com o do Corolla. A direção eletroassistida progressiva é uma beleza, e facilita a vida do motorista.

Com relação ao consumo, a Toyota recebeu nota A para o Etios 2017 nas duas categorias, tendo de 8,5/10,3 e 12,5/15,0 km/litro no Etios sedã 1.5 com etanol e gasolina em cidade e estrada, respectivamente. Com câmbio automático, o modelo faz 8,4/10,4 e 12,2/14,9 km/litro, na mesma ordem. No hatch 1.3 automático, por exemplo, os números são de 8,2/9,2 e 11,8/13,3 km/litro, respectivamente. Os números bateram durante o nosso teste drive. A conclusão é: se a Toyota investir na mudança do visual, o Etios pode ser um sucesso, já que o resto ele já tem.

Preços

X 1.3L 16V manual – R$ 43.990,00

X 1.3L 16V automático – R$ 47.490,00

XS 1.5L 16V manual – R$ 48.995,00

XS 1.5L 16V automático – R$ 52.495,00

XLS 1.5L 16V manual – R$ 53.895,00

XLS 1.5L 16V automático – R$ 57.395,00

Cross 1.5L 16V manual – R$ 57.395,00

Cross 1.5L 16V automático – R$ 60.895,00

Toyota Etios sedã 2017

X 1.5L 16V manual – R$ 48.495,00

X 1.5L 16V automático – R$ 51.995,00

XS 1.5L 16V manual – R$ 51.695,00

XS 1.5L 16V automático – R$ 55.195,00

XLS 1.5L 16V manual – R$ 56.795,00

XLS 1.5L 16V automático – R$ 60.295,00