Marcas desistem do Salão do Automóvel 2020

Salão do Automóvel vai reunir mais de 500 veículos

*Atualizada em 26/02/2020

Marcas estão abrindo mão de participar do Salão do Automóvel 2020, em São Paulo. De acordo com reportagens do UOL, G1 e o do Autoesporte, Toyota, BMW, GM já desistiram e outras oito empresas estudam abrir mão do evento.

Em fevereiro, a Kia Motors anunciou que também não irá participar do evento.

O Salão é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e cada marca chega a investir entre R$ 5 e R$ 20 milhões, para particpar, dependendo do tamanho e da estrutura do estande.

E esse custo elevado é um dos motivos que levaram as marcas a desistirem do Salão. Além disso, o evento é uma exposição de veículos e novidades, e não uma feira de negócios, onde vendas são feitas.

Esse esvaziamento ocorre em salões mundiais como o de Frankfurt, Detroit e o de Paris. As marcas têm preferido participar expor suas novidades em feiras de tecnologia, como a CES, em Las Vegas, EUA.

A alternativa para as empresas tem sido promover eventos menores, focados nos clientes, como feirões, por exemplo.

O Salão de São Paulo é o maior do tipo na América Latina e completa 60 anos em 2020.

Quem sai e quem fica no Salão do Automóvel

Sempre com um dos maiores e mais interessantes estandes do Salão do Automóvel, a GM comunicou que estará fora da edição deste ano.

Em 2016, Chevrolet apresentou o Bolt EV, seu carro elétrico (Foto: Hi-Mundim)

Em comunicado, a marca mais vendida do Brasil declara que “A nossa estratégia de vendas e marketing é baseada na experiência do cliente A Chevrolet quer ser relevante para o cliente em todos os momentos e por meio de todos os canais escolhidos por ele. E a jornada de relacionamento do consumidor com a nossa marca vem se mostrando cada vez mais digital. Prova disso é que cerca de 32% das nossas vendas de varejo iniciam-se no ambiente digital. Temos 93% da rede de concessionários integrada em uma plataforma única na internet, que conta com o estoque de cada concessionária, de veículos novos e seminovos. Isso tudo gerou mais de R$ 3 bilhões em vendas em 2019. Assim, a estratégia é focarmos cada vez menos em formatos analógicos e apostarmos mais em plataformas digitais e customizáveis, sempre tendo o cliente como o centro de tudo o que fazemos.”

Confirmadas para o Salão do Automóvel 2020


Volkswagen
Fiat
Ford
Renault
Nissan
Jeep
Ram
Dodge
Troller

Ainda não decidiram
Honda
Mercedes-Benz
Porsche
Audi
Ferrari
Lamborghini
Maserati
Rolls-Royce
Caoa Hyundai
Caoa Chery
Subaru

Não estarão
Chevrolet
Toyota
Peugeot
Citroën
BMW
Volvo
Jaguar
Land Rover
Mini
Lexus
Jac Motors
Kia Motors

Não responderam
Hyundai
Mitsubishi
Suzuki
Lifan

Fonte: Autoesporte, G1 e UOL