Mustang Mach-E: o SUV elétrico da Ford

Mustang Mach-E

A Ford apresentou o Mustang Mach-E, seu novo SUV elétrico, ontem, em Los Angeles, EUA. O modelo é a primeira ampliação da família Mustang em 55 anos e carrega os mesmos conceitos que inspiraram a criação do cupê esportivo. 

Desenvolvido em um edifício centenário a alguns quarteirões da primeira fábrica da Ford em Detroit, EUA, o Mustang Mach-E chega ao mercado estadunidense no final de 2020, com as opções de bateria padrão ou de longo alcance e tração traseira ou nas quatro rodas.

Com bateria de longo alcance e tração traseira, o Mach-E terá autonomia de pelo menos 480 km (padrão EPA). 

Na versão com tração integral, a potência é estimada em 336 cavalos e o torque é de 57 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h mais rápida que a versão básica do Porsche Macan. 

Mustang Mach-E

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A Ford vai oferecer também duas versões especiais de performance do SUV.  O Mustang Mach-E GT promete acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, mais rápido que um Porsche Macan Turbo. 

Já o GT Performance Edition deve chegar aos 100 km/h em cerca de 3 segundos, mesmo tempo de um Porsche 911 GTS. 

Ambos os modelos GT do Mustang Mach-E terão potência estimada de 465 cv e torque de 84,6 kgfm. 

Além de aceleração empolgante, o Mustang Mach-E pode ser equipado com as novas pinças de alumínio Flexira, da Brembo, que combinam a funcionalidade da pinça fixa com as dimensões da pinça flutuante.

O GT Performance Edition é equipado com a tecnologia de suspensão adaptativa MagneRide Damping System, que proporciona rodagens com emoção, conforto e máxima estabilidade.

“O Mustang Mach-E acaba com a noção de que veículos elétricos são bons apenas para reduzir o consumo de combustível”, diz HauThai-Tang, diretor de Desenvolvimento do Produto e Compras da Ford. 

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Reserva

A Ford iniciou um programa de reserva do Mustang Mach-E pela internet, disponível para clientes na América do Norte e na Europa, mediante depósito de 500 dólares (Mustang Mach-E reservation site).

O veículo terá também uma edição inicial limitada, a First Edition, com tração integral, autonomia estendida e detalhes de estilo diferenciados, como pinças de freio pintadas de vermelho.

O Mach-E GT já pode ser reservado para entrega a partir do segundo trimestre de 2021.

Eletrizante 

O Mustang Mach-E tem três modos de direção – Whisper (Sussurro), Engage (Engajado) e Unbridled (Desenfreado”). Cada modo traz uma diferente dinâmica. 

Seus recursos permitem personalizar as respostas do veículo, como controles de direção mais esportivos, iluminação ambiente e sons ajustados para uma experiência elétrica autêntica, além de animações no painel que acompanham o estilo de dirigir do motorista.

O veículo terá como opção um inédito sistema de tração nas quatro rodas (eAWD) que pode distribuir o torque nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente, proporcionando aceleração impressionante e uma condução mais refinada.

O sistema foi rigorosamente testado para aumentar o controle em condições escorregadias, em terreno molhado e na neve.

O Mustang Mach-E é o primeiro veículo de série tunado pela equipe da Ford Performance usando o simulador de corrida da marca na Carolina do Norte, EUA.

“O Mach-E cria uma experiência de direção única, seja sentindo todo o seu desempenho ou procurando a atmosfera tranquila de um veículo elétrico”, diz Ted Cannis, diretor da Linha de Produtos Enterprise e Eletrificação Global da Ford. 

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Tecnologia 

O Mustang Mach-E marca a estreia da central multimídia SYNC de nova geração da Ford, que traz uma interface elegante e moderna, que usa o aprendizado de máquina para conhecer rapidamente as preferências do motorista e receber atualizações sem fio.

O novo SYNC tem tela de 15,5 polegadas e uma interface simples que substitui os menus complicados, controlada por toque como os smartphones.

“O SYNC de nova geração começa a se adaptar a você assim que você começa a usá-lo, aprendendo rapidamente as suas preferências e fazendo sugestões personalizadas”, diz Darren Palmer, diretor global de Veículos Elétricos da Ford.

“Pode sugerir ir para a academia caso aprenda que segunda-feira é dia de treinar. Ou ligar para casa se a pessoa fizer isso todos os dias depois do trabalho. É um assistente conectado na nuvem, com interface intuitiva e pronta para o futuro graças às atualizações rápidas sem fio”, completa Palmer.

Assim como o SYNC de nova geração, o Mach-E é capaz de receber atualizações sem fio para melhorar o desempenho do veículo ou mesmo adicionar recursos totalmente novos. 

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Novo olhar

Usando a nova arquitetura elétrica da Ford, com baterias instaladas na parte inferior do veículo, os engenheiros e designers criaram um SUV fiel ao Mustang e que otimiza o espaço para cinco passageiros e bagagem. 

“Graças aos avanços na tecnologia de baterias, o Mustang Mach-E é o tipo de carro que empolga as pessoas ao dirigir, com uma silhueta esportiva e incrível, raramente vista em SUVs”, diz Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa.

O Mach-E é instantaneamente reconhecido como um Mustang, graças a elementos de assinatura como o capô longo e poderoso, o design da traseira, os faróis agressivos e as lanternas traseiras de três barras. 

O design inteligente cria um espaço surpreendente no banco traseiro e no porta-malas.

Junto com o novo sistema de propulsão, o Mach-E traz outra surpresa sob o capô: um compartimento de carga com dreno.

Com 136 litros, o compartimento oferece espaço suficiente para acomodar uma mala de mão. E, por ter um dreno, pode ser usado para transportar gelo e manter as bebidas favoritas geladas. 

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Por dentro  

Para aproveitar o espaço extra liberado pela eletrificação os designers da Ford trabalharam para entender como as pessoas preferem usar o interior do veículo. 

O SUV foi projetado para acomodar confortavelmente cinco adultos. 

O porta-malas traseiro do Mach-E tem 821 litros. Com o banco traseiro rebaixado chega a 1.687 litros. 

Em toda a cabine, o design do Mach-E funde modernidade e elegância com funcionalidade inteligente. Os alto-falantes premium da Bang & Olufsen, opcionais, são integrados ao painel, flutuando sobre as saídas de ar como uma barra de som. 

O apoio de braço flutuante e articulado abriga também um compartimento para bolsa ou carteira. 

Elementos de design tradicionais do Mustang, como o painel de duplo domo, também estão presentes no interior. 

O teto solar panorâmico de vidro fixo, opcional, tem um revestimento especial no vidro com proteção contra raios infravermelhos. Isso ajuda a manter o interior mais fresco no verão e mais quente no inverno. 

Uma camada interna no vidro também ajuda a proteger contra raios UV.

Entrar e dar partida no veículo também é fácil com a tecnologia “Phone as a Key” (“Telefone como Chave”) que estreia na linha Ford com o Mustang Mach-E. 

Por meio do Bluetooth, o veículo detecta o smartphone do motorista quando ele se aproxima e destrava o Mach-E, permitindo que ele comece a dirigir sem precisar tirar o celular do bolso ou usar a chave. 

Há também um código de segurança que pode ser inserido na tela do veículo se a bateria do telefone acabar. 

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Recarga

O Mustang Mach-E será oferecido com a opção de duas baterias de íons de lítio: uma com autonomia padrão (bateria de 75,7 kWh de 288 células) e outra com autonomia estendida (bateria de 98,8 kWh de 376 células), esta com capacidade de pelo menos 480 km no padrão EPA, com tração traseira.

A bateria do Mach-E foi projetada para facilitar a fabricação e fica instalada no piso entre os dois eixos do veículo. 

Testada em temperaturas extremas de 40°C negativos, a bateria fica alojada em um compartimento à prova d’água e protegido para absorção de impactos. 

A bateria conta também com um sistema de arrefecimento por líquido para otimizar o desempenho em condições climáticas extremas e melhorar os tempos de recarga. 

Os usuários típicos de veículos elétricos realizam 80% da recarga em casa e para isso a Ford oferece uma estação de recarga, a Ford Connected Charging, que adiciona em média 51 km de autonomia por hora de carregamento em uma tomada de 240 V, usando uma bateria de alcance estendido e tração traseira.

O carregador móvel Ford, incluído no veículo, adiciona em média 35 km de autonomia por hora de carregamento em uma tomada de 240 V.

O sistema de navegação do veículo permite localizar estações públicas de recarga em viagens e indica os pontos mais convenientes para que o motorista não precise se preocupar com a autonomia.

Usando uma estação de carga rápida em corrente contínua de 150 kW, o Mustang Mach-E com bateria de autonomia estendida e tração traseira pode ganhar uma autonomia de cerca de 75 km em 10 minutos.

Usando uma estação de carga rápida em corrente contínua de 150 kW, o Mustang Mach-E com bateria de autonomia estendida e tração traseira pode ganhar uma autonomia de cerca de 75 km em 10 minutos.

O Mustang Mach-E com autonomia padrão pode atingir até 80% da carga em cerca de 38 minutos usando uma estação de carga rápida. 

Mustang Mach-E

Preço

O Mustang Mach-E chega ao mercado norte-americano e europeu no final de 2020, com preços a partir de US$ 52 mil dólares, algo em torno de R$ 220 mil.