Kardian é o novo SUV compacto da Renault

Renault Kardian

A Renault fez a apresentação mundial nesta quarta, dia 25, do Novo Kardian, que marca a fase de renovação da marca, chamada de Renaulution. Este SUV compacto estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa.

O Kardian será lançado oficialmente em março de 2024, por isso, o preço não foi divulgado. Será posicionado acima do Sandero Stepway, concorrendo com Fiat Pulse e VW Nivus. Ou seja, seu preço deve partir dos R$100 mil.

O Novo Renault Kardian é um SUV compacto e urbano do segmento B. Recebem destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”. O Novo Renault Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.

No lançamento, o Novo Kardian será equipado com motor 1.0 turbo Flexfuel de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.

A Renault vai iniciar a produção do Novo Kardian na planta de Curitiba (Brasil), em janeiro de 2024. Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca (SOMACA), no Marrocos.

“Com o Renault Brand International Game Plan 2027, temos a ambição de transformar a marca Renault em todo o mundo e assumimos o firme compromisso de criar valor para os nossos clientes. O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”, explica Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.

O Novo Renault Kardian será comercializado desde o lançamento no Brasil com um novo motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que entrega 125 cv (92 kW) para um torque de 220 Nm. Ele será associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC. Conta também com sistema Stop & Start.

Kardian traz mudanças

Primeiro veículo a exibir a nova identidade de marca da Renault fora da Europa, o Novo Renault Kardian ostenta um look de SUV com uma silhueta robusta, complementada por linhas mais fluidas.

Suas proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 metros oferecem ao Novo Kardian uma silhueta compacta.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Novo Renault Kardian está posicionado no segmento B.

Estas dimensões fazem dele um modelo para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

Esta distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros.

O volume do porta-malas do Novo Renault Kardian é de 410 litros. No total, o Novo Renault Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil.

O Renault Kardian será comercializado a partir do lançamento na América do Sul em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, cuja potência é equilibrada pelo teto preto em dois tons.

Tecnologia do Kardian

O Novo Renault Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando.

Outro importante elemento do design interno do Novo Renault Kardian é o freio de estacionamento elétrico, que beneficia o aproveitamento do espaço entre o condutor e o passageiro.

O console mais alto do Renault Kardian confere um visual de SUV à cabine do modelo. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio.

No total, o Novo Renault Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil.

Painel de instrumentos digital

Conta com painel de instrumentos digital de 7 polegadas. A interface apresenta todas as informações sobre a condução. A central multimídia oferece oito opções de cores para o fundo da tela.

Outro diferencial tecnológico do Renault Kardian é a tela multimídia de 8 polegadas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio.

Esta tela também oferece acesso às regulagens do sistema MULTI-SENSE. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense.

Tecnologias

O novo SUV da Renault conta com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), dois deles inéditos no segmento B no Brasil.

Além dos 6 airbags e a estrutura da carroceria reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de uma colisão, tem alerta de ponto cego – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.

O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo.

A câmera multivisão é mais um equipamento inédito neste segmento no Brasil. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.

Tem ainda cruise control adaptativo (ACC); Alerta de distância segura; Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência; assistente de partida em rampa e limitador de velocidade

Primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular do Renault Group

A Renault é a marca francesa número 1 no mundo, com foco em quatro polos industriais e comerciais: América Latina, Norte da África – Turquia, Índia e Coreia do Sul.

Para estes mercados, o Renault Group desenvolveu uma plataforma modular única que serve de base para o desenvolvimento e produção de veículos “à la carte”. No futuro, ela permitirá o desenvolvimento de sete veículos globais, que serão produzidos em quatro regiões industriais do grupo: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia.

A flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes, com comprimentos de veículos entre 4 e 5 metros, 4 opções de entre eixos (de 2,60m a 3m) e três comprimentos para o módulo traseiro.

Junto com o Kardian, a marca Renault apresentou seu “International Game Plan 2027”, em linha com o plano estratégico Renaulution. Até 2027, a Renault vai investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco veículos nos segmentos C e D, para posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor.

A Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.

O Novo Renault Kardian é o primeiro veículo – e também o veículo mais compacto – a se beneficiar desta nova plataforma modular.

Para compreender as várias possibilidades de veículos baseados nesta nova plataforma do Renault Group, basta olhar o Novo Kardian, um SUV compacto do segmento B, ao lado do Niagara Concept, uma picape equipada com a nova tecnologia de motorização E‑Tech híbrida 4×4.

Niagara Concept

Esta plataforma vai contar com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo.

A plataforma CMA – Compact Modular Architecture – faz parte da parceria firmada entre o Renault Group e o Geely Holding Group, em 2022.

Esta plataforma vai servir de base aos veículos topo de linha dos segmentos D e E, nas versões versão 4×2 e 4×4, comercializados principalmente com motorizações híbridas. Estes veículos serão desenvolvidos pelo centro de engenharia de Seul e serão produzidos na fábrica de Busan.

O primeiro veículo da Renault Korea Motors desenvolvido com base nesta plataforma será apresentado no fim do primeiro semestre de 2024.

O Niagara Concept antecipa os futuros modelos de produção em série que serão lançados nos mercados internacionais da Renault até 2027.