Fiat Strada celebra 25 anos com edição limitada

Fiat Strada Edizione 25

Picape foi lançada em 24 de outubro de 1998 e desde então teve pouco mais de 2 milhões de unidades produzidas. Edição comemorativa terá 1025 unidades comercializadas

Em 24 de outubro de 1998 a Fiat apresentava para o mercado brasileiro a picape compacta Strada. Depois de 25 anos, são mais de 2 milhões de unidades produzidas.

A Fiat Strada é a única picape a chegar ao topo do mercado nacional. É o carro mais vendido do Brasil desde 2021. Para se ter ideia do tamanho do sucesso, somente entre janeiro e setembro deste ano já foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo.

A ótima aceitação da picape segue além das fronteiras nacionais. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada é também um dos veículos mais vendidos da América Latina.

“A Fiat Strada é um divisor de águas no segmento de picapes. Se tornou símbolo de força, durabilidade e versatilidade. Estar há 25 anos no mercado não é para qualquer um. É um verdadeiro case de sucesso da indústria automotiva nacional e da Fiat”, disse Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

“Ressaltando que a Nova Fiat Strada, lançada em 2020, elevou o modelo a outro patamar, com um volume de vendas duas vezes maior que a geração anterior. Com quatro portas e cinco lugares, conquistou, inclusive, clientes do segmento de veículos de passageiros. Por isso, há quase três anos é o veículo mais vendido do Brasil”, continuou o executivo.

Pioneirismo

Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim – MG, a picape foi pioneira na introdução da cabine estendida em 1999, da cabine dupla em 2009 e da terceira porta em 2013.

Em 2020 foi completamente renovada, passando a oferecer quatro portas e cinco lugares. No ano seguinte, a Fiat Strada inovou novamente ao se tornar a primeira de seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT.

Em agosto deste ano o modelo apresentou mais novidades. A Fiat Strada ganhou mais potência e torque com o motor Turbo 200 Flex (130 cv com etanol e 125 cv com gasolina), que vai de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. Com o novo motor, a Fiat Strada é a primeira picape compacta turbo flex do mundo.

Com mudanças no design, a Fiat Strada ganhou também uma nova versão: a Ultra. Topo de linha do modelo, junto com a Ranch, a nova versão se destaca pela exclusividade, esportividade e ampla lista de equipamentos.

Edizione 25 

Para celebrar os 25 anos da Strada, a Fiat apresentou com o MY24 uma edição especial. Exclusiva, a Edizione 25 tem 1.025 unidades disponíveis e conta com todos os recursos da versão Ultra. É disponível na cor Cinza Strato com teto em preto e traz adesivo lateral da série próximo à lanterna traseira.

Para complementar o estilo sofisticado, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, conferindo uma aparência esportiva ao veículo.

Os bancos dianteiros da Fiat Strada Edizione 25 são detalhados com o bordado Ultra em vermelho. Além disso, o modelo vai trazer uma placa numerada de 0001 a 1.025, posicionada abaixo da multimídia.

As soleiras são personalizadas com a descrição da série. Adicionalmente, conta com pedaleiras esportivas, Fiat Box (caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que proporcionam proteção extra.

Ações comemorativas

Além da série Edizione 25, a Fiat está preparando diversas outras ações para celebrar os 25 anos da Fiat Strada, como o lançamento de vídeos no perfil da marca no Instagram (um sobre a versão Ultra e outro com a evolução histórica do modelo).

Linha do tempo – 25 anos da Fiat Strada

1998
A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).

1999
É lançada a versão com cabine estendida, inédita no segmento.

2000
A Fiat Strada vira líder de mercado pela primeira vez em sua categoria.

2001
É lançada a série especial MTV.

2002
A Fiat Strada passa pela primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.

2004
O modelo passa por sua segunda reestilização, apresentando novo interior, nova carroceria e novos conteúdos.

2006
É lançada a série especial Try on Adventure.

2007
É lançada a série Original Adventure.

2008
A Fiat Strada passa pela terceira reestilização. O modelo ganha aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que passa a trazer o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.

2009
O motor Fire 1.4 é melhorado e passa a ter 85/86 cv. Além disso, a Fiat apresenta a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.

2010
Motor Etorq 1.8 16v substitui o 1.8 8v.

2011
A Adventure Cabine Dupla passa a contar com a versão com câmbio automatizado Dualogic.

2012
A picape passa pela quarta reestilização. Ganha novo desenho frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. A versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla é disponibilizada em todas as versões.

2013
É lançada a série especial Mangalarga Marchador. A parte traseira é reestilizada, com novas lanternas e caçamba mais alta. Além disso, a Fiat volta a inovar com a terceira porta na cabine dupla.

2014
Linha 2015 passa a contar com o pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.

2014
A Fiat Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil. 

2015
A Série Adventure Extreme chega com central multimídia.

2016
São lançadas novas versões: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla). 

2018
A Fiat apresenta a versão Freedom 1.4 Cabine Dupla para a linha 2019.

2020
É lançada a nova geração da Fiat Strada.

2021
A Fiat Strada ganha câmbio do tipo CVT e se torna a primeira com transmissão automática da categoria no país.

2023
A Fiat Strada ganha a versão Ultra e torna-se a primeira picape compacta turbo flex do mundo.