Ford apresenta o Ka Concept

hi-mundim-Kaconcept01No dia 3 de fevereiro, a Ford apresentou o Ka Concept 4-Portas, um novo veículo para o segmento de carros compactos. Veículo global, ele foi revelado para a imprensa no Brasil em um evento simultâneo com a Índia, como parte da exibição prévia do Salão de Nova Déli, onde será uma das principais atrações.

O Ka Concept 4-Portas tem como objetivo oferecer uma proposta inovadora no segmento de sedãs no mundo. “O Ka Concept 4-Portas é um carro compacto que, além de prático e acessível, oferece design atraente, tecnologia avançada, economia de combustível, segurança, qualidade e atributos inovadores para completar a nossa linha no segmento mais importante do mercado”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.

Segundo ele, o modelo faz parte da maior renovação já feita na linha de produtos da marca no Brasil, ao lado de outros veículos como Nova Ranger, Novo Fusion, Novo EcoSport, New Fiesta e Novo Focus. “A Ford estabeleceu como meta ter sua linha no Brasil 100% formada por veículos globais em 2015 e vamos atingir esse objetivo já em 2014. O conceito exibido hoje faz parte desse plano”, destaca.

Assim como o EcoSport e o Ka Concept 5-Portas – versão hatch do modelo apresentada em dezembro no Brasil por Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford -, o novo carro é um projeto global desenvolvido sob a liderança do Brasil. “O Ka Concept 4-Portas é mais um exemplo da capacidade do design e da engenharia brasileira e resultado dos grandes investimentos que temos feito no País para montar uma estrutura robusta de desenvolvimento do produto e manufatura. Ele reforça o papel do País como um centro mundial de criação de veículos compactos”, continua Armstrong.

hi-mundim-KaconceptMercado global

O segmento de carros compactos representa 60% da indústria no Brasil e também é o que reúne o maior número de competidores. Os compactos de 4 portas, considerados isoladamente, representam 20% de todo o mercado. A categoria também vem crescendo em outras importantes regiões do mundo. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, os veículos compactos deverão responder por um terço das vendas da Ford até meados da década.

“O Ka Concept 4-Portas, junto com o modelo de 5 portas, vai colocar a Ford em uma posição estratégica para atender à crescente demanda nesse segmento no Brasil e outros importantes mercados com um produto inédito”, completa Steven Armstrong.

Os conceitos apresentados no Brasil e na Índia têm algumas diferenças. O modelo indiano é um pouco mais curto, dentro da estratégia da marca de atender as preferências dos consumidores de cada mercado com o projeto global.